App Sympla
Baixe agora

Seminário Internacional: Práticas Inclusivas e as Fronteiras da Exclusão

O evento já encerrou...

Ver evento

explore outros eventos como esse

Evento encerrado

Seminário Internacional: Práticas Inclusivas e as Fronteiras da Exclusão

Auditório Deputado Belarmino Lins - Manaus, AM
11 de setembro de 2019, 17h - 12 de setembro de 2019, 21h30

Ingressos

UEA
Grátis
Vendas até 11/09/2019
Encerrado
UFAM
Grátis
Vendas até 11/09/2019
Encerrado
Outros Órgãos Públicos
Grátis
Vendas até 11/09/2019
Encerrado
Instituições privadas
Grátis
Vendas até 11/09/2019
Encerrado

Descrição do evento


 

Participantes








Profa. Dra. Ara Wilson

Professora Associada de Estudos de Gênero, Sexualidade e Feministas, Seu trabalho faz contribuições analíticas e empíricas para o estudo feminista da globalização e para o que chamo de queer political economy (QPE). Combinando abordagens de Estudos de Ciência e Tecnologia (STS) com teorias materialistas, investe em pesquisas empíricas, especialmente representações etnograficamente informadas da vida sob o capitalismo global. Essa direção também envolveu a reflexão sobre categorias e estruturas analíticas, como intimidade, infraestrutura ou gênero. Conduz trabalho de campo a longo prazo em Bangkok, na Tailândia, e pesquisas de curto prazo em outros espaços transnacionais, como conferências de ONGs. Lecionou uma série de cursos de graduação em Estudos de Gênero e regularmente ensino Dinheiro / Sexo / Poder e Natureza / Nutrição-Sexo / Gênero. No nível de pós-graduação, ministrou seminários sobre teoria feminista transnacional; desenho de pesquisa; a infraestrutura; sexualidade; e abordagens econômicas políticas.



                                                                                                                



















Profa. Dra. Toni Williams


Ingressou na Kent Law School em junho de 2007. Seu trabalho baseia-se em diversas estruturas analíticas, incluindo análises econômicas críticas e institucionais do direito, teoria sócio jurídica, teoria feminista e teoria da raça crítica e publica nas áreas de regulação de finanças do consumidor, inclusão social e financeira; desenvolvimento econômico. Teve seus trabalhos publicados no Brasil, Canadá, Austrália e EUA, além do Reino Unido. O tema unificador de seu trabalho é a implantação de métodos contextualizados para realizar análises críticas sistemáticas das relações do direito com a justiça social. A pesquisa do professor Williams foi reconhecida por meio de posições de visita e convites financiados para falar em vários países, incluindo Brasil, Colômbia, Hong Kong, Canadá, Alemanha, Austrália e Estados Unidos e por solicitações de trabalho com ONGs no Canadá, Reino Unido.











Prof. Dr. Luis Eslava, Kent Law School.

Leciona e pesquisa nas áreas de Direito Internacional, Teoria e História Jurídica Internacional, Desenvolvimento Internacional, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Público Comparado, Antropologia do Direito Internacional, Governança Global e Economia Política Global, Direito e Política Urbana. Membro ativo da Rede de Abordagens do Terceiro Mundo ao Direito Internacional (TWAIL). Reunindo insights da antropologia, história e teoria jurídica e social, seu trabalho se concentra nas múltiplas maneiras pelas quais as normas, aspirações e práticas institucionais, tanto antigas como novas, vêm à tona e se tornam parte de nossa vida cotidiana, argumentando que é preciso prestar atenção a essa relação co-constitutiva entre o direito internacional "lá em cima" e a vida "aqui embaixo". Neste espírito, suas publicações avançam uma série de novos parâmetros metodológicos e estudos de caso aplicados que visam lançar luz sobre o trabalho ao mesmo tempo ideológico e material, no nível do solo, que é feito todos os dias pelo direito internacional, convidando o leitor, para questionar qual deveria ser a nossa resposta. É membro sênior da Melbourne Law School , professor internacional na Universidad Externado de Colombia , e membro principal do corpo docente do Instituto de Direito e Política Global da Harvard Law School. É também co-diretor da Rede de Pesquisa Colaborativa em Direito e Política Internacional da Associação de Direito e Sociedade (LSA) e membro do conselho editorial de Humanidade: Revista Internacional de Direitos Humanos, Humanitarismo e Desenvolvimento ; a Revisão da Lei Latino-Americana ; e Contexto: Revista de Derecho Económico. Nos últimos anos, tem se interessado pelo surgimento de jurisdições locais (por exemplo, cidades e municípios) no cenário internacional, usando uma abordagem etnográfica. Seu trabalho de campo e redação nesta área questiona as razões e contradições que acompanharam essa tendência, usando diferentes locais no Sul Global como estudo de caso. Essa linha de trabalho o levou a Bogotá, Rio de Janeiro, Istambul e, mais recentemente, a Cali.

 










Profa. Dra. Donatella Alessandrini, Kent Law School.

Concluiu seu doutorado em Birkbeck, Universidade de Londres, em 2007. Seu trabalho anterior concentrou-se na economia política do "desenvolvimento" em relações comerciais multilaterais, com ênfase na Organização Mundial do Comércio (OMC). Ela está atualmente trabalhando em dois projetos. O primeiro visa fornecer uma análise sustentada da contribuição da OMC para a proliferação de cadeias globais de valor e para a distribuição desigual do valor econômico produzido ao longo dessas cadeias. Também visa desenvolver uma estrutura conceitual que possa abranger adequadamente as atividades produtivas e reprodutivas dos trabalhadores envolvidos no comércio da cadeia de valor. O segundo projeto se preocupa em explorar abordagens contemporâneas para entendimentos conceituais e normativos da produção de valor nas economias financeiras. Sua pesquisa está na interseção entre lei e economia política, com um interesse particular em estudos de desenvolvimento, literatura crítica sobre comércio e desenvolvimento, economia política feminista e teoria política. Seu trabalho anterior concentrou-se na economia política do "desenvolvimento" nas relações comerciais multilaterais, com ênfase na Organização Mundial do Comércio.

 












Prof. Dr. Emílio Peluso Neder Meyer, Universidade Federal de Minas Gerais.

Professor Residente no IEAT - Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG no período 2018-2019. Pesquisador em Produtividade PQ no CNPQ (304158/2018-6). Pesquisador Mineiro Fapemig PPM XI (00272-17). Fellow no Kings College Transnational Law Summer Institute (2016). Desenvolveu pesquisa em nível pós-doutoral perante o Kings College Brazil Institute, em Londres, em colaboração com o Professor Anthony Pereira (2014-2015). Recebeu o Prêmio CAPES de Tese em Direito, o Grande Prêmio UFMG de Teses e o Prêmio UFMG de Teses em Direito em 2013. É Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFMG (2012). Possui Mestrado em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFMG (2006). Foi bolsista do CNPQ em ambos os cursos de pós-graduação stricto sensu. Foi Professor Adjunto I da Universidade Federal de Ouro Preto. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da UFOP. Possui Graduação em Direito pela Faculdade Mineira de Direito da PUCMinas (2002). Atualmente, é Professor Adjunto IV de Teoria da Constituição, Teoria do Estado e Direito Constitucional no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFMG (Mestrado e Doutorado). É membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG. É membro do IDEJUST - Grupo de Estudos sobre Internacionalização do Direito e Justiça de Transição. É coordenador do Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da UFMG. Foi coordenador da Secretaria Executiva da Rede Latino-Americana de Justiça de Transição (2016-2017). Membro da Critical Transitional Justice Network. Membro da International Law and Politics Collaborative Research Network. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito, Direito Constitucional, Constituição, Controle de Constitucionalidade, Justiça de Transição, Anistia e Direitos Humanos. Possui experiência na advocacia privada, na área de Direito Público.











Prof. Mestre Esteban Hoyos Ceballos, Universidad EAFIT: Inspira Crea Transforma – EAFIT.

Advogado na Universidad de Los Andes. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Cornell University em Ithaca, Nova York. Ele também é candidato a doutor em direito (JSD) da mesma universidade. Antes de ingressar na EAFIT University, o professor Hoyos era assistente judicial do Tribunal Constitucional colombiano. É professor em tempo integral na EAFIT University Law School desde janeiro de 2006. Estudou direito na Universidad de Los Andes. Tem interesses acadêmicos e de pesquisa em Direito Constitucional colombiano, Direito Constitucional Comparativo, Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Educação Jurídica Clínica e Direito de Interesse Público. 

 

 


 








Profa. Dra. Ana Paula Camelo, Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Doutora em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio de doutorado sanduíche em 2013-2014 na University of Sussex (Inglaterra), no departamento de Science and Technology Policy Research. Mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), também da Unicamp (2011). Possui graduação em Comunicação Social - com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente pesquisadora e gestora de projetos no Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI), na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, e pesquisadora colaboradora no Departamento de Política Científica e Tecnológica (IG/Unicamp). Participou diversas vezes do Programa de Estágio Docente - PED, da Unicamp, em disciplinas de graduação do Instituto de Geociências. Atua com ensino, pesquisa, avaliação de projetos e atividades afins nas áreas relacionadas: Divulgação científica e Cultural; Análise de Políticas Públicas; Política de Ciência e Tecnologia (C&T); Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESCT); Métodos de Pesquisa Qualitativa; Inovação Responsável.












Profa. Dra. Maria Fernanda Salcedo Repolês, Universidade Federal de Minas Gerais.

Professora Associada da Faculdade de Direito da UFMG, no Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito (DIT). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Tempo, Espaço e Sentidos de Constituição. Membro do Programa de Pesquisa e Extensão Polos de Cidadania. Membro do Comitê Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT-UFMG). Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa CNPq. Possui graduação em Direito (1996), Mestrado em Filosofia Social e Política (2000) e Doutorado em Direito Constitucional (2006), todos obtidos na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT-UFMG) no período de agosto de 2016 a julho de 2017. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG (2013-2015). Seus principais interesses teóricos na área de Direito são Sociologia Jurídica, Filosofia do Direito e História do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: tempo e espaço no direito, desobediência civil, história e cultura das instituições jurídicas brasileiras, interseccionalidade e direitos fundamentais, arte e direito, modernidade e colonialidade, pensamento liminar.









Prof. Dr. Thomas da Rosa de Bustamante, Universidade Federal de Minas Gerais.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), com período de investigação na University of Edinburgh, Reino Unido, como bolsista da CAPES. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, onde é Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito. Foi docente (Lecturer) do corpo permanente da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido, por dois anos completos (2008 a 2010) e Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (de 2004 a 2008), onde exerceu a função de Chefe de Departamento. Coordenou de Projetos de Pesquisa financiados pelo CNPQ, pela FAPEMIG e pelo CNJ. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - PQ-Nível 2 (bolsa temporariamente suspensa a partir de novembro de 2018, para assumir outros compromissos) .Foi também contemplado com recursos do programa Pesquisador Mineiro - PPM VIII (2014), da FAPEMIG. Realizou (de março de 2015 a fevereiro de 2016) estágio de pós-doutorado na USP, com bolsa da FAPESP. Tem publicações em português, inglês, francês e espanhol e experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do Direito, Filosofia do Direito, Filosofia Política, Teorias da Argumentação Jurídica, Hermenêutica Jurídica, Direitos Fundamentais e Direito Constitucional.



 











Prof. Dr. Fabrício Bertini Pasquot Polido, Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Professor Adjunto de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFMG. Doutor em Direito Internacional (magna cum laude) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Realizou estudos de Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com período de intercâmbio internacional na Eberhard-Karls-Universität Tübingen, Alemanha. Master in Laws (LL.M.) pela Università degli Studi di Torino, Itália. Foi Pesquisador Visitante - nível Pós-Doutorado - do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, Hamburgo, Alemanha. Membro do Comitê de Direito Internacional Privado e Propriedade Intelectual da International Law Association - ILA, da Associação Americana de Direito Internacional Privado e da Rede Transnacional de Pesquisa em Estudos Críticos de Direito e Política Internacional. Coordenador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa O Direito Internacional Privado no Brasil e nos Foros Internacionais". Especialista em Direito Internacional Privado, Direito do Comércio Internacional, Propriedade Intelectual, Direito de Internet e Novas Tecnologias. Fundador do Instituto de Referência em Internet & Sociedade - IRIS. Membro da Delegação brasileira na Comissão Especial do Projeto de Sentenças Estrangeiras da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado. Professor Visitante na University of Kent, Reino Unido e Humboldt-Universität zu Berlin. Áreas de atuação e interesse em pesquisa: Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Direito Processual Internacional, Direito do Comércio Internacional, Direito Internacional da Propriedade Intelectual, Direito de Internet, Arbitragem Comercial Internacional, Direito da Integração, Teoria e Comparação de Sistemas Jurídicos, História e Teoria Geral do Direito.




Prof. Dr. Marcelo Maciel Ramos, Universidade Federal de Minas Gerais

 

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel, Mestre e Doutor em Direito pela UFMG, tendo realizado parte de suas pesquisas doutorais no Institut de la Pensée Contemporaine da Université Paris-Diderot. Atualmente, leciona disciplinas nos cursos de Direito, de Ciências do Estado e no Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG, onde está habilitado a orientar dissertações de mestrado e teses de doutorado. É coordenador do Grupo de Pesquisa Kritikos - Teorias Críticas do Direito e do Programa de Extensão Diverso UFMG - Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero. É membro do Projeto Coletivo Filosofia do Poder e Pensamento Radical do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, do Projeto Inclusionary Practices, desenvolvido na UFMG e na University of Kent, no Reino Unido e do Projeto The Value of Love, desenvolvido na Duke University, nos Estados Unidos.



Sobre o produtor

UFMG e Escola de Direito da UEA

A UFMG e ED/UEA, por meio do Doutorado Interinstitucional em Direito, promovem este seminário com objetivo de consolidar a pesquisa no Amazonas e expandir parcerias entre as universidades nacionais, internacionais, pesquisadores e instituições locais, cumprindo o objetivo de subsidiar a ampliação da rede de conhecimento, qualificação e desenvolvimento da região norte.

Local

Auditório Deputado Belarmino Lins
Parque Dez de Novembro, Manaus , Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas - ALEAM, Parque Dez de Novembro
Manaus, AM

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.