Tecnologia para uma cidadania participativa - venha conhecer o programa "Monitorando a Cidade"

CUBO - São Paulo, SP
09 de maio de 2016, 19h30-22h

Compartilhar:

Inscrição

Ingresso Único
Grátis
Inscrições até 09/05/2016
Encerrado

Descrição do evento

Cidadãos em Belém do Pará documentam saneamento nos mercado Ver-o-Peso com a ferramenta Monitorando a Cidade. Foto: Monitorando a Cidade

 

A Humanitas360 convida você para o lançamento da segunda fase do Monitorando a Cidade, uma ferramenta para promover novas formas de cidadania participativa com auxílio da tecnologia para o monitoramento e melhoria das cidades em que vivem.

O MIT Center for Civic Media e a Humanitas360 firmaram uma parceria para testar e investigar o ciclo completo de engajamento cidadão a partir do uso do Monitorando a Cidade em cidades brasileiras.

Ao longo de 2016 os parceiros selecionarão e prestarão suporte a organizações não governamentais com foco comunitário para a seleção de tópicos de avaliação, implementação de campanhas locais de coleta de dados e utilização das informações na defesa dos interesses comunitários.

Este evento acontecerá no Cubo, um ambiente inspirador que conecta ideias e pessoas brilhantes, e será uma oportunidade única para você conhecer novos usos da tecnologia e seu impacto no engajamento cívico no Brasil.



Contamos com a sua presença, idéias e envolvimento!


Sobre os parceiros:


MIT Center for Civic Media estuda e desenvolve novas tecnologias para facilitar a participação e engajamento cidadão. O grupo trabalha colaborativamente com diversas comunidades pelo mundo para criar e avaliar ferramentas que estimulam a coleta e divulgação de informação para a ação cidadã. Exploramos sistemas para analisar o ecossistema de mídia e amplificar as vozes de grupos marginalizados. (https://civic.mit.edu/)


Humanitas360 é um think-do-tank dedicada à criação de um ambiente cívico centrado no cidadão e busca a criação de um novo pacto social entre os cidadãos e as instituições nos diversos países latino-americanos. Os membros do Humanitas360 são oriundos de diversos países da América Latina, onde exercem liderança empresarial, acadêmica, social e de empreendedorismo social; estes membros são, sobretudo, cidadãos. (http://humanitas360.org/site/humanitas-home-pt_br/)


Observatório Cidadão de Ilhabela do Instituto Ilhabela Sustentável é uma iniciativa dos cidadãos de Ilhabela e tem como objetivo monitorar a aplicação dos recursos públicos da cidade, buscando garantir transparência e a aplicação dos recursos em resposta às necessidades e prioridades dos cidadãos. (http://goo.gl/ucN2Df)

Observatório Social de Belém do Movimento Nossa Belém tem como missão comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável da cidade de Belém. A Nossa Belém reúne pessoas, redes, organizações e entidades da sociedade civil e empresas da cidade de Belém. Foi criada para estimular e ajudar a sociedade e os governos a garantir um desenvolvimento justo, sustentável e ecologicamente responsável da cidade. (http://www.osdebelem.org/)


Co:lab USP: Colaboratório de Desenvolvimento e Participação é um centro de pesquisa que atua também no desenvolvimento de software e na formação de pessoas. Para isso, a organização trabalha inclusive em parceria com governos e organizações da sociedade civil. O Co:Lab é comprometido com o conhecimento aberto, o acesso à informação, a transparência, a defesa da privacidade, a liberdade de expressão, a inclusão e a colaboração em rede. (http://colab.each.usp.br/)

Stefanini é líder na prestação de serviços de tecnologia da informação no Brasil. É responsável pelo suporte técnico do desenvolvimento da plataforma de software do Monitorando a Cidade e divulgação das campanhas nas mídias sociais e outras formas de comunicação eletrônica através de ferramenta tecnológica proprietária. (https://stefanini.com/br/)


Instituto PDR trabalha na ampliação da participação cidadã no constante aprimoramento da justiça social do Brasil através do fortalecimento de ideias inovadoras e organizações da sociedade civil. Para este fim, o instituto identifica, seleciona, incuba, catalisa e fortalece iniciativas de inovação social cívica para que sejam soluções aos desafios urgentes para o desenvolvimento social do Brasil. (http://pdrinst.org/)

O Cubo é um ambiente inspirador, para conectar ideias e pessoas brilhantes com vontade de transformar negócios, tecnologia e a vida das pessoas para melhor. (https://cubo.network/)


Sobre o produtor

Humanitas360

Comentários

Local

CUBO
Rua Casa do Ator , 919, Vila Olímpia
São Paulo, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.