App Sympla
Baixe agora

Terça Técnica: "Geomecânica como Ferramenta de Suporte à Decisão em E&P”

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Terça Técnica: "Geomecânica como Ferramenta de Suporte à Decisão em E&P”

Alumni COPPEAD - Rio de Janeiro, RJ
15 de janeiro de 2019, 18h-20h

Ingressos

Membros SPE
Grátis
Vendas até 15/01/2019
Encerrado
Não membros
R$ 30,00  (+ R$ 3,00 taxa)
Pague em até 12x
Vendas até 15/01/2019
Encerrado

Descrição do evento

Prezados membros da SPE e colegas da indústria de E&P,

A Sociedade de Engenheiros de Petróleo, Seção Brasil, realizará em 15/01, às 18:00h, no espaço Alumni COPPEAD mais uma edição da TERÇA TÉCNICA, que é um programa de palestras mensais com o objetivo de disseminar conhecimento e permitir a troca de experiências entre colegas de operadoras, academia e fornecedores de bens e serviços.

Nesta TERÇA TÉCNICA será abordado o tema: "Geomecânica como Ferramenta de Suporte à Decisão em E&P” com o   Dr. Francisco Henriques Ferreira  (CENPES)

 

Abstract:

Nas últimas décadas a Geomecânica vem aumentado sua importância na indústria do petróleo, quer seja na otimização na produção e/ou perfuração de poços ou na previsão de incidentes que possam comprometer as facilidades de produção ou, em casos extremos, causar problemas ambientais associados a exsudação de hidrocarbonetos.

Uma análise geomecânica é um dos casos de análise estrutural em engenharia. Assim, o conhecimento de tensões atuantes, propriedades mecânicas de rochas e geometria de superície - com a descrição de acamamentos e descontinuidades - é necessário para que este tipo de análise possa ser realizado. Na indústria do petróleo está consagrado o acrônimo MEM – Mechanical Earth Model – para descrever este conjunto de dados (tensão, propriedades mecânicas e geometria) para um domínio que englobe a rocha reservatório, bem como rochas adjacentes. A montagem de um MEM é uma atividade multidisciplinar que deve envolver geólogos, geofísicos e engenheiros de petróleo.

Os MEM’s podem ser 3D (Reservoir-centric Mechanical Earth Model) ou 1D (wellbore-centric Mechanical Earth Model). Dependendo do problema estrutural a ser analisado um destes dois tipos de modelos matemáticos é mais indicado. Nesta apresentação serão apresentados métodos para montagem de um MEM, bem como exemplos de análises estruturais que podem ser realizadas após a montagem do modelo. Dentre estas análises podem ser destacadas: i) análise de estabilidade na fase de produção; ii) predição do início do processo de produção de areia; iii) projeto de fraturamento; iv) compactação de reservatório e subsidência da superfície; v) análise de integridade de poço no longo prazo; vi) estabilidade de taludes submarinos; vii) análise de integridadde de rocha capeadora; vii) definição da pressão máxima de injeção de fluidos para recuperação de hidrocarbonetos; etc.

 

Horário 18:00h

Palestra gratuita para membros SPE.

Vagas limitadas. Garanta já a sua!

 

Sobre o produtor

SPE Seção Brasil

Fundada em 1985, a SPE Brasil é resultado da iniciativa de engenheiros brasileiros atuando na área de E&P, em busca de compartilhar conhecimentos e colaborar com desenvolvimento do país.

Com cerca de 2500 membros, a SPE Brasil tem como objetivo coletar, disseminar e trocar conhecimento técnico, além de promover oportunidades para profissionais aprimorarem suas competências técnicas e profissionais com foco nos desafios locais.

Local

Alumni COPPEAD
Rua São José, 70, 2º andar, Centro
Rio de Janeiro, RJ

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.