Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Temporada A Mulher Monstro em Recife

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Temporada A Mulher Monstro em Recife

27 abr - 2024 • 19:00 > 27 abr - 2024 • 19:00

 

Descrição do evento

HAVERÁ FILA DE ESPERA PARA OCUPAÇÃO DE POSSÍVEIS NÃO COMPARECIMENTOS.

A Mulher Monstro, teatro e crítica social em temporada 
no Recife
Espetáculo com José Neto Barbosa acontecerá de 12 a 27 de abril no Teatro Arraial.

A peça da S.E.M. Cia. de Teatro, que trabalha na itinerância entre Recife e Natal, já foi visto por mais de 30 mil pessoas. Há 08 anos em cartaz, já fez apresentações marcantes em diversos palcos de todo o Brasil, obtendo sempre sucesso de público e de crítica.

Agora, cumprirá temporada de seis sessões no Teatro Arraial Ariano Suassuna, de 12 a 27 de abril, sempre nas sextas-feiras e sábados, às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos no site Sympla no valor de R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia entrada. Pessoas trans/travesti podem se cadastrar para adquirir gratuidade.

A obra já foi premiada como Melhor Monólogo do Teatro Nacional pela Academia de Artes no Teatro do Brasil. E também reúne reconhecimentos, como Melhor Ator e Melhor Espetáculo do Festival Internacional Janeiro de Grandes Espetáculos. Foi selecionado para a abertura do Festival Janeiro Brasileiro da Comédia em São José do Rio Preto/SP, passou pelo Festival de Inverno de Garanhuns/PE, Festival de Curitiba/PR (com recorde público no FRINGE), Festival de Guaramiranga/CE, entre outros dos mais importantes do gênero na América Latina. 

A tragicomédia é baseada em declarações lamentáveis, polêmicas e verídicas das redes sociais, de políticos e de figuras públicas. Como Drag Queen, o ator José Neto Barbosa trata a atualidade brasileira expondo violências cotidianas e a personalidade da personagem: uma burguesa cis, falsa religiosa, perseguida pela própria intolerância. Investigando os limites do humor e os questionando na performance, presa numa pequena jaula, há a transformação de um verdadeiro monstro. A dramaturgia é inspirada também na estética da Monga dos parques e circos nordestinos.

Durante todo o espetáculo, como desafio, o ator fica encarcerado num gradeado com menos de 02 metros. Investiga a linguagem Drag Queen, bem como se inspira nas sátiras do Teatro de Revista. O humor é levado aos extremos e questionado em cena. A evolução do espetáculo é genuinamente viva, com adaptações do texto e encenação a cada sessão. Um procedimento de revisões e de colaborações dramatúrgicas por mulheres, PCDs, LGBTs, público e artistas. A partir disso, a peça é passível de modificações e experimentos performáticos, culminando em necessárias interações com a plateia.

Não é indicada para menores de 16 anos, bem como para pessoas com sensibilidade/disfunção sensorial. Pode provocar gatilhos emocionais desagradável. Dura aproximadamente 02 horas e 10 minutos.

A TRAJETÓRIA DO ESPETÁCULO
O espetáculo A Mulher Monstro foi inspirado no conto Creme de Alface de Caio Fernando Abreu, escrito em 1975 durante ditadura militar, mas só lançado em 1994. Está em cartaz desde 2016 e já foi visto em mais de 145 sessões, passou por 30 cidades, em 15 estados das 05 regiões do país, sendo destaque em mais de 50 festivais/mostras.

Ao lado de performances de artistas como Renata Carvalho (SP), Wagner Schwartz (SP), Maikon K. (PR), além das montagens de Caranguejo Overdrive (Aquela Cia de teatro/RJ) e RES PUBLICA 2023 (A Motosserra Perfumada/SP), A Mulher Monstro chegou a protagonizar o filme nacional “Quem Tem Medo?”, que documenta os artistas que se destacaram e sofreram censura. O filme segue em exibição pelo mundo, já passando pelo México, Cuba, França, Brasil e Portugal. Ainda tratando dos enfretamentos e críticas políticas, a peça foi destaque na Revista Llegás de Buenos Aires, com repercussão no México, Colômbia, Equador e Bolívia, acerca dos processos de censura e agressões vividas no Brasil. Chegou a ser considerado, pelo Instituto Casa da Democracia, uma das quatro peças de teatro em disputa pela democracia no país em 2019 (junto a Roda Viva de Chico Buarque/Teatro Oficina Uzyna Uzona, Fim de Felipe Hirsch e Quando Quebra Queima dirigido por Martha Kiss Perone). O Portal Vermelho definiu como um dos mais contundentes e polêmicos espetáculos do país. A obra tem atiçado a curiosidade de acadêmicos e estudiosos, sendo pesquisada através da Universidade de Coimbra/Portugal (com publicação na 50ª RCL/Cambridge Scientific Abstract), e foi objeto de pesquisas e teses em mais de nove universidades do nordeste, sudeste e sul do Brasil. 

SOBRE A S.E.M. CIA. DE TEATRO E O ATOR JOSÉ NETO BARBOSA
A S.E.M. Cia. de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento) não se vê como um grupo convencional de artes cênicas. É uma plataforma composta por profissionais do Recife, com atuação também em Natal. Desde 2012, fizeram ocupações em equipamentos culturais pelo país e proporcionaram ações formativas em cidades do nordeste e do sul, estrearam 02 filmes documentários e 03 espetáculos com circulação nacional: Borderline (2013-2016), Quando A Vela Apaga (2015-2016), e A Mulher Monstro (desde 2016, em circulação). Conta com mais de 20 títulos entre premiações, indicações, menções honrosas e homenagens solenes.
José Neto Barbosa é artista há 22 anos, também é gestor de cultura e produtor. Chegou a ser a premiado como Melhor Ator do Teatro Nacional pela Academia de Artes no Teatro do Brasil. Foi Coordenador das políticas de Teatro e Ópera do Governo de Pernambuco. Também trabalha como curador de mostras teatrais pelo país. Pesquisa a linguagem Drag Queen há 14 anos.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro Arraial Ariano Suassuna

Rua da Aurora, 457 Boa Vista

Recife, PE

Termos e políticas

Sobre o produtor

S.E.M. Cia. de Teatro

S.E.M. Cia de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento) sediada em Natal e Recife. Fundada por José Neto Barbosa, pesquisa espetáculos e ações formativas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora