30 out - 2018 • 08:00 > 31 out - 2018 • 18:00
CURSO SICONV EM PROJETOS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Sistema de Convênios Federais - SICONV e Outras Captações de Recursos
Parte I - Apresentação do Curso
O Sistema Federal de Gestão de Convênios e
Contratos de Repasse – SICONV, disponível no sitio: www.convenios.gov.br para uso das
Administrações Públicas Estaduais e Municipais (Executivo, Legislativo e
Judiciário), Empresas Públicas e, das Organizações da Sociedade Civil-OSCs
(Fundações, Associações, Clubes, CDLs, Rotarys, Lions, Sistema S, Federações,
Confederações, Sindicatos, Igrejas, Conselhos Municipais, Institutos) com fins
de oferecer recursos patrocinados pelo governo federal para o desenvolvimento
econômico e social das organizações cadastradas no sistema.
Os recursos federais são disponibilizados em 3
formas de propostas:
·
Propostas Voluntárias – 80% dos recursos de
projetos, similar a um concurso de melhores projetos apresentados, de acordo
com o edital e do chamamento público divulgado no sitio;
·
Propostas de Emendas Parlamentares – 15% dos
recursos de projetos, através de emendas aprovadas pelos órgãos concedentes
federais, aos deputados federais e senadores de cada Estado, conforme
disponibilidades orçamentárias e financeiras;
·
Propostas de Proponentes Específicos = 5% dos
recursos de projetos, similar a um projeto inovador, não publicado nos editais
de programas voluntários e não solicitado nas emendas dos parlamentares, de
forma a incentivar os proponentes na modernização do desenvolvimento econômico
e social integrado.
É recomendável que as Administrações Públicas
incentivem a participação das Organizações Sociais do Municipio e da Região
(Lei do MROSC – Contratos de Fomento e ou de Cooperação), como forma de ampliar
a captação de recursos patrocinados e, assim provocar também o aumento da
Arrecadação Tributária e da capacitação profissional.
É também aconselhável a participação dos membros do
executivo, legislativo e do Judiciário, como forma de integração entre os 3
poderes, no comprometimento e agilidade dos processos conveniados e ou
contratados.
Muitos dos programas disponibilizados são revisados
e aperfeiçoados com a participação efetiva dos entes federativos dos Estados,
Municípios e das Organizações Sociais, comprometidos com as metas orçamentárias
dos planejamentos e dos planos plurianuais.
Outros patrocinadores compostos de Grandes
Organizações Nacionais, Internacionais e Governos Estrangeiros, poderão
oferecer recursos patrocinados, conforme as recomendações de pesquisas que
serão realizadas durante o curso, de forma prática e direcionada a alcance dos
resultados.
Parte II - Objeto do Curso
Permitir as OSCs – Organizações da Sociedade Civil
e, das Organizações Públicas, cumprir as metas de desenvolvimento econômico e
social, comprometidas nos planos assumidos perante os associados e cidadãos, no
reforço das receitas necessárias aos projetos previstos e ou essenciais.
Permitir o desenvolvimento do potencial humano dos
profissionais dirigentes, conselheiros, voluntários, estagiários e ou
contratados, vinculados aos segmentos de atividades que disponham de seu melhor
perfil profissional ou escolar, para exercer uma ou mais fases exigidas pelo
sistema.
Parte III - Método de Aprendizagem e Aperfeiçoamento
Aprender, Demonstrar e Agir são 3 etapas utilizadas
no curso, para estimular a melhoria da “bagagem profissional” de cada
participante, com o uso de TI – Tecnologia da Informação, Pesquisa de Dados,
Análise de projetos já aprovados, Identificação de possíveis inconsistências e
eventuais erros nas diversas fases de dados do sistema, de forma a obter uma
melhor aprovação da proposta, bem como, dos ajustes do plano de trabalho, da
execução do projeto e, da correta prestação de contas.
Parte IV - Formação básica
dos Participantes
A cada participante é recomendado possuir o perfil:
escolaridade mínima de 2º. Grau, noções básicas de operação de computadores e,
uso de sistema operacional Windows, bem como, de aplicativos básicos de textos
e planilhas.
Parte V – Participantes com
Perfis Recomendados (*)
1º. Dia de Curso:
- Na Fase de Introdução, Cadastro, Consultas de
Programas, Elaboração de Propostas/Projetos/Planos de Trabalho: Qualquer
operador de Informática
2º. Dia de
Curso:
- Na Fase de Execução de Contratos: a) Licitações –
Assistentes e gestores de compras, ou do jurídico b) Liquidação – Assistentes,
técnicos e Gestores das áreas financeiras, orçamentárias e contábeis, e c)
Pagamentos por OBTV e d) Prestação de Contas – Assistentes e técnicos
financeiros ou contábeis.
(*) A recomendação acima é feita apenas para melhor
aproveitamento da experiência ou do conhecimento educacional dos participantes,
visando uma melhor uniformização e aprendizagem do grupo em cada tema do
conteúdo.
Parte VI – Conteúdo do
Curso
Fase I – Introdução,
Cadastro, Consulta de Programas
a) Introdução
ao Sistema SICONV
- Visão
gráfica da integração de Atividades X Órgãos Concedentes X Órgãos
Fiscalizadores X Proponentes e demais integrantes
- Resumo
das demais Fases do SICONV e do perfil desejável de cada Usuário
b)
Cadastro
- Cadastramento do proponente (dados alimentados no sistema SICONV na
internet)
- Detalhes do cadastramento de cada tipo de proponente (Administração
Pública Municipal, Administração Pública Estadual, Empresa Pública, Organização
da Sociedade Civil, Consórcio Público, Organismos Internacionais)
- Credenciamento do proponente (documentos de comprovação do
cadastramento)
- Certidões e declarações necessárias para OSCs
- Estatuto Social para OSCs
- Dados e documentos dos Dirigentes
- Comprovação de Exercício de atividades para OSCs
c)
Consulta de Programas
- Consulta ao catálogo básico de Programas por Órgãos Concedentes
- Consulta prática aos editais de Programas em aberto para 2018
- Baixa dos Editais de Chamamento Público de interesse de cada
participante
- Regras de Contrapartidas (Financeiras e em Bens e Serviços)
Fase II - Elaboração
de Propostas/Plano de Trabalho/Projeto Viável Econômico/Social
- Uso de Programas escolhidos para cada projeto ou
projeto para modelo simulado
- Inclusão de proposta com valores e cálculos
previamente elaborados
- Detalhes nos dados do Plano de trabalho
compatível com a proposta, termo de referência, anexos, pesquisas de fontes de
dados estatísticos, pesquisas de preços e demais dados
- Preenchimento de proposta – uma única proposta
para cada participante, que deve compartilhar a participação com os membros da
equipe de trabalho (mediante partes do Plano de Trabalho)
- Equipe (time) de Participantes – com coordenação
do projeto e demais profissionais necessários
- A interveniência técnica, quando necessário ao
desenvolvimento e execução do projeto
- Cronograma físico – Definições de Metas e Etapas
conforme permitido no orçamento público
- Cronograma de desembolso Financeiro, conforme as
parcelas, metas e etapas da Proposta
- Contrapartida em Bens e serviços, nos percentuais
permitidos no edital do Programa
- Plano de aplicação Detalhado, com a pesquisa de
itens de obras, bens e serviços, na classificação orçamentária das contas,
conforme enquadramento permitido
- Anexos a enviar pelo gestor do convênio, conforme
exigências e necessidades de seleção e aprovação da Proposta diferenciada para
melhor aprovação do órgão concedente.
Fase III - Termo de Referência/Projeto Básico
- Modelos Práticos de Termos de Referência, quando
não publicados no Chamamento Público
- Modelos de preenchimento, destacando os
principais pontos fortes da Proposta
Fase IV – Análise Prévia e Envio
da Proposta, com Acompanhamento dos Pareceres
- Verificação prévia do Extrato da Proposta e
ajustes necessários antes do envio
- Verificação da rotina de impressão do Extrato,
coleta de assinatura e envio da proposta
- Acompanhamento diário ou semanal dos Pareceres
- Ajustes ágeis do Plano de Trabalho, recomendados
nos Pareceres
- Apresentação de recursos técnicos e legais,
quando da recusa da proposta, quando corretamente apresentada nos termos
exigidos
Fase V – Formalização do
Contrato de Convênio, Repasse, Termo de Fomento ou Cooperação
- Demonstração geral de cada um dos tipos de
contratação
- Responsabilidades dos participantes, agentes
financeiros, e demais comprometidos
Fase VI - Execução do
Contrato
a)
Responsabilidades dos gestores e demais envolvidos
na execução
-
Nomeação dos gestores: do contrato, das licitações,
das liquidações, do financeiro
-
Cadastramento dos usuários, conforme perfis
adequados
b)
Etapas das Licitações e contratações
-
Cumprimento integral das normas legais e
contratuais
-
Licitações em proponentes da Administração Pública
-
Cotações em proponentes da Organização Privada
-
Pareceres técnicos e legais por escrito, como
respaldo dos processos
c)
Etapas das Liquidações
-
Análise do processo licitatório, de acordo com o
contrato e as normas legais
-
Análise da documentação legal e do cadastro dos
fornecedores
-
Análise da documentação fiscal que acompanha os
produtos e serviços, de acordo com o contrato do convênio, contrato de
fornecimento, as normas tributárias e fiscais.
d)
Etapas dos Pagamentos
-
Cadastro do gestor financeiro e dos operadores de
OBTVs, junto ao Sistema SICONV e na Instituição Financeira intermediária do
repasse;
-
Cadastro dos Fornecedores junto ao Sistema SIAFI,
de acordo com as normas do Governo Federal;
-
Inclusão das OBTVs de acordo com os tipos
permitidos e, de acordo com as normas do processo de pagamentos governamentais
-
Emissão dos Relatórios de OBTVs, visando as
conciliações bancárias e as eventuais pendências de pagamentos
-
Rua dos Goitacazes 71, 71, Sala 813, Centro Belo Horizonte, MGLocal
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