Fale com o organizador: Grupo de Pesquisa ITS
Powered by: Sympla

SIMPÓSIO PRÁTICAS ÉTICO-PROFISSIONAIS DE BIBLIOTECÁRIOS E ARQUIVISTAS


Sábado, 18 de outubro de 2014, 09h - 17h
Florianópolis, SC
Compartilhe: Por e-mail Pelo Facebook

Ingressos

Tipo de ingressoInscrições terminamPreçoQuantidade
Inscrição17/10/2014GrátisEncerrado

Descrição do evento

Promoção: Linha Informação, Educação e Ética, do Grupo ITS, sediado no Departamento de Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC.
 
Objetivo: Discutir circunstâncias que representam dificuldades e estresse profissional para bibliotecários e arquivistas, abordando-se fatores que contribuem para a fragilização da condição de trabalho e desempenho dos profissionais.  

Lançamento de livro: PRÁTICAS ÉTICAS EM BIBLIOTECAS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO: investigações brasileiras. 

PROGRAMAÇÃO

Período Matutino


09:00 - 09:30h - ABERTURA - Por que do Simpósio Práticas Ético-Profissionais de bibliotecários e arquivistas ? Francisco das Chagas de Souza

09:30 - 10:30h - Questões éticas no arquivo (Empecilhos, dificuldades e estresses que demandam discussão de caráter ético e exigem superação no ambiente arquivístico.)

Conversa com:  Ana Paula Alves Soares – Arquivista e Mestre em Ciência da Informação. Atua na Universidade Federal de Santa Catarina. Haylor Delambre Jacques Dias – Historiador e Mestre em História.  Atua no Arquivo Histórico do Município de Florianópolis (SC).   Suéllem Chrystina Leal da Silva – Arquivista.  Atua na empresa LS Arquivos. Priscila Lopes Menezes – Arquivista. Mestranda em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC. Atua na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

10:30 - 11:30h - A biblioteca de acesso público e seu público: discutindo a relação. (Vivências em espaços bibliotecários de acesso público, os públicos destes espaços, as dificuldades e os percalços encontrados e formas de superação das dificuldades.)

Conversa com: Gláucia Maindra da Silva – Bibliotecária. Atua na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, Imbituba (SC). Antônio Carlos de Oliveira – Historiador. Atua na Biblioteca Pública Leonel de Moura Brizola, Duque de Caxias (RJ). Ana Cláudia Perpétuo de Oliveira da Silva – Doutoranda em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC. Professora da UFSC – Departamento de Ciência da Informação (CIN).

11:30 - 12:00h - Debate aberto com o público presente

12:00 - 14:00h Intervalo para Almoço

 

Período Vespertino

14:00 – 15:00h - O que está em questão? (Ética na biblioteca escolar)  (Situações vividas no ambiente profissional envolvendo questões éticas, dilemas enfrentados e escolhas feitas.)

Conversa com:  Caroline da Rosa Ferreira BeckerBibliotecária e Mestre em Ciência da Informação. Atua no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - campus Rio do Sul (SC). Integra o Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC). Michelle PinheiroBibliotecária e Especialista em Gestão de Bibliotecas e em Gestão Estratégica do Conhecimento, da Informação e da Tecnologia. Atua no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), campus Criciúma (SC). Integra o Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC), desde 2003. Eliane Fioravante Garcez – Doutoranda em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC. Integra o Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAE/SC).

15:00 – 16:00h - Aonde queremos chegar? (docência e atuação profissional).  (Práticas estimulantes à formação ética e política do profissional e sua atuação no mundo concreto do trabalho.)  

Conversa com: Eva Cristina Leite da Silva. Coordenadora do Curso de Arquivologia – UFSC. Jorge Prado – Bibliotecário. Atua no SENAC, Florianópolis (SC). Aluno do Curso de  Mestrado profissional da UDESC. Vivianne Mehlan - Bibliotecária. Atua na  Eletrosul Centrais Elétricas S.A, Florianópolis (SC). Especialista em Gestão de Processos e em Gestão de Bibliotecas. Daniella Pizarro – Doutoranda em Ciência da Informação – PGCIN/UFSC. Professora da UDESC - Departamento de Biblioteconomia e Informação.

 

16:00- 16:30h - Debate aberto com o público presente

16:30–17:00hLançamento de livro: “PRÁTICAS ÉTICAS EM BIBLIOTECAS E SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO: investigações Brasileiras


Local

Centro de Ciências da Educação - UFSC

Campus Universitário - Trindade 000, Auditório do CED
Trindade
Florianópolis, SC

Organizador