05 fev - 2024 • 18:00 > 08 fev - 2024 • 21:00
Gratuito. Vagas limitadas.
É necessário se inscrever para participar de cada atividade. Não será permitido aos participantes se inscrever em mais de uma atividade no mesmo horário. Certificados serão emitidos mediante credenciamento.
Para as atividades online, os participantes receberão o link de acesso via e-mail.
Das 18h00 às 19h30 – Palestra 1 PROEPRE: Educação inovadora para todas as crianças
Local: LL02 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: A Educação não é estática, assim como o PROEPRE também não é. O programa de Educação Pré Escolar e do Ensino Fundamental foi criado por Orly Zucatto Mantovani de Assis em 1976, e vem construindo em sua trajetória ações que contribuem para que os professores possam aperfeiçoar suas estratégias nos processos de transformação das escolas. Os cursos do PROEPRE têm como objetivo formar educadores capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e jovens nos aspectos físico, intelectual, afetivo e sociomoral, assegurando-lhes, assim, o direito à educação integral. Sabemos que o mundo de amanhã para as crianças de hoje será um mundo diferente. Portanto, precisamos oferecer às crianças e jovens uma escola em que sejam participantes ativos – que faz, pensa, age planeja, raciocina e se desenvolva plenamente -, por meio de experiências significativas e que envolvem as dimensões de sentimentos, interesses, curiosidade e cooperação em total conexão com a vida. O PROEPRE tem uma história, que foi escrita por todos os educadores que assumiram o compromisso de fazer com que as crianças e jovens encontrem um ambiente educacional que propicie tudo o que seja necessário para viver em uma sociedade cada vez mais dinâmica e desafiadora, para que possam promover transformações sociais, culturais, políticas, tecnológicas e científicas que garantam a paz e uma vida saudável.
Das 19h30 às 21h00 – Palestra 2 Piaget na Educação Infantil: a importância do brincar no desenvolvimento da criança
Local: LL02 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: A Função Semiótica ou Simbólica, característica do período pré-operatório, abre infinitas possibilidades da criança reviver situações que lhe causaram medo, alegrias, angústias, por meio do jogo simbólico ou faz-de-conta. A criança vivencia sua própria história de vida, expressando na brincadeira seus sentimentos e emoções. A psicologia genética reconhece o jogo simbólico como uma atividade singularmente importante, possibilitando uma percepção da criança em seus aspectos motor, afetivo, social e moral.
Das 18h00 às 19h30 – Minicurso 1 A atualidade da teoria de Jean Piaget: Contribuições das neurociências
Via Google Meet
Ementa: A Neurociência nos aponta, por meio de seus estudos, que o desenvolvimento do cérebro decorre da integração entre o corpo e o meio em que os indivíduos estão inseridos. Suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo trazem clareza e precisão para estudos oriundos do século passado. Nesse sentido, também em seus estudos, Jean Piaget sempre considerou a maturação do sistema nervoso uma condição necessária, embora não suficiente, do desenvolvimento cognitivo. Tais afirmações trazem a tona possíveis convergências entre os estudos neurocientíficos a respeito do desenvolvimento e os estudos em Psicologia Genética do psicólogo e biólogo Jean Piaget. Neste sentido, o minicurso " A atualidade da teoria de Jean Piaget: Contribuições das neurociências", tem como principalmente objetivo pontuar importantes conexões entre as Neurociências e a teoria psicogenética de Jean Piaget, na qual o PROEPRE se fundamenta.
Das 19h30 às 21h00 – Oficina 1 Educação das relações étnico-raciais: Um Trabalho a partir da Lei Federal 11.645/2008
Via Google Meet
Ementa: A homologação da lei 10.639/03, posteriormente da lei 11.645/2008, juntamente com a resolução 01/2004 e o parecer 03/2004 do Conselho Nacional de Educação, garantiram a inclusão da educação das relações étnico-raciais na escola, porém ainda são poucas as propostas referentes à História e cultura Afro-brasileira e Africana. Promover reflexões e práticas de valorização e respeito às pessoas negras e indígenas, sua cultura e sua história, buscando desenvolver atividades educativas de combate ao racismo e a discriminação. Relacionar com o componente de história.
Das 18h00 às 19h30 – Oficina 2 PROEPRE - Vivências no protagonismo
Local: Sala LL01 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: Esta oficina tem como objetivo adentrar e entender os tipos de conhecimentos físicos. Traremos com experiências práticas, a ação sobre os objetos a fim de transformá-los, exemplificando o protagonismo infantil nas construções de seus conhecimentos.
Das 18h00 às 19h30 – Minicurso 2 As vivências e experiências na creche e o desenvolvimento infantil – Parte 1
Local: Sala LL02 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: este minicurso visa compreender a importância da creche no processo do desenvolvimento infantil. Serão abordadas as necessidades dos bebês e das crianças bem pequenas e a importância da primeira infância para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e físico. Por fim, será discutido o papel do professor nesse processo de vivências, conhecimentos e experiências.
Das 19h30 às 21h00 – Minicurso 3 A solicitação do meio no processo de inclusão escolar: compartilhando experiências
Local: Sala LL01 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: O presente minicurso discorre sobre aspectos relacionados à inclusão escolar – dificuldades, desafios e ações – apresentando experiências fundamentadas no PROEPRE.
Das 19h30 às 21h00 – Minicurso 2 As vivências e experiências na creche e o desenvolvimento infantil – Parte 2
Local: Sala LL 02 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: Por meio do brincar a criança explora e conhece o mundo físico e social ao qual faz parte. Nesta oficina será apresentada a importância do explorar para os bebês e as crianças bem pequenas. Serão apresentadas vivências práticas que proporcionam aos pequenos a oportunidade do descobrir.
Das 18h00 às 19h30 – Palestra 1 PROEPRE: Educação inovadora para todas as crianças
Via Google Meet
Ementa: A Educação não é estática, assim como o PROEPRE também não é. O programa de Educação Pré Escolar e do Ensino Fundamental foi criado por Orly Zucatto Mantovani de Assis em 1976, e vem construindo em sua trajetória ações que contribuem para que os professores possam aperfeiçoar suas estratégias nos processos de transformação das escolas. Os cursos do PROEPRE têm como objetivo formar educadores capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e jovens nos aspectos físico, intelectual, afetivo e sociomoral, assegurando-lhes, assim, o direito à educação integral. Sabemos que o mundo de amanhã para as crianças de hoje será um mundo diferente. Portanto, precisamos oferecer às crianças e jovens uma escola em que sejam participantes ativos – que faz, pensa, age planeja, raciocina e se desenvolva plenamente -, por meio de experiências significativas e que envolvem as dimensões de sentimentos, interesses, curiosidade e cooperação em total conexão com a vida. O PROEPRE tem uma história, que foi escrita por todos os educadores que assumiram o compromisso de fazer com que as crianças e jovens encontrem um ambiente educacional que propicie tudo o que seja necessário para viver em uma sociedade cada vez mais dinâmica e desafiadora, para que possam promover transformações sociais, culturais, políticas, tecnológicas e científicas que garantam a paz e uma vida saudável.
Das 19h30 às 21h00 – Minicurso 4 Ensinar e Aprender Matemática no PROEPRE – Ensino Fundamental
Via Google Meet
Ementa do curso: O que é importante ensinar e aprender em matemática no ensino fundamental, nas classes do Proepre? Reflexões sobre o uso de material concreto, o papel da representação e a sistematização.
Das 18h00 às 19h30 – Oficina 3 As contribuições da psicogênese para apropriação dos saberes geométricos: entre experimentações e reflexões
Local: Sala LL01 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: Fomentar reflexões, diálogos e experimentações relativas à compreensão e o desenvolvimento dos saberes geométricos endereçados aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por intermédio de atividades e “jogos de tabuleiro”. Trata-se, portanto, de uma proposta cujo objetivo consiste em promover apropriações e correlações com as quais se potencialize a organização e qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido ao longo do processo de ensino, por efeito da aprendizagem.
Das 19h30 às 21h00 – Oficina 4 O jogo como recurso para favorecer o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral da criança
Local: Sala LL02 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: Os jogos são elementos importantes na rotina escolar, pois promovem interação entre os pares e possibilitam o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral nas crianças. Jean Piaget, considerava os jogos como próprio do universo infantil e é através deles, que as crianças começam a desenvolver suas habilidades e interesses. Ao coordenar mentalmente ações de operações e estratégias para resolução dos problemas que surgem, a criança vai desenvolvendo o conhecimento lógico- matemático. Com atividades de jogos, o professor consegue avaliar as dificuldades das crianças, como ela raciocina numericamente e propor mudanças nas regras para que todos participem, conforme grau de dificuldade ou interesse das crianças.
Das 18h00 às 19h30 – Minicurso 5 A construção do possível e do necessário: implicações para as intervenções pedagógicas na educação infantil e no ensino fundamental
Via Google Meet
Ementa: Aspectos teóricos e práticos envolvendo a construção dos instrumentos cognitivos - possível e necessário. Apresentação de duas provas operatórias para avaliação do possível e do necessário. Análise das implicações pedagógicas decorrentes para os contextos de educação infantil e ensino fundamental.
Das 18h00 às 19h30 – Minicurso 6 O que significa fazer e pensar a Educação financeira e consumo consciente na infância?
Via Google Meet
Ementa É fato que situações envolvendo dinheiro e consumo fazem parte da vida das pessoas. No entanto, ainda causa estranheza aos adultos tratar desses temas com as crianças. Conversar sobre o que significa pensar e fazer educação financeira e para o consumo consciente desde a infância, é o objetivo desse minicurso. Nele serão apresentados dados de estudos, pesquisas e exemplos práticos que reconhecem nos contextos de vida cotidiana, oportunidades para promover a educação financeira e consumo consciente.
Das 19h30 às 21h00 – Minicurso 7 Construtivismo e educação infantil
Via Google Meet
Ementa: O construtivismo é uma teoria epistemológica desenvolvida por Jean Piaget, sendo a construção do conhecimento o cerne desta teoria. Este minicurso pretende discutir as contribuições desta teoria para o desenvolvimento infantil a partir da proposta proepriana, construída pela professora Dra Orly Zucatto Mantovani de Assis.
Das 19h30 às 21h00 – Oficina 5 Brincadeiras sérias para o Ensino Fundamental: O desenvolvimento das estruturas infralógicas
Via Google Meet
Ementa: O brincar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizado de crianças em idade escolar, incluindo o Ensino Fundamental. Proporcionar momentos em que a brincadeira esteja ativa também no Ensino Fundamental, auxilia no desenvolvimento socioemocional, estimula à criatividade e imaginação, proporciona motivação para a aprendizagem e promove o desenvolvimento cognitivo. Esta oficina tem como principal objetivo compartilhar brincadeiras para o Ensino Fundamental tendo em vista o importante papel do brincar para o desenvolvimento cognitivo.
Das 18h00 às 19h30 – Minicurso 8 Intencionalidades... Traçando percursos pedagógicos
Local: Sala LL01 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: Os primeiros anos de vida são notáveis para o desenvolvimento humano em todos os aspectos. Por isso, é imperativo que as ações educativas vivenciadas nas creches e pré-escolas sejam permeadas de intencionalidades pedagógicas mediadas por um documento norteador que reflita as concepções, os valores, os desejos e as necessidades das crianças.
Cabe destacar que o planejamento deve ter um caráter comunicativo, ou seja, sua apresentação que comunica com clareza os objetivos, a intencionalidade do professor, descreve as experiências que irão compor o contexto educativo e traz uma reflexão que irá impulsionar os próximos planejamentos.
Nessa perspectiva, o planejamento precisar marcar seu caráter educativo, ou seja, não pode ser organizado como uma sequência de ações desconexas que não fazem sentido para as crianças e acabam apenas preenchendo seu tempo na instituição. O planejamento é um documento que apresenta toda intencionalidade pedagógica e respeito aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Das 18h00 às 19h30 – Minicurso 9 A solicitação do meio e os alunos considerados com Transtorno do Espectro do Autismo
Local: Sala LL02 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: Partindo do princípio de que a solicitação do meio favorece o desenvolvimento das crianças consideradas com Transtorno do Espectro do Autismo, apresentaremos algumas atividades que contribuem nos aspectos intelectual, afetivo e social. Fundamentado na teoria de Piaget, o processo de construção de seu próprio conhecimento em pessoas com TEA ocorre de maneira natural, proporcionando uma qualidade de vida favorável ao melhorar sua vida escolar, familiar e social.
Das 19h30 às 21h00 – Oficina 1 Educação das relações étnico-raciais: Um Trabalho a partir da Lei Federal 11.645/2008
Local: Sala LL01 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: A homologação da lei 10.639/03, posteriormente da lei 11.645/2008, juntamente com a resolução 01/2004 e o parecer 03/2004 do Conselho Nacional de Educação, garantiram a inclusão da educação das relações étnico-raciais na escola, porém ainda são poucas as propostas referentes à História e cultura Afro-brasileira e Africana. Promover reflexões e práticas de valorização e respeito às pessoas negras e indígenas, sua cultura e sua história, buscando desenvolver atividades educativas de combate ao racismo e a discriminação. Relacionar com o componente de história.
Das 19h30 às 21h00 – Minicurso 11 A solicitação do meio pela literatura e a construção das estruturas da inteligência
Local: Sala LL02 da Faculdade de Educação da Unicamp
Ementa: O objetivo deste minicurso é oferecer aos participantes uma proposta de solicitação meio pela literatura que propicie o desenvolvimento do raciocínio da criança e possibilite a construção de instrumentos que permitam adaptar-se de maneira mais evoluída às situações apresentadas pela vida cotidiana.
Das 18h00 às 19h30 – Minicurso 10 Educação para a Paz: o que fazemos, como fazemos
Via Google Meet
Ementa: O minicurso apresenta relações entre conceitos e princípios da Psicologia Genética e a Educação para a Paz, por meio de reflexões sobre casos reais que envolvem conflitos, conforme os conceitos e princípios apresentados.
Das 19h30 às 21h00 – Minicurso 12 PROEPRE e Inclusão Escolar
Via Google Meet
Ementa: O minicurso propõe a construção de aproximações teórico-práticas entre o PROEPRE e a Inclusão Escolar.
Site do LPG: www.proepreemacao.com.br
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária
Campinas, SP
Faculdade de Educação da Unicamp
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.