App Sympla
Baixe agora

Tecnologias de gênero: mulheres em performance.

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Tecnologias de gênero: mulheres em performance.

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) - Recife, PE
08 de julho de 2019, 14h - 12 de julho de 2019, 18h

Ingressos

Ingresso único
R$ 180,00  (+ R$ 18,00 taxa)
Pague em até 12x
Vendas até 07/07/2019
Encerrado

Descrição do evento

Tecnologias de gênero: mulheres em performance, com Flávia Pinheiro

NOVA DATA: 08 a 12 de julho de 2019

14h às 18h

Público-alvo: Qualquer pessoa + 16 anos.


Sobre o curso:

No final dos anos 60, o corpo feminino vai se reformular no campo da arte. Exposições, projetos pedagógicos, repertórios de obras, introduziram iconografias que abordavam sistematicamente questões relacionadas à identidade e ao corpo feminino. Em alguns casos, as artistas estavam ligadas ao ativismo feminista, em outros elas colocaram suas transformações no território das obras. A configuração de encenação do discurso pós-feminista centraliza a discussão mais recente sobre a crítica de modelos estereotipados de gênero. Essa perspectiva obscurece a textura histórica do período com o qual estamos lidando. O curso propõe revisar algumas criações  de mulheres feministas na arte da América Latina e um conjunto de trabalhos que introduzem formulações radicais. O curso será baseado na análise de casos específicos, na reconstrução de momentos históricos e na análise intensiva de um conjunto de obras, principalmente de mulheres artistas, mas não exclusivamente. Qual é a relevância das criações contemporâneas que performam o feminino? As performatividades de gênero e o discurso /ação em relação com a criação de contextos realidades/ ficções de um corpo politico: Mulheres e agora? O que ficou da performance?

Conteúdo:

- Artes visuais e crítica feminista. Desbloquear o cânon, questionar as hierarquias. Abordagens de estudos de gênero. O lugar do feminismo na arte das mulheres dos 60 até hoje: breve panorama.

- Panorama Latino americano-Abordagens da artista uruguaia Nelbia Romero, da peruana Teresa Burga e das colombianas Feliza Burzstyn e Clemencia Lucena, das Argentinas Lydi Prati e Narcisa Hirsh, das brasileiras Ana Maria Maiolino, Leticia Parente e Ana Bella Geiger e das mexicanas Mónica Mayer, Ana Victoria Jimenez, Maris Bustamante y Pola Weiss.

- Estudo do Manifiesto contrasexual de Beatriz Preciado,

- Museu e feminismo uma relação incomoda.

- Abordagens práticas em ação.



O Curso oferecerá três tipos de bolsas e as inscrições foram prorrogadas até 02 de julho, via formulário:
Bolsa Social:

Autodeclaração para candidatas(os) negras(os) e indígenas:

Bolsa para pessoas trans
https://forms.gle/7CT2Su3CwNDSHZxs9

OBS: O curso precisa atingir o número mínimo de inscritos para acontecer.


Flávia Pinheiro:
Performer, vive e trabalha em Recife. Pesquisa o corpo em movimento em relação à diferentes dispositivos. Trabalha em perfomances, vídeos, instalações e intervenções urbanas, em colaboração com artistas de diferentes linguagens. Desenvolve experimentos que envolvem a Arte e a Tecnologia  e com a instalação Interativa Aires de Cambio participou da Exposição Interactivos 2012 na Fundação Telefônica em Buenos Aires. Com suas criações integrou diversos festivais nacionais e internacionais de performance e vídeo , contribuindo com processos curatoriais, propostas pedagógicas, residências artísticas e vivências.
Flavia Pinheiro pratica e explora diferentes maneiras de se movimentar: dança contemporânea, ioga, artes marciais; aikido, capoeira, Tai Chi, incluindo improvisação e técnica Release. Estudou mestrado em História da Arte na UNSAM-Universidad de San Martin, é pós -graduada em Arte Visuais-Linguagens Artísticos Combinados pela UNA e graduada em Artes Cênicas pela UFPE.
No ano de 2017 iniciou a sua formação como terapeuta corporal em BMC Body Mind Centering e ganhou a Bolsa Funarte, com a qual residiu em Paris estudando no CND Centre Nacional de la Danse em Pantin.

Sobre o produtor

Flávia Pinheiro

Local

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam)
Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Recife, PE

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.