O evento já encerrou...
Seminário Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha - 25 de Julho de 2021
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Seminário Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha - 25 de Julho de 2021

21 jul - 2021 • 19:00 > 23 jul - 2021 • 20:10

Evento Online via Youtube

Descrição

A DATA

O dia 25 de julho foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas – ONU em 1992, como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data surgiu a partir do 1º Encontro de Mulheres Afro Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana, localizada no Caribe.

No Brasil, já existe a Lei 12.987, de 02 de junho de 2014, que instituiu o dia 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Em Rondônia, há a Lei Nº 4.266, de 27 de abril de 2018, que instituiu, em âmbito estadual, a data de 25 de julho como o marco à “Memória de Tereza de Benguela e também o Dia da Mulher Negra”. Encontra-se em trâmite  atinente a data a Lei do Município de Porto Velho.

EVENTO

O município de Porto Velho, a exemplo de outros estados, possui um diferencial a mais para comemorar a referida data, devido à histórica presença de afro antilhanos na construção da lendária ferrovia Estrada de Ferro Madeira Mamoré. 

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, ao celebrar o dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, realizará no período de 21 a 25 de julho de 2021, as seguintes atividades: palestras on-line, apresentações musicais, exposição fotográfica e a feira de empreendedoras negras com a participação da Empreededora Negralinda.

SEMINÁRIO

Em alusão a data de 25 de julho de 2021, no qual celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, serão apresentadas palestras online, no período de 21 a 23 de julho de 2021 às 19 horas. As palestras serão realizadas a partir das perspectivas  discutidas em trabalhos acadêmicos de pesquisas relacionados as contribuições importantes e legados dos afro-caribenhos para o município de Porto Velho.

21/07/21 (quarta-feira) - MANHÃ
9h - 10h30 | Recepção de Autoridades e Participantes + Solenidade de Abertura (Assinatura do PROJETO LEI de 25 de julho de 2021)
10h30 | Abertura da Exposição "Afroantilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar" (Apresentação Cultural)

21/07/21- (quarta-feira) - NOITE: Videoconferência 1ª Painel Mediadora:  Patrícia de Oliveira Fonseca – Núcleo Étnico Racial Mãe Esperança
19h - 20h30 | Participação da Embaixada de Barbados Tonika Sealy Thompson por meio virtual direto de Bardados
19h30 - 20h40 | Tema: "A diáspora barbadiana e o legado na área de educação em Porto Velho". Ma Elisângela L.C. Schuindt

22/07/21- (quinta-feira) NOITE: Videoconferência 2ª Painel Mediadora:  Estela da Costa - Núcleo Étnico Racial Mãe Esperança
19h - 19h40 | Tema: "A mulher Haitiana em Porto Velho/RO - Imigração e Gênero". Doutoranda em Antropologia Social e 
Pesquisadora da Imigração Internacional Haitiana Roziane Jordão
19h40 - 20h10 | Questionamentos e Participações 

23/07/21- (sexta-feira) NOITE: Videoconferência 3ª Painel Mediadora:  Hana Lopes - Núcleo Étnico Racial Mãe Esperança
19h - 19h40 | Tema: "A importância dos barbadianos para a formação da Cidade de Porto velho". Drª Mara Genecy Centeno/UNIR
19h40 - 20h10 | Questionamentos e Participações 

EXPOSIÇÃO

Afro-Antilhanas do Madeira: Pioneiras na arte de educar.

Para celebrar a data de 25 de julho de 2021, a Prefeitura Municipal de Porto Velho e Serviço Social do Comércio - SESC realizarão a Exposição Fotográfica intitulada: Afro-Antilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar. O objetivo é retratar as primeiras professoras afro-antilhanas e seus relevantes serviços prestados à educação em Porto Velho.

Enquanto os homens trabalhavam na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, as mulheres antilhanas atuavam na educação nas primeiras escolas públicas do município de Porto Velho, inclusive desenvolvendo modelos de alfabetização bilíngue. Na exposição serão retratadas as histórias destas pioneiras da educação e suas descendentes. 

FEIRA DAS EMPREENDEDORAS NEGRAS

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, em parceria com o Núcleo Étnico Racial da Associação Filhas do Boto Nunca Mais, Mãe Esperança, realizará a Feira das Empreendedoras Negras, nos dias 24 e 25 de julho de 2021, das 9h às 17h, no Mercado Cultural de Porto Velho. A Feira será composta por mulheres empreendedoras negras que historicamente ocupavam subempregos e encontraram no empreender uma nova oportunidade de melhorar as suas condições de vida. 

A abertura do evento será dia 24 de julho de 2021, às 9 horas, no Mercado Cultural de Porto Velho, com a participação da Empreendedora Social Negralida, que ministrará a Palestra “Empreendedorismo Social como Fortalecimento de Base Territorial”.


INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS

Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família – SEMASF

Fundação Cultural de Porto Velho – FUNCULTURAL

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho – SEMDESTUR

Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital – SMD

Secretaria Municipal de Educação – SEMED

REALIZAÇÃO

Prefeitura Municipal de Porto Velho

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Mulheres Negras Latino-Americana e Caribenha

Informar aqui o objetivo do movimento organizador...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.