Tecnologia e transparência: engajando estudantes no monitoramento da merenda escolar

CUBO - São Paulo, SP
31 de maio de 2017, 19h-21h

Compartilhar:

Ingressos

Ingresso único
Grátis
Vendas até 31/05/2017
Encerrado

Descrição do evento

O Instituto Humanitas360, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), reúne ativistas sociais, cidadãos engajados e pesquisadores acadêmicos  em São Paulo para uma roda de conversa sobre uso de novas tecnologias no controle social. A conversa toma como ponto de partida a bem sucedida experiência do aplicativo Monitorando (Promise Tracker em inglês) no processo de monitoramento da merenda escolar em Santarém e Belém (PA). O evento acontece no dia 31 de maio às 19h00 no CUBO (R. Casa do Ator, 919 - Vila Olímpia, São Paulo - SP).


O Monitorando é uma ferramenta colaborativa de coleta de dados desenvolvido pelo MIT em parceria com a Nossa São Paulo e outras organizações da Rede Brasileira de Cidades Sustentáveis. Ele permite que comunidades acompanhem a qualidade dos serviços públicos e utilizem as informações coletadas para cobrar melhorias aos governos e órgãos públicos de controle, com apoio de instituições da sociedade civil e da imprensa. Em 2016, o Instituto Humanitas360 estabeleceu parceira com o Centro de Mídia Cívica do Media Lab do MIT e com o CoLaboratório de Desenvolvimento e Participação da USP para estudar projetos-piloto do Monitorando, com o  objetivo de desenvolver estudos de caso sobre o impacto do aplicativo e compartilhar boas práticas no monitoramento cidadão.


Fazem parte da roda de conversa Francisco Caldas e João Marcelo Borges (Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID), Ivan Costa (Observatório Social de Belém), Emilie Reiser (MIT Media Lab), Gisele Craveiro (Co:Lab USP), Lidiane Dias (Universidade Federal do Pará), Marcelo de Paula (Ministério da Transparência/CGU), Eliana Mara (Projeto SOL), e Paulo Rezende (Instituto Humanitas360). Leia mais sobre os palestrantes neste LINK.


Durante o evento, os palestrantes vão apresentar resultados e aprendizados de campanhas de monitoramento da merenda escolar realizadas com a plataforma Monitorando:


● Em Santarém (PA), o esforço foi realizado pelo Movimento Estudantil Pacto pela Educação do Pará, pelo Projeto SOL e pelo Ministério Público Estadual; foram monitoradas 8 escolas com aproximadamente 9.000 estudantes.


● Em Belém (PA), a campanha é liderada por uma parceria entre Universidade Federal do Pará (UFPA), o Ministério da Transparência (através da Controladoria Geral da União) e o Observatório Social de Belém. Durante o primeiro semestre de 2017, estão sendo monitoradas 15 escolas com aproximadamente 16.000 estudantes.


Resultados preliminares mostraram que a coleta de dados pelos estudantes, acompanhada por campanhas de conscientização, diálogo construtivo entre estudantes, Ministério Público, CGU e autoridades dos sistema de educação, trouxe melhorias concretas, tais como: retorno da merenda em algumas escolas, menor prazo de entrega dos ingredientes nas escolas e maior preocupação com o preparo e a qualidade das refeições. Também ficou claro que a parceria com órgãos públicos de controle, como Ministério Público e CGU, é importante para transformar o esforço de coleta de dados em ações concretas de melhoria de um serviço público.



Sobre o produtor

Instituto Humanitas360 e Banco Interamericano de Desenvolvimento

Comentários

Local

CUBO
Rua Casa do Ator, 919, Vila Olímpia
São Paulo, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.