Login
O evento já encerrou...
Residência Artística Sol Interior
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Residência Artística Sol Interior

10 fev - 2021 • 19:00 > 26 fev - 2021 • 20:00

Evento Online via Zoom

Descrição

As residências artísticas gratuitas são fruto do projeto Sol Interior. Serão 18 encontros, começando dia 18/01, onde os participantes poderão exercitar a criação pensando a dança e suas interfaces de encontro com o objetivo do projeto, que é explorar a apropriação do espaço da casa, local que todos precisaram (re)significar em tempos de isolamento social.

As residências artísticas serão lecionadas pelo artista Guilherme Gomes, pela artista e figurinista Maria Hermeto e pela atriz, autora e diretora Tati Villela. 

Como funcionará a residência?
Os encontros gratuitos terão 1 hora e meia de duração com participação ativa do público através de jogos, ensinamentos e trocas com os professores.

Quando serão os encontros?
Todas segundas, quartas e sextas, sempre às 19h, até dia 26/02.

Onde?
Vamos realizar todos os encontros no Zoom. 

É preciso participar de todos os encontros?
Não. As inscrições e participações nos encontros serão livres e gratuitas.

Ficou com dúvida?
Entre em contato com a gente pelo nosso perfil do instagram @projetosolinterior.


///

Sobre o Sol Interior

Inspirado em Feliciano Centurión, artista sul americano que se relacionou com o popular e o cotidiano através de suas obras, o projeto Sol Interior traz uma reflexão sobre o momento de distanciamento social que estamos vivendo e todas as mudanças e adaptações que sofremos durante os últimos 10 meses.

A (re)apropriação e (re)significação do cotidiano será abordada através de encontros online e gratuitos, por meio de residências artísticas, espetáculos e uma videodança. Tudo dentro de casa.


///

Sobre os residentes

Guilherme Gomes

Guilherme Gomes, artista e educador, é protagonista, idealizador e coordenador do projeto Sol Interior. Em seus trabalhos, traz o hibridismo entre circo, dança e teatro.

Guilherme começou sua trajetória no circo, atuando no espetáculo “Lua Gigante”, que uniu a linguagem do circo com o teatro físico. Ao perceber a importância do contato com a dança contemporânea e o teatro, integra o espetáculo infantil “Creme do Céu”, que une dança, teatro, vídeo-arte e circo, sob a direção de Flavia Tapias e Giselle Tapias.

A partir daí, Guilherme nunca mais deixou de usar a união da dança e do teatro por onde passou. Integrou o Núcleo de Dança para Atores, sob a direção de Roberto Lima, grupo dedicado à pesquisa do movimento na cena e a ligação da dança com o teatro. No núcleo, atuou em dois espetáculos: “Nosotros”, coreografia de Rodrigo Negri, e “Nossos Espaços Vazios”, coreografia de Rodrigo Gondim e Roberto Lima. 

Como professor, atua há 6 anos no ensino de circo em diferentes espaços de artes e se dedicou, nos últimos três anos, ao ensino para crianças.


Tati Vilella

Tati é Mestra em Ciências pela UFRJ, formada em Artes Dramáticas pela Escola de Teatro Martins Penna, Performer pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e atualmente estudante de Dramaturgia da SP Escola de Teatro. A artista também integra a equipe de Dramaturgia e Narrativas Poéticas do Grupo Dembaia com trabalhos como o espetáculo "Minha Avó Sempre Me Disse" e a performance-musical "Yelé Sirá".

Seus últimos trabalhos como atriz foram os espetáculos "Esperança na Revolta", ganhador do prêmio Shell 2019, da Confraria do Impossível; o espetáculo "Giz", do grupo GAL, com texto de Maria Shu e o espetáculo "Medéias e suas Margens", com Direção de Denise Espirito Santo.

Seus últimos trabalhos como autora e direção são: "Um gole de mim", "Em caixas Caixotes", "Tauá", "Cartas Endereçadas a Mim", "Vazios Transbordantes" e o mais recente "Meu Corpo Cabeça", apresentado no Festival Segunda Black.

Como escritora, seus últimos textos estão no espetáculo "Olhos D’agua" e na revista Mahin, pela editora Male. Recentemente, Tati lançou o livro "Pretamorfose", pela editora Nua.

No cinema trabalhou na Criação e Roteiro do longa-metragem "Sonhos D’agua", com a colaboração da escritora Ana Maria Gonçalves; no curta metragem "Mar de Elas", e é diretora e idealizadora do curta metragem "Olhos Verdes de Pretos", em parceria com a Casa das Pretas. No Cinema, Tati também participou do Laboratório de audiovisual e Roteiro do Centro Afrocarioca de Cinema, Lab de Roteiro pela FLup/Globo, Lab Itans de Roteiro da Casa das Pretas.

A artista tem o objetivo de levar o olhar contemporâneo a descolonizar corpos, mentes e multiplicar.


Maria Hermeto

Maria Hermeto é artista docente, tem como base de sua pesquisa e trabalho o corpo: expressões, performatividade e a relação com o ambiente no qual está inserido. Costura suas experiências em atividades formativas e pesquisas autorais em artes visuais e artes da cena.

Atua como intérprete e criadora em dança contemporânea, circo, performance, vídeo-arte, publicações independentes e figurino.

Possui formação técnica no curso Bailarino Profissional na Escola Angel Vianna (2019) e no Intermediate in Circus Arts (AirCraft Circus School, Londres, 2016) onde começou a dar aulas como professora assistente no programa Circus Youth, Circus Ninjas e Circus Tots para crianças e adolescentes nos anos de 2015 e 2016. Foi bolsista no Programa de Fundamentação (2012, Escola de Artes Visuais Parque Lage). 


Patrocínio

Esse projeto foi contemplado pelo Edital Fomento à Todas as Artes, da Lei Aldir Blanc do Governo Federal em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura.




Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Guilherme Gomes

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.