Login
O evento já encerrou...
Simpósio Brasileiro de Computação Musical - Escola Nacional de Computação Musical 2021 - Workshops
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Simpósio Brasileiro de Computação Musical - Escola Nacional de Computação Musical 2021 - Workshops

24 out - 2021 • 14:17 > 27 out - 2021 • 13:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

1- Creating plugins (VST, AU, LV2) with Pure Data and Camomile-ELSE:

  • Ministrantes: Esteban Astorga (USP) e Alexandre Porres (USP)
  • Carga horária: 4h
  • Resumo: This workshop covers how to create plugins from Pure Data patches that include externals from the ELSE library (https://github.com/porres/pd-else) using the Camomile-ELSE project (https://github.com/emviveros/Camomile-ELSE). This allows people without special programming skills. The ELSE library is an  extensive library of externals developed by Alexandre Torres Porres that also comes with a tutorial that covers many computer music techniques, like  synthesis, DSP and algorithmic composition. Camomile-ELSE is a fork of Camomile by Esteban Viveros. Camomile can turn Pd patches into VST, AU and LV2 plugins and Camomile-ELSE does the same but includes objects from the ELSE library. Hence, Camomile-ELSE allows you to create plugins without a solid background in programming languages. The workshop will give an overview of Pure Data, the ELSE library and its tutorial, and then we'll create patches that will be compiled as plugins via Camomile-ELSE. Therefore, the workshop is intended to have a very practical approach, where the participants will have a basic structure and a few ideas to develop plugins for MIDI processing, audio effects and virtual instruments.

    2- Processos criativos, Musica Eletrônica Brasileira

    • Ministrantes: Chico Correa e João Meirelles
    • Carga horária: 3h
    • Resumo: Trata-se da apresentação, discussão e acompanhamento de projetos abrindo o papo com os interessados sobre processos, tecnologias, estética. Os autores discutem seus projeto atuais e concluídos assim como as projeções de trabalho. Objetiva-se um curso dinâmico e prático com interação e participação ativa das pessoas inscritas.

      3- Criação audiovisual mediada por descritores de áudio

      • Ministrantes: Micael Antunes (Unicamp) e Guilherme Zanchetta (Unicamp)
      • Carga horária: 3h
      • Resumo: Apresentamos uma proposta de workshop, com foco no exercício de tarefas criativas entre som e imagem mediada por descritores de áudio. Para tal, serão apresentadas estratégias utilizando conceitos da musicologia, criação musical, da teoria da montagem e psicoacústica. Exemplos de obras experimentais e trechos de filmes serão apresentados como material de apoio para as ideias apresentadas. Serão utilizados como suporte tecnológico para a criação os softwares Sonic Visualizer para a extração de características do áudio e o Touchdesigner para o mapeamento dos dados de áudio em vídeo. Propomos um workshop de 3 horas de duração, sem pré-requisitos técnicos ou de conhecimento de programação para os seus participantes.


      4- Towards a Latin American NIME Research Community

      • Ministrantes: Comunidade Latino-Americana de Pesquisa sobre NIMEs
      • Carga horária: 3h
      • Resumo: In this workshop, we propose the first steps towards consolidating a Latin American (LATAM) New Interfaces for Musical NIME) Research Community. We aim to start a discussion and generate ideas around short-term actionable initiatives that a LATAM NIME Research Community could explore in the near future. We will discuss various topics centered around three main areas: (1) The creation of a LATAM NIME network, (2) Exploring LATAM NIME perspectives, and (3) the Next Steps for LATAM NIME. After this activity, we will have a plenary discussion where we will share ideas for action and reflections. Lastly, we list a series of expected outcomes of the workshop, although we acknowledge that many others may emerge during the workshop. We look forward to taking the first steps towards a LATAM NIME Community and the future of this community within and beyond NIME, opening to other communities in LATAM, and stirring policy changes to support the development of our local communities.
      • Inscrição via Google Forms: https://latam.nime.org/v/pt/workshop/pagina-inicial.

      5- Oficina de música visual gerativa

      • Ministrantes: Rute Maxsuelly, Jarbas Jácome, Violeta Garcia, Gustavo Carneiro, Horhanna Oliveira e Mavi Pugliesi (UFPE)
      • Carga horária: 6h
      • Resumo: A computação expande as possibilidades na criação de obras artísticas de música visual, com a intencionalidade da associação algorítmica entre elementos do som e elementos gráficos para geração de visualizações. No entanto, há dificuldades interdisciplinares na exploração destes artefatos, pois as pessoas interessadas na temática nem sempre encontram direcionamentos para construí-las. Sendo assim, essa oficina surge pela necessidade de proporcionar a experimentação dessas potencialidades tecnológicas e tem por objetivo estabelecer um ambiente de criação colaborativa durante o SBCM 2021, propondo experimentação de códigos que integram o processamento de som e processamento e síntese de imagem. Utilizaremos um processo de Design colaborativo, considerando os participantes como protagonistas de seus experimentos pelo mapeamento de suas expectativas e interesses, auxiliados por tutorias e esperando obter como resultado esboços e contribuições experimentais de música visual gerativa.

        6- Introduction to Pure Data

        • Ministrante: Carlos Castro (USP)
        • Carga horária: 2h
        • Resumo: Tópicos abordados: 1- Pure Data e Visão Geral; 1.1 - Programaça visual; 1.2 - Áudio digital; 1.3 - Samples e rates; 2 - Ambiente programável; 2.1 - Iniciando um patch 2.2 - Dúvidas e ajudas 2.3 - Expressões, mensagens, símbolos e comentários; 2.4 - Objetos; 2.5 - Arrays e grafos; 3 - Áudio 3.1 - Criação básica de um sintetizador; 3.2 - Osciladores; 3.3 - Processamento em tempo real; 3.4 - Frequência e amplitude; 3.5 - Quantização; 3.6 - Transformada de Fourier 3.7 - Amostragem; 4 - Sintetizadores; 4.1 - Sintetizadores aditivos; 4.2 - Modulação na amplitude; 4.3 - Modulação na frequncia 4.4 - Sintetizadores não-lineares.


        7- Introduction to Music Information Retrieval (MIR)

        • Ministrante: Martin Rocamora (Universidad de la República)
        • Carga horária: 3h
        • Resumo: This tutorial provides a brief overview of the field of Music Information Retrieval (MIR), the interdisciplinary science of retrieving information from music.The tutorial will cover some selected topics in MIR, such as audio similarity, pitch tracking, and rhythm analysis. The signal processing and machine learning techniques involved will be discussed in an approachable way through a set of lectures and interactive lab sessions. The tutorial is designed for students, musicians, engineers, researchers, and data scientists who are new to MIR and want to get introduced to the field. Knowledge of basic digital audio principles and some experience with any programming language is recommended.

        8- Introdução à Computação Musical

        • Ministrante: Cláudio Gomes (UNIFAP)
        • Carga horária: 3h
        • Resumo: A Computação Musical tem o papel de facilitar as diversas formas de geração de criatividade artística, informação e inovação através de métodos totalmente diversificados. Atualmente, a computação musical atua por diversas ações unilaterais sobre barreiras de criatividade e tecnológicas. Este minicurso tem o objetivo de apresentar a grande área de computação musical para o público interessado desde a teoria musical, fundamentos eletroacústica e geração de sinais, tópicos atuais de interesse, exemplos por diversas linguagens de programação e ainda comentários sobre diversas atuações em universidades brasileiras através de seus laboratórios de pesquisa.
        Termos e políticas

        Como acessar o evento

        Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

        Como acessar a transmissão:

        Antes de tudo,
        cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
        Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
        Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
        Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

        * A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

        Sobre o organizador

        Simpósio Brasileiro de Computação Musical - Escola Nacional de Computação Musical 2021 - Workshops

        SBCM

        Métodos de pagamento

        Parcele sua compra em até 12x

        Compre com total segurança

        Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

        Precisando de ajuda?

        Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.