16 nov - 2021 • 19:00 > 21:00
Evento Online via Youtube
RESET WORK:
A Governança da Educação e Trabalho para o Período Pós-pandêmico!
No dia 16 de novembro de 2021, às 19h, você é nosso(a) convidado(a) para participar deste evento especial!
Realizado pelo Comitê de Governança em Educação da Rede Governança Brasil (RGB), com o apoio da Instituto Latino-Americana de Governança e Compliance Público (IGCP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Confederação Nacional de Indústria (CNI), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH – Brasil), Arbache Innovations e Botteon Gestão e Liderança o evento tem como objetivo robustecer os preceitos da Governança, Gestão de Riscos e
Compliance voltados à Educação Pública de nosso país
Transmissão pelo Canal da RGB no Youtube
Com emissão de Certificado aos participantes inscritos!
PROGRAMAÇÃO
19h00 - Abertura
19h05 - Apresentação Ministro Nardes
19h15 - Painel 1
19h55 - Painel 2
20h45 - Encerramento
ABERTURA
Ministro Augusto Nardes
Gaúcho, missioneiro, descendente de tropeiros, filho do Brasil, exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, como o faço desde o dia 20 de setembro de 2005, permite-me atuar na proteção dos direitos não só do povo de meu Estado, mas de todo o povo de meu país. Neste seleto colegiado onde já tomaram assento grandes vultos do Rio Grande do Sul e do Brasil, busco, todos os dias, honrar o compromisso assumido no termo de posse, desempenhando com independência e exação os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e as leis da Nação, notadamente no que diz respeito à fiscalização e ao controle externo dos recursos públicos de competência da União."
Com formação em administração, com cursos de pós-graduação e mestrado em Genebra, Suíça, em estratégia do desenvolvimento, sou egresso do Parlamento e trago comigo o gosto pelo ideário de servir à coletividade, desde minha primeira eleição, em 1972. Imbuído das responsabilidades da magistratura de contas, tive a honra de presidir a Casa no biênio 2013-2014, oportunidade em que pude implantar, entre outros conceitos, a especialização das unidades técnicas e as auditorias coordenadas. Também tive a honra de estar à frente da Olacefs na primeira vez em que o Brasil exerceu a presidência da Organização, criada há mais de 50 anos para congregar as entidades de fiscalização superior da América Latina e do Caribe. Atuar em um órgão de jurisdição nacional e de estatura constitucional como o Tribunal de Contas da União é poder pensar o futuro do Brasil em um contexto político global, não apenas sob os aspectos da legalidade, legitimidade e economicidade dos atos da administração pública, mas com foco na boa governança, na sustentabilidade e na competitividade, de modo a contribuir para o desenvolvimento do país em benefício da sociedade, e para o engrandecimento crescente de nossa Nação perante as grandes potências do planeta.”Gaúcho, missioneiro, descendente de tropeiros, filho do Brasil, exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União, como o faço desde o dia 20 de setembro de 2005, permite-me atuar na proteção dos direitos não só do povo de meu Estado, mas de todo o povo de meu país. Neste seleto colegiado onde já tomaram assento grandes vultos do Rio Grande do Sul e do Brasil, busco, todos os dias, honrar o compromisso assumido no termo de posse, desempenhando com independência e exação os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e as leis da Nação, notadamente no que diz respeito à fiscalização e ao controle externo dos recursos públicos de competência da União."
Com formação em administração, com cursos de pós-graduação e mestrado em Genebra, Suíça, em estratégia do desenvolvimento, sou egresso do Parlamento e trago comigo o gosto pelo ideário de servir à coletividade, desde minha primeira eleição, em 1972. Imbuído das responsabilidades da magistratura de contas, tive a honra de presidir a Casa no biênio 2013-2014, oportunidade em que pude implantar, entre outros conceitos, a especialização das unidades técnicas e as auditorias coordenadas. Também tive a honra de estar à frente da Olacefs na primeira vez em que o Brasil exerceu a presidência da Organização, criada há mais de 50 anos para congregar as entidades de fiscalização superior da América Latina e do Caribe. Atuar em um órgão de jurisdição nacional e de estatura constitucional como o Tribunal de Contas da União é poder pensar o futuro do Brasil em um contexto político global, não apenas sob os aspectos da legalidade, legitimidade e economicidade dos atos da administração pública, mas com foco na boa governança, na sustentabilidade e na competitividade, de modo a contribuir para o desenvolvimento do país em benefício da sociedade, e para o engrandecimento crescente de nossa Nação perante as grandes potências do planeta.”
MODERADORES
Elise Brites
Professora, Advogada, Auditora Líder, Administradora.
Master in Education Sciences, Pós-graduada em Português Jurídico, bem como em Direito Público com ênfase em Compliance. Estudou no Tarsus American College. Foi presidente da Associação Nacional de Compliance – ANACO. É membro da Comissão de Combate à Corrupção e da Comissão de Compliance da OAB/DF. É vice-Presidente da Comissão de Legislação, Governança e Compliance da Subseção da OAB de Taguatinga. Possui formação em Investigação pela Academia Paulista de Investigação. Criteriosa Civilista e Criminalista com vigoroso trabalho na área da Conformidade. É Analista Superior de uma grande Estatal, requisitada como Analista de Cooperação Jurídica Internacional em um órgão público. Profissional com vários anos de experiência no assessoramento jurídico, incluindo as políticas anticorrupção e a implementação do Programa de Integridade. Com forte atuação nas áreas de Governança, Gestão de Riscos e Compliance, tanto no setor público quanto no privado. Conferencista, Debatedora e Palestrante nos mais variados temas. É Coach Ético, Instrutora do Procedimento de Apuração de Responsabilidade – PAR; Gestão do Programa de Integridade; Código de Conduta e Integridade. Em suas atividades cotidianas, analisa e revisa pautas, constrói mapeamentos de Compliance, prima pela aplicação de metodologias de Compliance; Trabalhou com a aplicação de penalidades, realiza treinamentos e cursos internos e externos, entre inúmeras outras atividades atreladas ao cumprimento normativo nacional.
JOSÉ PAULO SOARES MARTINS
Quarenta e cinco anos de atividades na iniciativa privada. Dois anos como representante da CNI na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura; Três anos como Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, no Ministério da Cultura; Um ano como Secretário Especial Adjunto da Cultura, no Ministério da Cidadania; Consultor da CNI-SESI. Atuação voluntária na sociedade em instituições como: Febraban – e da TECBAN – Tecnologia Bancária; Movimento Todos Pela Educação; Conselheiro do Instituto Razão Social; Conselheiro da Junior Achievement Brasil; Conselheiro da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro; Responsável pelo legado de Eva Sopher; Fundador e Diretor da Fundação Iberê Camargo; Fundador e Diretor da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul; Colaborador na Comunitas; Diretor da Associação Nacional de Entidades Culturais – ANEC; Fundador e Diretor do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade; Fundador, Conselheiro e Diretor do Movimento Brasil Competitivo; Colaborador no GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas; Fundador e Presidente da Fundação Gerações; Irmão Mesário da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Membro do Conselho da ONG Parceiros Voluntários; Fundador e Membro do Grupo de Facilitadores do Movimento Convergência Brasil eVoluntário na Rede Governança Brasil.
Ana Paula Bastos Arbache
Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) - Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente Convidada dos cursos de MBA FGV. Facilitadora Global Alumni. Founder - CEO HR Tech Arbache Innovations, responsável pelas ações de Recursos Humanos, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gamification e People Analytics. Coordenadora do Comitê de Educação da Rede Governança Brasil. Fundadora da página de empoderamento feminino “Mundo Melhor” e do Coletivo HuBMulher. Parceira WEPS/Pacto Global. Pesquisadora e autora das obras “Projetos sustentáveis: Estudos e práticas brasileiras” (2010), “Projetos sustentáveis: Estudos e práticas brasileiras II” (2011), “Sustentabilidade empresarial no Brasil: Cenários e projetos” (2012), “A crise e o impacto na carreira” (2015), “O RH transformando a gestão – Org.” (2018) e “Carreira Feminina” (2020), Responsabilidade Social e Diversidade (2020). Mentora de carreira para executivos. Criadora do programa Get Songs de carreira/Pearson. Mentora voluntária PMI/SP e Instituto Ser Mais. Editora, colunista e gestora do blog da Arbache Innovations (arbache.com/blog). Criadora da Página de Empoderamento feminino Mundo Melhor e palestrante em encontros nacionais e internacionais.
Fábio Alexandre Guimarães Botteon
Doutor pela UNESP-Faculdade de Medicina de Botucatu, Mestre pela UEL/PR, Especialista e Graduado pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Docente Superior, MBA em Gestão de Pessoas – FGV, Personal & Professional Coach – Sociedade Brasileira de Coach e Sócio Diretor da Botteon Consultoria em Desenvolvimento Empresarial LTDA-ME. Professor Adjunto do Centro Universitário de Adamantina. Professor convidado da Pós-Graduação em Administração da FGV/São José do Rio Preto, Professor convidado da FGV Management programas MBA em Gestão Empresarial, MBAem Gestão de Projetos, MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores e Programa CADEMP. Membro Voluntário dos Comitês de Gestão Pessoas e Educação na Rede Governança Brasil. Atuante em Palestras, Processos de Treinamentos e Consultoria Organizacional nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica de Negócios.
DEBATEDORES
Sandra Gioffi
Psicóloga de formação, com uma carreira sólida em duas dimensões muito relevantes: organização e consultoria; trabalhou na Indústria de Alimentos, na área de Recursos Humanos. Após a decisão de mudar de carreira, investindo em Consultoria, atuou na transformação do RH de grandes empresas, em processos de fusão e aquisição e na condução de transformações culturais, com novas tecnologias e novos modelos de trabalho (Digital e Ágil). Nos últimos cinco anos, começou em paralelo, a atuar com organizações de impacto social com foco em desenvolver ainda mais competências sócio-emocionais e de atender ao propósito de trabalhar com pessoas. A partir de então, atua como Conselheira da ONG Gerando Falcões, Conselheira do Programa de Egressos - Recomeçar GF, Conselheira da ONG Cores do Mará, Conselheira Fundação ABH, Coaching de Líderes Sociais (voluntária), fundadora do grupo de mulheres BoardW e integrante do Grupo HubMulher. Atuou por 7 anos como professora para disciplina de Gestão da Mudança para o Insper. E tem larga experiência como palestrante nos temas ligados a Gestão de Pessoas, RH e Cultura Organizacional. Graduada em Psicologia na Universidade de Gama Filho, tem formação em Psicodrama e Dinâmica de Grupo, além de várias especializações em Gestão de Pessoas e Neurociência para Liderança pelo MIT. Mais recentemente, atuou como Diretora de Recursos Humanos e atualmente como Diretora Gestão da Mudança Assistencial do Grupo DASA e Diretora ABRH/CONARH. Atualmente voltou a estudar para fortalecer seus conhecimentos. Está cursando Neurociência pela PUC RS.
aulo Mól Júnior
Mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e especialista em políticas públicas e gestão governamental. Trabalhou como assessor econômico no Ministério da Fazenda, entre 1998 e 2004, quando iniciou suas atividades na Confederação Nacional da Indústria – CNI, onde exerceu os cargos de: gerente executivo de política industrial e coordenador-executivo da Mobilização Empresarial pela Inovação - MEI, movimento que reúne líderes empresariais das maiores empresas instaladas no Brasil e representantes estratégicos do ecossistema de inovação. Paulo também foi superintendente nacional do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, por quatro anos, liderando as agendas de desenvolvimento de carreiras e educação empresarial na entidade. Atualmente é de diretor de operações do Serviço Social da Indústria – SESI, que tem como foco as agendas de educação básica e cultura, além de saúde e segurança na indústria.
José de Castro Barreto Júnior
Secretário-Executivo Adjunto: José de Castro Barreto Junior
É engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (2001); possui pós-graduação em Orçamento Público pelo Instituto Legislativo Brasileiro (2016). Atuou no Ministério do Desenvolvimento Regional como Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, Secretário-Executivo Adjunto. Na Controladoria-Geral da União foi Coordenador da Coordenação-Geral de Auditoria da Área de Saúde. Atualmente, exerce o cargo de Secretário Adjunto da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação.
Paulo de Mattos Lemos, Ph.D.
Mestre e doutor pela Universidade de Stanford nos EUA, o Prof. Paulo Lemos foi vice-diretor da COPPE/UFRJ, professor e coordenador do programa de Engenharia de Produção desta instituição. Ele também fundou e dirigiu a COPPEAD/UFRJ nos seus primeiros sete anos e foi vice-presidente corporativo das empresas da Odebrecht Química, além de ter assumido cargos de direção em outras empresas e na Secretaria de Indústria e Comércio do Estado da Bahia. Atualmente é Diretor do FGV Educação Executiva São Paulo - IDE/FGV
EMISSÃO DE CERTIFICADO AOS PARTICIPANTES INSCRITOS.
Importante:
- O evento será transmitido pelo Canal da RGB no Youtube.
- O certificado do participante, inscrito no evento, será emitido em PDF, versão digital, e enviado ao e-mail informado no ato de inscrição, com até 30 (trinta) dias após a realização do encontro virtual, sem qualquer custo.
- O certificado será emitido com o exato nome registrado pelo sistema Sympla no ato de inscrição.
- Caso tenha preenchido seu nome incorretamente no certificado, é possível solicitar a correção enviando um e-mail para [email protected]. Na mensagem você deverá informar o nome que gostaria que fosse exibido no certificado e o número do pedido. É importante ressaltar que a correção pode ser feita apenas 1 (uma) única vez.
RGB - REDE GOVERNANÇA BRASIL
Uma REDE colaborativa, que atua em prol de Brasil melhor!!