App Sympla
Baixe agora

TI Talks Unifacs

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

TI Talks Unifacs

Universidade Salvador (Unifacs), Campus Profe - Salvador, BA
29 de novembro de 2017, 19h30-22h30

Ingressos

Palestras
Grátis
Vendas até 29/11/2017
Encerrado

Descrição do evento

Mergulhando no Serverless com Fn Project

Arquitetura serverless é um dos tópicos mais falados no mundo de software atualmente, comparado à containers, microservices e cloud. Plataformas serverless permitem aos desenvolvedores distribuir e gerenciar blocos de código que exerçam uma funcionalidade única, onde o usuário é cobrado por chamada e normalmente baseado no total de recursos consumidos. Este modelo muda radicalmente como as aplicações são organizadas, distribuídas e cobradas, e está quebrando paradigmas no mundo ainda em evolução da computação em nuvem.
Nesta palestra você aprenderá sobre a plataforma Fn, uma nova abordagem baseada em containers que fornece uma solução simples, portável e poliglota para o desenvolvimento de aplicações. Tudo para que você possa criar código cada vez mais especializado, e se preocupar cada vez menos com o ambiente em que ele vai rodar.

Mini bio:
Elder Moraes ajuda desenvolvedores server side a construir e entregar aplicações seguras, rápidas e disponíveis, para que assim possam trabalhar nos melhores projetos do mercado. Apaixonado por Java EE, cloud e arquitetura de sistemas, ele compartilha suas experiências através de conteúdo online e eventos internacionais como JavaOne, The Developers Conference, Oracle Code e Campus Party.
Desenvolvedor desde 1999, já atuou nos mais diversos mercados e projetos, desde logística até finanças, passando por sistemas jurídicos e de recursos humanos.      

Turbinando Java EE com persistência poliglota: Com o nascimento do Java EE 6, houve uma grande reviravolta no mundo Java EE. Um dos recursos mais marcantes com esse lançamento, certamente, foi o CDI. A injeção de dependência, além da extensão elevou as aplicações Java EE para um novo patamar e com lançamento do Java EE 7 e as promessas do CDI 2.0, com o Java EE 8, ficará ainda melhor! Porém, uma das grandes lacunas no mundo Java EE são as integrações com os bancos não relacionais. Tendo que, muitas vezes, realizar toda a programação e integração manualmente. Recém-lançado, o projeto JNoSQL, da Eclipse Foundation, visa a comunicação e integração da aplicação Java com os bancos NoSQL.

Mini-bio: Otávio Santana is a developer and enthusiast of open source. He is an evangelist and practitioner of agile philosophy and polyglot development in Brazil. Santana is a JUG leader of JavaBahia and SouJava, and a strong supporter of Java communities in Brazil, where he also leads the BrasilJUGs initiative to incorporate Brazilian JUGs into joint activities. He is a cocreator and is also responsible for the Linguagil Group, merger of Java, Ruby, Python, and Agile groups that promotes agility across language-focused communities.

Sobre o produtor

Local

Universidade Salvador (Unifacs), Campus Profe
Avenida Luis Viana Filho, 3146, Unifacs , Imbui
Salvador, BA

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.