Small Data: Profundos Insights Para Grandes Inovações
Horário: 24 de Outubro de 2019 | 8:00 às 17:00
Local: PUC Campinas | Campus 1 (Prédio do CT - Sala A107)
Docente: Leonardo Dornelas | Inventta
Leonardo Dornelas é sócio-executivo e Head dos projetos de Strategic Design da Inventta. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa, Pós-Graduado em Marketing pela Fundação Dom Cabral (Belo Horizonte) com ênfase em Comportamento do Consumidor e especialista em New Product Innovation, Development and Implementation Strategies pela The University of Chicago | Booth School of Business. Começou sua carreira em 2000 trabalhando em multinacionais como Unilever, Portugal Telecom e Fiat Automóveis. Trabalhou com fusão corporativa, desenvolvimento organizacional e núcleos de inovação. Em 2009 começou sua carreira empreendedora e consultiva como sócio-fundador da Ologia, umas das primeiras empresa brasileiras especializada em Design Thinking. Nesse período também foi professor de pós-graduação da PUC-Minas (Gestão Estratégica de Marca) e IBMEC-MG (Pesquisa Etnográfica Aplicada). Em 2012 foi convidado a se juntar à Inventta, onde é o especialista em processos de design, pesquisa etnográfica, desenvolvimento e estruturação de portfólio de produtos e branding.
Objetivo do Curso: Mas muitas vezes a grande chave para a inovação ou criação de novo valor está escondida em pequenos detalhes dentro da vida de consumidores e usuários que ferramentas de Big Data não conseguem captar porque é preciso estar lá, no campo. Esses são os Small Data. O objetivo do curso é fornecer base metodológica, ferramentas e cases para que os participantes consigam absorver o conteúdo na prática e implementar esse processo fundamental no desenvolvimento de produtos, serviços e experiências em suas organizações, sejam elas privadas, governamentais ou sociais.
Metodologia: O curso terá como base um caso real para ser resolvido. A turma será dividida em 3 grupos, cada um teráo seu desafio. Os participantes receberão embasamento conceitual e ferramental e deverão ir a campo entrevistar pessoas reais para captar os Small Data. Ao final do dia os grupos aprenderão a organizar as informações, identificar os insights e apresentá-los como direcionadores de um processo de criação de soluções.
Conteúdo Programático:
1. Embasamento conceitual de Small Data
2. Problem Framing (como estruturar um problema) - Metodologia e Prática
3. Técnicas de abordagem e entrevistas em campo
4. Prática de Campo (entrevistas)
5. Sistematização de Informações Coletadas
6. Construção dos Insights