App Sympla
Baixe agora

Técnicas de Leitura e Documentação para Fins Acadêmicos (Curso de Extensão Presencial Gratuito)

Faculdade de Tecnologia de Itaquera Professor Miguel Reale - São Paulo, SP
03 de setembro de 2019, 16h - 10 de dezembro de 2019, 18h

Inscrição

R$ 0,00

Inscrição no Curso
Grátis
Inscrições até 31/08/2019
Encerrado
Inscrição em Fila de Espera 
Grátis
Inscrições até 02/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

Apresentação
Este curso de extensão tem como objetivo geral habilitar os participantes a empregar diferentes técnicas de leitura e documentação para fins de estudo e pesquisa. Os conteúdos e as técnicas abordadas são de interesse àqueles que buscam aperfeiçoamento no fazer acadêmico, sobretudo estudantes, professores e pesquisadores. O curso, presencial, será ministrado ao longo de 15 semanas, com uma carga total de 30 horas. Os participantes deverão realizar exercícios de leitura e documentação, assim como participar de debates e fazer apresentações orais nas aulas. A aprovação requer presença em ao menos 75% das aulas e nota igual ou superior a 6,0 nas atividades propostas.

Objetivos Específicos
Familiarizar os participantes com diferentes técnicas de leitura. Sensibilizar os participantes quanto à relação entre atividade (em oposição à passividade) e eficácia na leitura. Capacitar os participantes a executar diferentes técnicas de documentação de leitura. Sensibilizar os participantes quanto a fatores relevantes para determinar o tipo de leitura e a forma de documentação mais adequados para propósitos acadêmicos específicos.

Público-Alvo
O curso destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação, a professores e a pesquisadores (inclusive independentes) com interesse em adquirir mais eficiência no trabalho acadêmico.

Tópicos Previstos
Pesquisa e escrita acadêmica: panorama dos processos. Desenvolvimento do hábito de leitura. Leitura proveitosa. Técnicas de leitura para fins acadêmicos. Levantamento bibliográfico e organização de fontes. Citações, sistemas de chamada e referências. Plágio e ética na publicação acadêmica. Técnicas de documentação de leitura para fins acadêmicos.

Estratégias de Ensino
Aulas expositivas, exercícios de leitura e documentação, debates e apresentações orais.

Critérios de Aprovação
Frequência mínima de 75%. Nota maior ou igual a 6,0 nas atividades propostas.

Certificados
Serão emitidos somente aos participantes aprovados.

Período de Oferecimento do Curso

3/9 a 10/12/2019 (terças-feiras, das 16 às 18h).

Carga Horária Total
30 horas.

Número de Vagas
40 (quarenta). Caso as 40 vagas sejam preenchidas, serão recebidas inscrições adicionais (40) para a composição de uma fila de espera. Os inscritos na fila de espera serão chamados se houver desistências de inscritos.

Número Mínimo de Inscritos para a Realização do Curso
10 (dez).

Professor Responsável
Me. Rodrigo M. L. de Aragão (clique aqui para ter acesso ao currículo Lattes).

Bibliografia Básica
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 7 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 14. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: Os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
KROKOSCZ, Marcelo. Autoria e plágio: Um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo: Atlas, 2012.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SWALES, John M.; FEAK, Christine B. Academic writing for graduate students: Essential tasks and skills. 2nd ed. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2004.

*****IMPORTANTE*****
Desistências de inscritos deverão ser informadas o quanto antes ao professor responsável pelo curso por meio da interface do Sympla ou por meio do endereço eletrônico rodrigo.aragao@fatec.sp.gov.br. A comunicação antecipada de desistência possibilitará o aproveitamento da vaga por uma pessoa da lista de espera.

Sobre o produtor

Rodrigo Aragão

Professor responsável pelo curso.

Comentários

Local

Faculdade de Tecnologia de Itaquera Professor Miguel Reale
Avenida Miguel Ignácio Curi, 360, Vila Carmosina
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.