Fale com o produtor
Evento encerrado

Saúde e Risco: Questões e Paradoxos

06 ago - 2019 • 14:00 > 07 ago - 2019 • 17:00

 

Descrição do evento

Prezad@, este minicurso intitulado: Saúde e Risco: Questões e Paradoxos  está sendo organizado pela Comissão de Psicologia - Liberdade 2019, no qual faz parte da semana de Psicologia.

 

Este minicurso será ministrado pelo professor Luis David Castiel, formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (1975), mestrado em Community Medicine pela University of London (1981), doutorado em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz (1993) e pós-doutorado pelo Depto. de Enfermeria Comunitaria, Salud Publica y Historia de la Ciencia da Universidade de Alicante, Espanha (2005).

 

Atualmente é Pesquisador titular do Depto. de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). É professor permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação de Epidemiologia em Saúde Pública, dentro da subárea “A construção do conhecimento epidemiológico e sua aplicação às práticas de saúde”. Experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Aspectos teóricos e conceituais das ciências da saúde, filosofia aplicada às ciências da saúde, estudos sociais de ciência e tecnologia em saúde pública/coletiva.

 

Este minicurso será ministrado em dois dias, tendo início no dia 06/08 (terça-feira) das 14h às 17h e será finalizado no dia 07/08 (quarta-feira) das 14h às 17h. Será realizado na Rua Galvão Bueno 868 - Liberdade, São Paulo, bloco b 2º andar (Auditório).


Segue abaixo a breve descrição do Minicurso:

 

Saúde e Risco: Questões e Paradoxos  

Pretende-se tratar das questões que envolvem as propostas de autocuidado na promoção da saúde que trazem como foco principal a fórmula do autocontrole, especialmente para evitar ganho de peso e moderar a ingestão de alimentos que não sigam o ideário da ‘alimentação saudável’ e a apologia da atividade física constante. Tais proposições se apresentam como estratégias do cuidado de si, consagradas e naturalizadas no âmbito da saúde pública e da prevenção dos riscos de um modo geral.

 

Aparentemente, de modo esquemático, parece prevalecer no interior dessas concepções uma perspectiva dualista de um possível apelo a uma mente consciente que se pauta por análises racionais da existência humana sem levar em conta a dimensão singulares dos entes existenciais que cada um é. Estas análises participam da domesticação de corpos potencialmente insanos com seus impulsos nocivos diante das possibilidades de prazer oferecidas pela vida moderna. O prêmio para este esforço seria alcançar a maior longevidade (com vitalidade) possível. Algo que tenta se sustentar por não garantidos alicerces de teor estatístico

 

É preciso situar ainda que isto se dá no interior do capitalismo globalizado neoliberal com seus cânones relativos à liberdade de escolha, direito de decidir e proposições sustentadas pelo individualismo metodológico. Esta perspectiva de entendimento da realidade social considera que os fenômenos sociais são melhor explicados pelas características dos indivíduos compreendidos no fenômeno. Ou seja, toda análise que envolve explicações sociológicas no contexto macro deveria, a priori, ser colocada em termos de explicações no contexto micro dos indivíduos e suas ações.

 

Em outras palavras, o modelo se configura a partir do sujeito autônomo e responsável capaz de estabelecer relações de custo/benefício (mas que também poderiam ser de malefício/ganho) em suas ações e trocas diante do mundo em que vive. Os indivíduos seriam capazes de eleger o que seria mais adequado para suas necessidades e demandas em função de sua capacidade de atuar efetivamente, uma vez conscientes de suas ações como agentes de consumo em um mercado que oferece múltiplas e tentadora opções aos consumidores - algumas não necessariamente saudáveis.

 

Porém, os efeitos adversos deste modelo – que não são poucos, nem triviais - muitas vezes implicam na dura face da precarização e sofrimento humano de contingentes excluídos pelas desigualdades inevitáveis dos modelos de crescimento econômico, por um lado. E, por outro, em termos esquemáticos, pela alienação de grande massa de indivíduos moldados pelas tecnologias de informação e comunicação e pelas redes sociais. Uma forma de tratar com os efeitos adversos deste estado coisas se dá através da patologização do mal-estar e extensivo uso de tratamentos psicofarmacológicos. Assim, a responsabilidade pelo estado de sofrimento que afeta muitos indivíduos recai aos supostos desequilíbrios bioquímicos que devem ser supostamente reequilibrados. Diante de dinâmicas de modos de vida paradoxais indiscutivelmente 'saudáveis' e propiciadores de longevidade, é difícil assumir o modo subjugador em sua feição moralista, sobretudo no âmbito da saúde. Como dizia Millor Fernandes, com perspicácia e ironia: "Quem vive mais, morre menos?"




 

Caso tenha dúvidas basta entrar em contato com os alunos e organizadores da semana da Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul via WhatsApp, Lucas Cezar Felinto-Rosa (11) 98990-5309 ou Daniely Morais (11) 98329-6574. Ou, também, podem ligar no seguinte número Tel.: + 55 11 3385-3014 (Laboratório de Psicologia da UNICSUL), Falar com Ricardo ou Lucas.


Muito obrigad@!

Local

Universidade Cruzeiro do Sul

Rua Galvão Bueno, 868 Liberdade

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Comissão de Psicologia - Liberdade 2019

A comissão é formada por estudantes que estão matriculados desde o primeiro semestre até 9º semestre. Para maiores informações sobre este evento, entre em contato via WatsAPP, (11) 98329-6574 Daniely Morais ou (11) 98990-5309 Lucas Felinto, ou envie email para [email protected].

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora