4 jul - 2019 • 09:00 > 18:30
Evento presencial em Fecomércio RJ, Rio de Janeiro - RJ
As vagas para o seminário esgotaram. Você pode ainda assistir a transmissão ao vivo em: facebook.com/sistemacnc ou youtube.com/tvcnconline
O Turismo Social visa a igualdade de
oportunidades, o desenvolvimento das comunidades locais, a solidariedade e o
exercício da cidadania na perspectiva da inclusão, segundo definição
do Ministério do Turismo brasileiro. O seminário vai promover o debate em
prol do Turismo Social com objetivo de gerar políticas públicas que incentivem
ações e propostas voltadas ao crescimento deste segmento, favorecendo o
ambiente de negócios, os empreendimentos sociais e valorizando a prática do
Turismo para todas as camadas da sociedade. O seminário é uma realização da CNC e
do Sesc com apoio da Fecomércio-RJ, da Associação Brasileira de Turismo Social
(Abrastur) e da Organização Internacional de Turismo Social (OITS).
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
8h às 9h RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO
9 às 9h30 ABERTURA E BOAS-VINDAS
9h30 às 9h40 INTRODUÇÃO AO SEMINÁRIO
9h40 às 10h25 – Conferência de abertura – Turismo social e responsável na sociedade contemporânea
A conferência de abertura terá o propósito de apresentar a evolução do Turismo Social e Responsável em uma perspectiva global, com especial atenção para a América Latina. Qual é o papel do Turismo Social e Responsável na sociedade contemporânea? Quais oportunidades de negócios surgem a partir destas análises? Quais são as diferenças entre a perspectiva da oferta e da demanda para o turismo social? Prof. Sergio Rodriguez: Presidente Organização Internacional de Turismo Social (OITS Americas)
10h30 às 11h35 – 1º Painel – Os desafios e oportunidades da questão
sazonal para a hotelaria brasileira
A hospedagem exerce papel fundamental na cadeia produtiva do turismo. A sazonalidade do setor é uma realidade que precisa ser administrada e abre um leque de oportunidades para negócios sociais. O 1º painel do dia traz uma abordagem sobre os desafios de manter o percentual de ocupação hoteleira na baixa temporada.
Mediador: Alexandre Sampaio (Cetur/CNC)
• Turismo Social e Turismo Interno - Milton Zuanazzi (ABRASTUR)
• Sazonalidade na Hotelaria – Como driblar a baixa temporada - Geraldo Linzmeyer (CHA - Cadeia de Hotéis Associados)
• Turismo Social e a atuação do Sesc Rio Grande do Sul - Maria Helena (gerente de Turismo e Hotelaria doSesc RS)
11h40 às 12h45 – 2º Painel – Segmentação: uma oportunidade
para negócios de impacto social
A segmentação do mercado já está consolidada como uma estratégia para que as organizações obtenham vantagens competitivas. Essa mesma estratégia pode, também, gerar oportunidades de negócios que tragam benefícios à sociedade?
Mediadora: Germana Magalhães (Sebrae)
• Vai Voando - Luiz Andreaza (Diretor)
• Viajar Verde – Turismo Sustentável - Ana Cecília Duek (Diretora)
• Desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade no mercado de turismo e lazer - Monica Samia (Diretora Executiva da BRAZTOA)
12h45 às 14h30 – INTERVALO PARA ALMOÇO
14h30 às 14h45 – CASE – SESC UMA HISTÓRIA DE INCLUSÃO SOCIAL
14h50 às 15h35 – Boas práticas em Turismo Social
O programa de turismo social do Chile é considerado case de sucesso por equilibrar as necessidades da demanda e da oferta, com integração entre os setores público e privado.
Francisca Retamal: Departamento de Turismo Social da SERNATUR - Serviço Nacional de Turismo do Chile
15h40 às 16h – PING PONG - Francisca Retamal (Chile) X Bernardo Cheibub (UFF)
16h às 17h05 – 3º Painel – Desafios e propostas para uma
política pública de turismo social no Brasil
O Brasil é, reconhecidamente, um país com potencial para fazer da atividade turística, em especial o turismo doméstico, um dos pilares do fortalecimento da sua economia. No entanto, uma parcela grande da sociedade brasileira não viaja regularmente, nem mesmo em férias, por motivos diversos. A partir destas premissas, o painel propõe uma discussão sobre políticas públicas de turismo social no Brasil, buscando responder quais são os desafios para criação e implantação de programas desta natureza no país.
Mediador: Carlos Lopes (COOBRASTUR)
• Turismo responsável no contexto do Plano Nacional do Turismo - Oziris Marques (UFF)
• Políticas Públicas de Turismo Social no Brasil: Realidade brasileira - Mariana Aldrigui (USP)
• Diretrizes para o desenvolvimento do Turismo Social no Brasil - Ministério do Turismo
17h05 às 17h20 – CAFÉ & NETWORKING
17h20 às 18h05 – Conferência de encerramento – Turismo social
e responsável: desafios e expectativas para a realidade brasileira
Desafios e expectativas para criação e implementação de políticas e iniciativas de turismo social e responsável no Brasil, a partir de uma vivência em contextos internacionais. Márcio Favilla - Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT)
18h10 às 18h30 – ENCERRAMENTO (AUTORIDADES)
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é uma entidade sindical que representa os direitos e interesses dos quase cinco milhões de empreendedores do comércio brasileiro.