Login
O evento já encerrou...
Seminário Patrimônio Geológico Cárstico e Espeleológico
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Seminário Patrimônio Geológico Cárstico e Espeleológico

17 ago - 2021 • 20:30 > 20 ago - 2021 • 22:00

Evento Online

Descrição

(TRANSMISSÃO CANAL SBE YOUTUBE https://www.youtube.com/watch?v=Y_zDaNb-QME)

O Seminário Patrimônio Geológico Cárstico e Espeleológico será um fórum para compartilhar experiências de trabalho e refletir sobre conceitos, técnicas e legislação envolvendo duas temáticas intrinsecamente conexas - o Patrimônio Geológico e o Patrimônio Espeleológico. Elementos do patrimônio espeleológico notáveis sob o ponto de vista geológico, ou, sítios que sejam representativos ou expressões (resultados) de eventos, processos, circunstâncias ou fenômenos alusivos à história evolutiva da Terra em contextos geográficos e temporais específicos (carstes e carstificação), também podem ser considerados elementos do patrimônio geológico.

O inventário do patrimônio geológico, assim como a classificação da relevância das cavidades naturais subterrâneas, buscam discriminar locais que precisam ser conservados em vista da sua importância, interesses e significados diversos, sejam científicos, educativos/didáticos, turísticos ou culturais. Mas, até que ponto há convergência teórico-metodológica entre ambos? Há lacunas a preencher e medidas operacionais ou legais a ajustar para a sinergia dos estudos e inventários? Estas reflexões, entre outras questões pertinentes, serão ponto de partida para a definição de diretrizes e procedimentos para a composição da Lista Indicativa do Patrimônio Geológico do Brasil com os Geossítios ou Lugares de Interesse Geológico (LIGs) de natureza cárstica e espeleológica.

O evento está organizado em cinco blocos de conteúdo:  

  • o primeiro bloco destina-se a uma revisão conceitual ("patrimônios" geológico e espeleológico  - pontos convergentes, divergentes, requisitos legais, lacunas....), partindo de exemplos concretos de inventários de patrimônio geológico, em que pesem diferentes temáticas e métodos aplicados, apurando-se paralelos com as definições formais/legais de enquadramento do grau da relevância das cavernas; 
  • O segundo bloco será um exercício inicial para discriminar contextos cársticos e espeleológicos de especial interesse, não apenas pela distinção litológica ou morfológica, mas por somatório de outros fatores que dão causa à diversidade de ambientes cársticos existentes no país, ou, a geodiversidade cárstica do Brasil. O inventário dos elementos (cavernas, sistemas espeleológicos, feições cársticas, arranjos ambientais....) mais representativos de cada contexto é essencial para retratar essa importante geodiversidade
  • o terceiro bloco está voltado à identificação de critérios de seleção dos elementos mais notáveis nos diferentes contextos cársticos, em função de valores geológicos específicos  e outros interesses associados -  os Geossítios Cársticos e Espeleológicos;  
  • o quarto bloco tratará da principal ferramenta usada no inventário do patrimônio geológico em nível nacional  - a plataforma GEOSSIT (www.cprm.gov.br/geossit), enfocando os aspectos qualitativos (descritivos) e quantitativos (valores de importância, potencial uso e risco de degradação) dos sítios cadastrados, as lacunas de conteúdo e método, abrindo-se expectativas para o aprimoramento do sistema, considerando as particularidades do patrimônio espeleológico; 
  • o quinto bloco prevê as sínteses e encaminhamentos práticos visando a identificação dos Geossítios Cársticos e Espeleológicos que deverão integrar a Lista Indicativa do Patrimônio Geológico do Brasil,  envolvendo discussão acerca de um marco regulatório para o tema no país. 

O Seminário é uma iniciativa vinculada ao Inventário do Patrimônio Geológico do Brasil – um projeto coordenado pelo Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM de caráter eminentemente colaborativo, pois conta com as expertises nos diversos campos das geociências, individuais ou reunidas em diferentes instituições e regiões do país. O evento está sendo concretizado a partir do engajamento e parceria da Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE, do Centro de Pesquisa e Conservação de Cavernas  ICMBio/CECAV, da Pontifícia Universidade Católica  PUC-Minas e da Universidade Federal de Minas Gerais  IGC/UFMG, contando ainda com a excelência de palestrantes, mediadores e debatedores que irão compartilhar suas experiências, opiniões críticas e visão de futuro sobre o tema.

Estão todos convidados a se engajarem também. 
Acompanhem de perto! Participem!


ORGANIZADORES:

Mylène Berbert-Born  - MCTer-SGB/CPRM
Allan Calux  - SBE
Luiz Travassos  - PUC-Minas e IGC/UFMG
Jocy  Brandão Cruz  - ICMBio/CECAV
Darcy José dos Santos  - 
ICMBio/CECAV
Cláudia Simone da Luz Alves  - 
ICMBio/CECAV




O primeiro bloco do Seminário (dia 16) destina-se a uma revisão conceitual sobre os termos "patrimônio geológico" e "patrimônio espeleológico", partindo de exemplos concretos de inventários de patrimônio geológico e geomorfológico, em que pesem diferentes temáticas e métodos aplicados. O paralelo com as definições formais de enquadramento do grau da relevância das cavernas, previstas na legislação que trata do patrimônio espeleológico, será um dos pontos de observação. Confira abaixo as palestras do dia!


O segundo bloco será um exercício inicial para discriminar contextos cársticos e espeleológicos de especial interesse, não apenas pela distinção litológica ou morfológica, mas por somatório de outros fatores que dão causa à diversidade de ambientes cársticos existentes no país, ou, a geodiversidade cárstica do Brasil. O inventário dos elementos (cavernas, sistemas espeleológicos, feições cársticas, arranjos ambientais....) mais representativos de cada contexto é essencial para retratar essa importante geodiversidade.



O terceiro bloco fará uma panorâmica sobre valores e diferentes interesses relacionados às cavernas e ambientes cársticos, mostrando perspectivas e dimensões variadas da sua natureza e importância, inclusive sob pontos de vista da ocupação e uso desses territórios. Essa visão ajudará a delimitar a aplicação e a discriminar os critérios mais adequados à seleção dos elementos mais notáveis nos diferentes contextos cársticos – os Geossítios Cársticos e Espeleológicos – em função de valores geológicos específicos e de interesses que possam estar diretamente relacionados a eles. Será momento para também se refletir sobre o que vem sendo feito para reconhecer e conservar esses valores. 



quarto bloco tratará da principal ferramenta usada no inventário do patrimônio geológico em nível nacional  - a plataforma GEOSSIT (www.cprm.gov.br/geossit), enfocando os aspectos qualitativos (descritivos) e quantitativos (valores de importância, potencial uso e risco de degradação) dos sítios cadastrados, bem como possíveis lacunas de conteúdo e método relacionadas aos elementos cársticos e espeleológicos. Os aspectos educativos, turísticos e culturais muitas vezes associados a esses elementos terão um foco específico nesse bloco. Necessidades de aprimoramento do sistema podem ser evidenciadas, considerando as particularidades do patrimônio espeleológico.



DETALHES DA PROGRAMAÇÃO SERÃO DIVULGADOS DIARIAMENTE!




Termos e políticas

Evento online

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Mylène Berbert-Born

Pesquisador em Geociências, Museu de Ciências da Terra - MCTer, Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM. [email protected] www.cprm.gov.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.