Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
T2: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOEMPREENDEDORISMO - valorização dos profissionais de EA pós pan...
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

T2: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOEMPREENDEDORISMO - valorização dos profissionais de EA pós pan...

20 nov - 2021 • 10:00 > 11:30

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

PALESTRA (2a Turma)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & ECOEMPREENDEDORISMO: valorização dos profissionais de EA  pós pandemia  -

Com a profunda crise econômica brasileira  e a pandemia, muitos profissionais  da Educação Ambiental  perderam os seus postos de trabalho e/ou foram forçados a repensar sua atividade profissional. Como  encontrar novas oportunidades dentro do novo cenário mundial?   Oportunidades não aparecem como mágica. Dependem muito da qualidade do olhar do observador para poderem ser percebidas e agarradas.

OBJETIVO:   Ajudar os profissionais de Educação Ambiental a desenvolverem  e se reposicionarem  no mercado de trabalho abrindo-se a novas oportunidades   através do ecoempreendedorismo

TÓPICOS A SEREM ABORDADOS:

  • O que  é (eco) empreendedorismo
  • A importância do empreendedorismo para a carreira dos  educadores ambientais
  • Modelos Mentais e limitações de oportunidades
  • Oportunidades de trabalho: buscar ou gerar?
  • A importância do ecoempreendedorismo para o Brasil pós-pandemia
  • O papel dos profissionais de EA na recuperação da economia brasileira


DATA: Sábado ,  20 de novembro de 2021(2a turma) -

HORA10:00 às 11.30:00h (1h de palestra e 30 min de interação  com o público)


OBSERVAÇÃO:  Os participantes  que desejarem fazer o curso: "COMO COBRAR SERVIÇOS NA ÁREA AMBIENTAL" E "COMO EDUCADORES AMBIENTAIS PODEM DESENVOLVER ATITUDE EMPREENDEDORA"  terão um desconto   de 20%. O cupom de desconto será enviado para os inscritos.

SOBRE A PALESTRANTE: DEBORAH MUNHOZ -  www.deborahmunhoz.net

Especialista em Educação Ambiental para empresas,  participou da construção do Termo de Referência de Educação Ambiental para processos de Licenciamento Ambiental de Minas Gerais. Trabalhou ativamente na construção da Agenda 21 brasileira, participou do Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Facilitou as redes mineira (RMEA) e brasileira de Educação Ambiental e também a Rede de Centros de Educação Ambiental. Química entusiasta da alfabetização ecológica como princípio norteador do design de produtos e processos, palestrante profissional, empreendedora, mentora de Idéias e designer de experiências da Mineriana Lab - startup que  trabalha com a sustentabilidade pragmática e abre mercado para produtos mineiros no sul do Brasil.  Mineira de Belo Horizonte. Após morar na ilha de Malta e  em Forest Row,  na Inglaterra,  decidiu adotar Curitiba  para morar e passar frio.  Namora um arquiteto catalão especializado em arquitetura sustentável.  Desistiu de fazer doutorado após criar o  curso de Empreendedorismo para Cientistas e Engenheiros durante a participação da primeira turma do curso "Leading from Emerging Future" ministrado por Otto Sharmer do MIT no formato MOOC. 

Formação e Experiência prática:
É técnica e bacharel em Química; mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Trabalhou como técnica do Núcleo de Produção Mais Limpa e Gerência de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG.

Especializou-se  em  educação para a sustentabilidade em ambientes  corporativos e  implantação de programas de Economia Circular com base na Produção Mais Limpa  durante os seis anos em que trabalhou como Técnica da Gerência de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg. Desenvolveu e implementou diversos programas ambientais  em atendimento à deliberação normativa  do órgão ambiental mineiro. Criou e coordenou o Grupo de Trabalho de Centros de Educação Ambiental de Empresas.

Foi responsável pela elaboração dos Programas Ambientais de empresas tais como  CENIBRA, CMM-VOTORANTINS (unidade de Vazante e Paracatu) e  COPOBRÁS incluindo clientes internos, fornecedores, família de colaboradores e comunidade escolar. Foi representante da Confederação Nacional das Indústrias – CNI no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (2004-2006).

Lecionou  durante 12 anos do MBA de Gestão de Negócios  com Ênfase em Meio Ambiente e da pós graduação em Engenharia Ambiental Integrada do Instituto de Educação Tecnológica - Ietec em Belo Horizonte.  Foi professora do  Curso de Especialização  Internacional sobre Planificación, Gestión de Ciudades y Territorios Resilientes  e do  Diplomado em  Responsabilidad Social Empresarial y Sostenibilidad Ambiental en América Latina y el Caribe promovido pela Onward Internacional e Universidad San Matin de Porres da cidade de Lima, Peru.

É   mentora e professora  de Economia Circular do Grupo de Mulheres Empreendedoras de Guaratinguetá em projeto da  startup Nobis patrocinado pela Basf.

Artigos e Entrevistas Relacionadas:
MUNHOZ, D “Alfabetização Ecológica: das pessoas às cadeias produtivas”. IN: Identidades  da Educação Ambiental Brasileira. MMA/DEA; P. P.  Layrargues, (Coord.),  Brasília: MMA, 2004; p.141 – 155
MUNHOZ, D. “ Educação para a Sustentabilidade: Estratégica para Empresas do Século XXI” IN: Revista Sinais Sociais, SESC|Serviço Social do Comércio, Rio de Janeiro, v. 18, Ano 6, p. 48-77, jan-abril de 2012

Empreender e estourar bolhas - disponível em https://bit.ly/eestourarbolhas
Empresas brasileiras e a arte de buscar a excelência - disponível em https://bit.ly/artedebuscarexcelencia
Entrevista sobre o tema Economia Circular e design de cidades concedida ao programa Elas & Tal -  Rádio CDL MG -   Há mais uma onda da Europa vindo para o Brasil  e  toda América Latina mas que, a meu ver, não se aplica nem  às cidades brasileiras  https://bit.ly/cdl-ecocircular

Instagram: deborahmunhozea
Linkedin: @deborahmunhozea


DÚVIDAS? mande um direct pelo meu Insta ou me mande um whatsapp no (41) 992056307





Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

T2: EDUCAÇÃO AMBIENTAL  E ECOEMPREENDEDORISMO - valorização dos profissionais de EA  pós pan...

Deborah Munhoz

Mentora de Idéias e empreendedora, química e mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, foi facilitadora das Redes Mineira e Brasileira de Educação Ambiental. Foi técnica da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, onde criou e coordenou o Grupo de Trabalho de Centros de Educação Ambiental e Empresa e elaborou programas de EA para empresas com Cenibra e CMM. Criou a startup Mineriana Lab para levar produtos de Minas para o Sul do Brasil. @deborahmunhoz

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.