O evento já encerrou...
Transtorno de Personalidade Narcisista e o Tratamento da Terapia do Esquema
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Transtorno de Personalidade Narcisista e o Tratamento da Terapia do Esquema

29 ago - 2020 • 09:00 > 12:00

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

Minicurso

Transtorno de Personalidade Narcisista e o Tratamento da Terapia do Esquema

Com Ricardo Wainer 

Mediador Leonardo Mendes Wainer


29/agosto, sábado, 9h às 12h.

Evento on-line | via Zoom | Check-in pelo Sympla*

Inscrições: exclusivamente pelo Sympla (encerradas 30 min. antes do horário do evento)

Sócios SPRGS - isentos: contate a secretaria para fazer a inscrição 

Atendimento on-line da secretaria: [email protected] ou whatsapp 51-99527-3920 (em horário comercial)


Válido como horas complementares

Carga horária total: 3 horas

Eixo Temático: Psicologia Clínica- Terapias Cognitivo-Comportamentais


Veja abaixo o vídeo com o convite de Ricardo Wainer, ou clique aqui para abrir no Facebook 

Resumo: 

O transtorno de personalidade narcisista apresenta severas repercussões nas vidas destes indivíduos, os quais apresentam padrões globais de arrogância e auto engrandecimento, com perdas significativas na qualidade dos relacionamentos interpessoais devido aos déficits na sua empatia. A Terapia do Esquema é uma abordagem psicoterapêutica empiricamente validade para esta psicopatologia e diversas outras.

Conteúdo a ser desenvolvido:

  • Bases teóricas Da Terapia do Esquema
  • Conceitualização Teórica do Transtorno de Personalidade Narcisista dentro da Terapia do Esquema
  • Princípios e Técnicas da Terapia do Esquema para o Narcisismo


A Terapia do Esquema foi desenvolvida como um avanço da Terapia Cognitivo-Comportamental tradicional de Aaron Beck (Young, Klosko & Weishaar, 2008). A Terapia Cognitivo-Comportamental clássica se mostrava pouco eficaz e limitada metodologicamente no tratamento de psicopatologias da personalidade e em casos crônicos (Cazassa & Oliveira, 2008). E, assim a Terapia do Esquema foi desenvolvida para preencher essa demanda (Wainer et al., 2016). A Terapia do Esquema, um modelo avançado de Terapia Cognitivo-Comportamental, é integrativa em suas bases epistemológicas utilizando-se de conhecimentos da Teoria do Apego (Bowlby, 1979), da Psicanálise, da Gestalt, do modelo das relações objetais e em dados sobre os efeitos do estresse precoce sobre o desenvolvimento humano (Edwards & Arntz, 2012).

Atualmente, a Terapia do Esquema é uma abordagem psicoterapêutica empiricamente validada para diversas psicopatologias da personalidade (Arntz, 2012, Ball, 2007; Bernstein et al., 2012; Kellogg &Young, 2006), transtornos refratários e crônicos - uso de substâncias, transtornos alimentares e conflitos em relacionamentos amorosos (Ball et al., 2005; Carter et al., 2013; Cockram, Drummond & Lee, 2010; Simpson et al., 2010; Wainer et al., 2016). Ainda, a Terapia do Esquema tem sido importante no entendimento da relação entre as vivências infantis e o desenvolvimento da personalidade, em especial com as possíveis disfunções e psicopatologias associadas (Wainer, 2014).  

No Transtorno de Personalidade Narcisista os pacientes comumente funcionam de maneira auto engrandecedora para evitar a conexão emocional com sentimentos aversivos e com seus pensamentos e crenças negativas. O ambiente da infância e da adolescência desses indivíduos é marcado normalmente por manipulações, solidão, isolamento, falta ou limites insuficientes, histórico de vitimização e aprovação condicional. Isso gera, consequentemente, uma maneira de se relacionar com o mundo onde o indivíduo se sente mal quando só, e é agressivo e subjuga outros quando em grupo. O papel do terapeuta do esquema no tratamento dessa patologia, em especial, na relação terapêutica tem o papel de suprimento dessas faltas que o paciente teve, o ambiente terapêutico é validador e reforça a vulnerabilidade quando exposta pelo paciente, também impondo certos limites e apresentando um afeto regular (não instável) (Young, Klosko & Weishaar, 2008).

Segundo Behary (2013), o modelo da terapêutico no narcisismo fala do estabelecimento de uma delimitação de setting. No sentindo em que, para suprir essas necessidades emocionais básicas, é preciso o estabelecimento de fronteiras, reciprocidade e responsabilidade da díade terapêutica. Isso gera um ambiente de tolerância à frustração, que é novidade para muitos sujeitos dessa população. Ainda, implicando o estabelecimento de um contrato terapêutico onde o paciente não se sinta agredido, mas que delimite limites realistas (Behary 2012; Behary, 2013; Young, Klosko & Weishaar, 2008).


Ricardo Wainer: Psicólogo, Doutor em Psicologia (PUCRS - 2002), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS - 1997), Terapeuta do Esquema, com treinamento avançado (New Jersey/New York Schema Institute – 2011), Supervisor credenciado em Terapia do Esquema (International Society of Schema Therapy – 2013), Professor Titular da Faculdade de Psicologia da PUCRS.

Diretor da Wainer Psicologia Cognitiva, Sócio Fundador da Federação Brasileira de Psicoterapias Cognitivas (FBTC), Sócio Fundador e 1º Presidente (biênio 2010-2012) da Associação Gaúcha de Terapias Cognitivas (ATC-RS), Fundador e Presidente (atual) da Associação Brasileira de Terapia do Esquema (ABTE).

Leonardo Mendes WainerPsicólogo, Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais (Wainer Psicologia Cognitiva), Terapeuta do Esquema (NYC/ New Jersey Institute of Schema Therapy), Mestrando em Psicologia Clínica (PUCRS).

Coordenador do Comitê de Terapias Cognitivo-Comportamentais da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, 2º Secretário da Associação Brasileira de Terapia do Esquema (ABTE).



    

Referências básicas:

  • Referências Básicas:
  • Wainer, R et al. (2016). Terapia Cognitiva Focada em Esquemas. Brasil: Artmed.
  • Young, J.E., Klosko, J.S. & Weishaar, M.E. (2008). Terapia do Esquema: Guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras. Brasil: Artmed.
  • Van Vreeswijk, M., Broersen, J & Nadort, M. (2012). The Wiley-Blackwell Handbook of Schema Therapy: Theory, Research, and Practice. Inglaterra: John Wiley & Sons, Ltd.
  • Behary, W. T., & Dieckmann, E. (2013). Schema therapy for pathological narcissism: The art of adaptive reparenting. Understanding and treating pathological narcissism, 285-300.

Referências Complementares:

  • Andriola, A. (2016). Estratégias Terapêuticas: reparentalização limitada e confrontação empática. In Wainer et al (Eds), Terapia Cognitiva Focada em Esquemas: Integração em Psicoterapia  (pp. 67-84). Brasil: Artmed.
  • Behary, W. (2012). Schema Therapy for Narcissism- A Case Study. In Van vreeswijk, M, Broersen, J & Nadort, M (Eds), The Wiley-Blackwell Handbook of Schema Therapy: Theory, Research, and Practice (pp. 81-90). Inglaterra: John Wiley & Sons, Ltd.
  • Edwards, D., & Arntz, A. (2012). Schema therapy in historical perspective. The Wiley-Blackwell handbook of schema therapy: Theory, research, and practice, 3-26.



*15 minutos antes do início do curso você deve fazer check-in na sala através do Sympla.

O link da transmissão fica disponível através do sistema do Sympla: 

é só fazer login na sua conta Sympla com O MESMO E-MAIL QUE USOU PARA FAZER A INSCRIÇÃO, clicar em “Meus Ingressos”, ir até o ingresso do evento e clicar em “Acessar transmissão”. Lembrando, você poderá acessar 15 minutos antes do evento começar.

Se você não tem 'conta' no Sympla, é rápido e fácil fazer:

entre em www.sympla.com.br, clique em 'Criar conta' (no alto, à direita), e preencha os campos USANDO O MESMO E-MAIL QUE USOU PARA FAZER A INSCRIÇÃO no evento (além disso, são apenas mais 3 campos). O Sympla enviará um email para você, para fazer a 'Ativação de conta'. Basta abrir este email, e clicar no botão.

Você também pode usar o aplicativo Sympla, disponível nas versões iOS e Android.

Você deverá ter o aplicativo Zoom instalado, ou faça a instalação através do link disponível no Sympla ou na sua loja de aplicativos.



Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Transtorno de Personalidade Narcisista e o Tratamento da Terapia do Esquema

Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS) há 60 anos representa psicólogos e estudantes de Psicologia e promove o intercâmbio com a comunidade, profissionais e instituições, com oportunidades de estudos e aperfeiçoamento em comitês, cursos, palestras, jornadas, mostras científicas, prêmios e atividades culturais. Uma entidade civil, de utilidade pública, sem fins lucrativos, trabalhando para o desenvolvimento da psicologia e da coletividade.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.