App Sympla
Baixe agora
Evento encerrado

Seminário Paraibano de Política Urbana

Centro Cultural IAB.pb - João Pessoa, PB
19 de novembro de 2018, 09h - 20 de novembro de 2018, 22h

Inscrição

Ingresso único
Grátis
Inscrições até 18/11/2018
Encerrado

Descrição do evento

O Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CEAU-CAU/PB), formado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba (IAB.pb), pelo Sindicato dos Arquitetos da Paraíba (SINDARQ-PB) e pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – Regional Nordeste (FeNEA), realizam o “Seminário Paraibano de Política Urbana”.

O evento paraibano foi desenvolvido nos moldes do “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades humanas, justas e sustentáveis”, realizado na cidade de São Paulo nos dias 03 e 04 de julho, cujo objetivo é realizar uma mobilização política dos arquitetos e urbanistas para transformar a qualidade de vida da população. O evento nacional foi organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), pela Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e pelo CAU/SP.

Em João Pessoa, o “Seminário Paraibano de Política Urbana” acontecerá entre os dias 19 e 20 de novembro, em João Pessoa. Serão debatidos temas urgentes e inerentes às cidades, trazendo os desafios da gestão urbana e as possíveis ferramentas e estratégias de atuação para a melhoria da qualidade de vida nas urbes.

Assim como no Seminário Nacional de Política Urbana, o Seminário Paraibano elaborará uma carta compromisso dos Arquitetos e Urbanistas ao governador eleito em 2018, em defesa do Direito à Cidade.





Acompanhe os eixos temáticos das mesas de debate do Seminário Paraibano de Política Urbana:

TERRITÓRIOS TRADICIONAIS, CULTURAIS, CENTROS HISTÓRICOS E GESTÃO DEMOCRÁTICA: Respeito, investimento e preservação de territórios de povos tradicionais como terras indígenas, territórios quilombolas e de atividades culturais em áreas urbanas, além de explorar as diversas abordagens da participação das pessoas na construção das cidades, desde as arenas institucionais e suas limitações/fragilidades a outras formas de participação e debate, como os coletivos urbanos;

TERRITÓRIOS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E CIDADES PEQUENAS E MÉDIAS: Nova agenda urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), APPs em áreas urbanas, das regiões de florestas e da preservação das bacias hidrográficas.

COMPLEXOS TERRITORIAIS: Principais abordagens: urbanização de favelas/ocupações informais, segurança pública, geração de emprego e renda, política de drogas e investimentos em infraestrutura;

TERRITÓRIOS METROPOLITANOS E PRODUTIVOS: Governança, funções e instrumentos metropolitanos, relação com as cidades que compõem a metrópole, densidade populacional e oportunidades de trabalho e ocupação geradora de renda;

ESTRUTURAÇÃO URBANA: HABITAÇÃO SOCIAL, MOBILIDADE E USO DO SOLO: Distribuição da ocupação do espaço urbano, a aproximação da moradia com o trabalho, mobilidade, o uso social e o acesso à terra urbana, densidade urbana e a promoção qualidade de vida nas áreas urbanizadas.



Os debates acontecerão sempre na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento da Paraíba, IAB.pb, localizada no Largo São Frei Pedro Gonçalves, 02, Varadouro, Centro Histórico de João Pessoa (casa verde ao lado do Hotel Globo).

O evento será aberto ao público e será mais um momento para a sociedade, os profissionais e nossas entidades se manifestarem assertivamente pela temática do direito à cidade, e garantir o compromisso de desenvolvimento de políticas públicas no estado da Paraíba.

Sobre o produtor

CEAU-CAU/PB

Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CEAU-CAU/PB), formado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba (IAB.pb), pelo Sindicato dos Arquitetos da Paraíba (SINDARQ-PB) e pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – Regional Nordeste (FeNEA).

Local

Centro Cultural IAB.pb
Largo de São Frei Pedro Gonçalves, 02, Centro Histórico, Varadouro
João Pessoa, PB

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.