18 dez - 2017 • 10:00 > 22 dez - 2017 • 17:00
18 dez - 2017 • 10:00 > 22 dez - 2017 • 17:00
O Design Sprint é um processo ágil e centrado no objetivo de construir de forma colaborativa soluções para problemas complexos. Pode ser usado por empresas que desejam lançar novos produtos ou serviços, ou por startups que queiram validar suas ideias.
Desenvolvido pela Google Ventures, o Design Sprint é uma maneira informada e ágil de conceituar e tangibilizar uma ideia, um produto, suas implementações e funcionalidades em um curto espaço de tempo. São cinco dias de intenso trabalho, juntando práticas de estratégia de negócios, inovação, ciência do comportamento e design thinking.
A ideia é comprimir em uma semana os meses de discussões intermináveis e idas e vindas de um projeto. Quem nunca passou por isso? O sprint confere às pessoas o superpoder de construir e testar quase qualquer ideia em apenas uma semana.
Conheça um pouco sobre como funciona o Design Sprint em suas 5 etapas:
ENTENDER/DEFINIR
Na primeira etapa o foco é buscar um melhor entendimento do problema proposto pela equipe como um todo. Nessa etapa é super importante que as pessoas compartilhem seus conhecimento sobre aquele problema, isso porque a experiência e conhecimento do time é sempre assimétrica, por exemplo: vendas sabe coisas que o desenvolvimento não sabe, suporte ao cliente conhece as coisas que o design não sabe e assim por diante.
DIVERGIR
Busca-se explorar tantas ideias quanto for possível, esse é a fase onde tudo é possível. A princípio parece um processo de brainstorming, mas nessa etapa cada indivíduo do time vai começar trabalhando sozinho para desenhar soluções detalhadas no papel e não em grupo como é um típico brainstorming. Isso se faz dessa forma, pois as melhores ideias tendem a vir de indivíduos e não de grupos.
DECIDIR
Na terceira etapa, você terá mais de uma dúzia de soluções para você e seu time escolher. É o momento das decisões difíceis e onde as dinâmicas de grupo também atrapalham um pouco na tomada de decisão. O que se passa em um grupo é que normalmente se toma decisão por consenso e, na maioria das vezes, consenso escolhe o caminho mais fácil de aceitar e gerar menos atrito entre o grupo.
PROTOTIPAR
Nessa fase o objetivo é prototipar a solução pensada pelo time. Aqui é importante ter ao fim do dia de trabalho um protótipo de média/alta fidelidade, pois como ele será testado com usuários reais, um protótipo de baixa fidelidade não lhe daria um feedback claro e efetivo. Como você e seu time só tem um dia para prototipar é super importante que o time seja muito produtivo e de preferência trabalhe com ferramentas de prototipagem com as quais o time já esteja habituado.
VALIDAR
Depois de todo o trabalho nas etapas anteriores, a questão mais importante que ainda nos resta é “Como podemos saber se nossa ideia é boa?”. É nessa fase que a gente recebe a resposta para essa pergunta já que você vai mostrar os protótipos para os potenciais usuários do produto. Nesse momento o usuário vai interagir com o seu produto e lhe dar feedback real sobre que experiência ele está tendo.
Esse curso é 100% hands on!
Todos os dias trabalharemos dinâmicas e técnicas que possibilitarão a você entender cada etapa do Sprint e testar na vida real as hipóteses de suas soluções. Sobre os facilitadores:
Leo Filardi
Especialista em Negócios de Alto Impacto em Babson College e em Design Thinking pela Universidade de Stanford - dSchool. Possui 11 anos de experiência em educação empreendedora em instituições como IBMEC e Endeavor. Vasta experiência em gerenciamento de projetos ligados à criação, aceleração e desenvolvimento de startups como Incubadora da Universidade Veiga de Almeida, Centro de Empreendedorismo do IBMEC (CEI), Shell LiveWIRE e Yunus Negócios Sociais.
Ricardo Motta
Ricardo Motta é CTO da The Season, Startup B2B do ramo de Moda, Founder da Zero to Hero, plataforma de lançamento de idéias, mentor e empreendedor serial, já passou por diversas empresas multinacionais e hoje atua como um dos líderes do Cariocas, ecossistema de Startups do Rio de Janeiro. Graduado em Processamento de Dados e com MBA em Gestão Empresarial, Ricardo é sócio da Satus, startup de educação empreendedora, representa a StartSe no Rio de Janeiro e é Founder do StartupGrid.network, HUB de inovação carioca.
Danilo Martins
Fundador da startup VISE, co-fundador da SATUS e investidor na aceleradora ACE. Danilo Martins é formado em engenharia pela Unicamp, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Gestão da Inovação pela UFSC. Possui especialidade em Excelência Operacional e Gestão da Inovação com 9 de experiência em desenvolvimento de novos produtos, gestão do Sucesso do Cliente, consultoria, treinamento e orientação estratégica em melhoria de processos (Lean e Six Sigma).
Política de matrícula, cancelamento e reembolso
A vaga do participante no curso somente será reservada e concretizada após a devida comprovação de pagamento pela instituição financeira.
A troca de participantes será permitida se for comunicada por e-mail, com até um dia de antecedência ao evento. Caso não haja tal comunicação, o substituto não poderá ingressar na sala de aula.
Em caso de desistência, o CANCELAMENTO de uma inscrição somente poderá ser realizado mediante solicitação por e-mail:
Aviso com 15 (quinze) dias ou mais de antecedência: devolução integral do valor investido em até 10 (dez) dias ou transferência para outro curso de igual valor, a critério do participante.
Aviso com 03 (três) dias à 14 (catorze) dias de antecedência: devolução de 50% do valor investido em até 10 (dez) dias.
Aviso com menos de 72 horas de antecedência: não haverá devolução do valor investido nem transferência para outro curso.
A ausência ou atraso do participante no dia do evento ou em um dos dias, sob qualquer hipótese, não dará direito a bonificação, desconto ou transferência de inscrição.
O Startup Grid poderá cancelar ou adiar o evento com aviso prévio de, no mínimo, 7 dias de antecedência. Nesse caso, caberá ao participante a escolha do reembolso integral do valor pago ou a inscrição no mesmo curso em outra data ou ainda a inscrição em outro curso de igual valor. Em nenhuma hipótese será reembolsado despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.
Av. Presidente Antônio Carlos, 51, 10º andar, Centro
Rio de Janeiro, RJ
Startup Grid
O StartupGrid é o lugar para as Startups se nutrirem de informação, relacionamentos, conexões e oportunidades. Um espaço feito por empreendedores, com foco em criar condições para o crescimento sustentável das startups do ecossistema local, entender as necessidades de cada negócio e impulsionar as iniciativas de cada empreendimento. Um local onde empresas tradicionais e startups se encontrarão em busca de soluções novas para problemas do dia a dia. Onde se falará sobre o mercado de inovação. O foco é conectar os entes do ecossistema local e fazer com que mais idéias se tornem realidade, mudando a forma como a tecnologia impacta positivamente nossos dias.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.