O evento já encerrou...
Retrocessos democráticos e seus efeitos nas políticas de agricultura familiar e de reforma agrária
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Retrocessos democráticos e seus efeitos nas políticas de agricultura familiar e de reforma agrária

7 out - 2020 • 16:00 > 17:40

Evento Online

Descrição

Painel "Retrocessos democráticos e seus efeitos nas políticas de agricultura familiar e de reforma agrária"
Atividade Gratuita, 07/10/2020, das 16h às 17h40

Tema: Fechamento de canais de acesso à participação de movimentos sociais nas políticas públicas ligadas à agricultura familiar e nas políticas de acesso à terra.

Resumo: Vinculada à pesquisa financiada pelo CNPq “Interações socioestatais e processos de institucionalização no nível federal: um balanço pós-2016”, esta atividade pretende analisar o fechamento dos canais de acesso à sociedade civil ao processo decisório sobre políticas de agricultura familiar e políticas de acesso à terra, que teve início em 2016, sob a gestão Temer, e foi aprofundado em 2019 após a posse de Bolsonaro.

Formato: A atividade será realizada em formato on-line, com tempo de apresentação de 5 minutos para a coordenadora, 25 minutos para os expositores e 15 para a debatedora.

Objetivos: O debate terá como objetivo principal avaliar o cenário atual para o avanço nas agendas dos movimentos sociais rurais frente a esta conjuntura de fechamento dos espaços de diálogo, buscando analisar os desafios que se impõem ao campo progressista no atual momento histórico.

Carga horária: 1 hora e 40 minutos

Público Alvo: Graduandos(as), pós-graduandos(as), docentes, pesquisadores(as) e demais interessados(as).

Certificado: Carga horária de 1 hora e 40 minutos

Investimento: Gratuito

Programação:

Coordenação: Lizandra Serafim (UFPB)
Expositores:

     Nicinha Porto (ABRA)
     Cátia Grisa (UFRGS)
     Camila Penna (UFRGS)

Apresentação dos Docentes:

Lizandra Serafim
Professora do Departamento de Gestão Pública, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2013), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). É editora da Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais (RPPI-UFPB). Coordena o Núcleo de Estudos em relações Estado-Sociedade e Políticas Públicas (NESPP-UFPB). Desenvolve pesquisas em torno dos temas: democracia, participação social, movimentos sociais, Estado e políticas públicas no Brasil.

Nicinha Porto (ABRA)
Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, diretora da Associação Brasileira de Reforma Agrária - ABRA, foi assessora de Política Agrária da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG e foi membro da Comissão Camponesa da Verdade.

Cátia Grisa (UFRGS)
Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ – 2012); Mestre em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS (2007) e Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPel - 2004). Atualmente, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Campus Litoral Norte e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS) e Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES/UFRGS).

Camila Penna (UFRGS)
Doutora em Sociologia pela UnB e professora adjunta do Departamento de Sociologia da UFRGS. Membro do Grupo de Pesquisa Ativismo, Engajamento e Contestação (GPACE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFRGS) e do Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas (UFRGS).


Para a atividade, utilizaremos a plataforma Zoom. Os participantes receberão o endereço por e-mail 30 minutos antes da atividade. 

Para mais informações, acesse as redes do Laboratório Social:
Instagram - @laboratorio_social
Twitter - @LabSíntese
Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Retrocessos democráticos e seus efeitos nas políticas de agricultura familiar e de reforma agrária

Laboratório Social / Síntese Eventos

O Laboratório Social implementa ações de promoção da ciência no país, por meio da concepção e da realização de eventos que permitam o debate e apresentação de pesquisas conduzidas por pesquisadores em nível pós-graduado e por pesquisadores seniores, atuantes em centros de pesquisa e universidades brasileiras, como também de profissionais e lideranças com notório saber atuantes em distintos segmentos sociais, setor privado, público e sociedade civil.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.