A volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo VUCA, exige das organizações, mais visão, clareza, transparência e agilidade para manterem-se saudáveis e competitivas.
Inspirada na técnica Lean Inception, criada pelo autor e consultor Paulo Caroli, na qual membros ativos do desenvolvimento de um produto em conjunto com os stakeholders, elabora, alinha e define colaborativamente o escopo de uma solução, suas prioridades e plano de entregas, a Strategic Inception propõe que as pessoas chave para o negócio (acionistas, investidores, líderes, gestores e convidados) façam, em conjunto, um resgate sobre a organização, seus valores e princípios, e definam e alinhem colaborativamente os temas, objetivos, prioridades e responsabilidades estratégicas, dentro de uma visão de sustentação (H1), melhoria e ampliação (H2) e inovação (H3) para os negócios.
Muitas organizações se ocupam demais em remodelar e aperfeiçoar seus processos, aumentar sua eficiência operacional, melhorar a qualidade e otimizar a força de trabalho, deixando de lado uma condição interna, e oculta, que pode lhes estar privando de melhores resultados, maior produtividade e crescimento.
Esta condição negativa é resultado do que chamamos da falta de alinhamento ou “desalinhamento”, que se manifesta de maneira sutil, na forma de conflito de interesses, metas contraditórias, falta ou perda de foco, competição interna, geralmente descabida e ineficaz, desacordos em relação à estratégia, além de falhas e ruídos de comunicação.
As consequências dessa falta de alinhamento são incalculáveis, pois levam as pessoas colaboradoras a concentrar suas energias em tarefas ou atividades que consomem recursos e geram desperdícios sem agregar valor. Em resumo: o alinhamento organizacional é a chave para o sucesso do negócio.
Segundo Kaplan & Norton, no livro Alinhamento, as vantagens do alinhamento organizacional são:
1. Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.
2. Traduzir a estratégia em termos operacionais.
3. Alinhar a organização com a estratégia e visão do negócio.
4. Motivar para transformar a estratégia em tarefa de todos.
5. Gerenciar para converter a estratégia em um processo contínuo.
Ainda que inicialmente a Strategic Inception tenha sido idealizada para resolver o problema da falta de alinhamento organizacional, realizamos diversos experimentos de aplicação da técnica com áreas de negócio isoladas e times, alcançando resultados surpreendentes, pois todos na organização precisam de uma estratégia, e esta, por sua vez, precisa estar alinhada com um estratégia corporativa maior.
Assim, a Strategic Inception surge como uma inovadora técnica para realizar o planejamento e alinhamento estratégico e desdobrá-lo nos níveis táticos e operacionais, de forma colaborativa, suportando e viabilizando a inspeção, adaptação e melhoria contínua.
ARTEFATOS DA STRATEGIC INCEPTION
O MANIFESTO DA STRATEGIC INCEPTION
Estamos descobrindo maneiras melhores de sustentar, melhorar e desenvolver nossos negócios, fazendo-o nós mesmos, e ajudando os outros a fazê-lo.
A partir de agora, aplicando a Strategic Inception em nosso negócio, iremos:
1. Construir uma base sólida em um mundo volátil;
2. Experimentar e decidir de forma adaptativa, para enfrentar a incerteza;
3. Reduzir a complexidade, promovendo a auto-organização;
4. Neutralizar a ambiguidade, através da clareza e agilidade;
5. Inspecionar e adaptar, para mitigar riscos e melhorar tudo.
Com o objetivo de promover um alinhamento organizacional pleno, é fundamental que algumas pessoas-chave se façam presentes durante o ciclo de realização da Strategic Inception, dentre eles:
1. CEOs, proprietários e acionistas
2. Diretores
3. Gerentes
4. Funções ou cargos estratégicos
5. Membros do conselho do administrativo 6. Consultores externos e/ou pessoas conselheiras
6. Pessoas que desejam ser facilitadoras da Strategic Inception
Nos casos em que a Strategic Inception esteja sendo aplicada em um time, área ou departamento da organização, é fundamental que todas as pessoas colaboradoras diretas, ou a maioria delas, se façam presentes, juntamente com os gestores e diretores.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA SI?
1. Resgatar a finalidade e a razão de ser do negócio
2. Resgatar para quem, e como o negócio existe para as personas
3. Resgatar o que o negócio faz, para quais mercados e nichos
4. Resgatar e alinhar expectativas e resultados desejados
5. Resgatar as funções estratégicas do negócio
6. Definir os objetivos estratégicos do negócio
7. Identificar pontos de melhoria, oportunidades e ameaças
8. Definir como iremos atingir os objetivos estratégicos estabelecidos
9. Estabelecer responsabilidades e prazos
10. Definir os meios para medir o progresso das iniciativas e resultados