7 abr - 2021 • 16:00 > 18:00
Videoconferência via Sympla Streaming
Talk Show Lupa
Metodologia
O Brasil é um país marcado por desinformação. Segundo o Digital News Report 2020, amplo estudo por país sobre consumo de conteúdo realizado pela Universidade de Oxford em parceria com o Reuters Institute, pela primeira vez na História, o consumo de notícias exclusivamente por redes socais ultrapassou o consumo pelo tradicional jornalismo de TV. Nada menos que 67% dos brasileiros se informam nas plataformas de redes sociais, enquanto 66% se informam pela TV. Sabe-se que as redes sociais - cujas interações são mediadas por algoritmos, formando as chamadas "bolhas"- são ambiente fértil para a desinformação sobre saúde, em geral, e sobre a pandemia do novo coronavírus, em particular.
Nesta palestra em formato de videoconferência, serão abordados os principais temas relacionados às notícias falsas e o impacto da desinformação. Os eventos são destinados aos jornalistas que cobrem os setores elétrico e de infraestrutura e eventuais públicos de interesse da Energisa. Na palestra, em formato “talk show”, com duração de 2h30 minutos, serão discutidos os desafios no combate à proliferação de informações falsas e evoluções em estratégias de comunicação - quem produz, como ela é compartilhada, as mensagens customizadas para grupos que se aproveitam dos algoritmos, entre outros temas - tendo como principal pilar o trabalho do jornalista na cobertura e checagens de informações referentes ao setor de energia e de infraestrutura.
Palestrantes:
Gilberto Scorfield
É diretor de Estratégias e Negócios da Agência Lupa. Trabalha na criação de novos produtos e parcerias para a empresa. É executivo de comunicação e marketing com especialização em comunicação e marketing digital. Chefiou a assessoria de comunicação e marketing da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Foi diretor da agência de comunicação integrada Máquina Cohn & Wolfe, consultor de comunicação da secretaria de comunicação da Presidência da República. Foi editor do jornal e do site de O Globo. Pelo jornal, passou cinco anos como correspondente em Pequim, na China, e dois anos em Washington, nos EUA. Em 2000, assumiu o então inédito cargo de editor de conteúdo do portal de finanças iG Finance. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho e possui MBA em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas.
Claudia Schüffner
É jornalista com 26 anos de profissão; cobriu os setores de energia elétrica, petróleo e gás, telecomunicações, infraestrutura e macroeconomia para os jornais Valor Econômico, O Globo, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. A cobertura da Petrobras levou à área judicial, acompanhando os processos derivados da Operação Lava-Jato. Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Hélio Alonso e com um MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela UBS/B3.
Para se inscrever, basta clicar em ''comprar ingressos''.
Informações:
Equipe LupaEducação
Site: http://lupa.news
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
LupaEducação
LupaEducação é uma iniciativa inovadora que tem por objetivo capacitar cidadãos em técnicas de checagem. Esse programa, inaugurado em 2 de abril de 2017, fez da Agência Lupa a primeira plataforma de fact-checking do Brasil a oferecer treinamentos em verificação de fatos. Palestras e oficinas – online e presenciais – são realizadas pelos jornalistas da Lupa em empresas, instituições governamentais e de ensino do Brasil e também em países como Portugal e Espanha.