22 out - 2019 • 19:00 > 21:00
Evento presencial em Unibes Cultural, São Paulo - SP
Como as mulheres são representadas nos jogos? Qual o papel das mulheres na indústria de games brasileira? Como criar personagens que fujam do estereótipo tóxico da mulher "gostosa"?
Estes e outros assuntos serão debatidos no segundo bate-papo organizado pelo Conselho da Diversidade da Abragames. Reuniremos desenvolvedoras de jogos que tem atuado nesta causa e pesquisadores da área para discutir onde estamos a para onde queremos ir quando o assunto é representatividade feminina nos jogos.
Venha, participe e saiba mais sobre o processo de criação de um jogo!
Confira as participantes:
Rany Ferraz
É formada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Comunicação em Marketing em Mídias Digitais. Editora do Garotas Geeks e nos últimos anos tem trabalhado com mídias sociais e marketing digital para estúdios de games.
Renata Soares de Rapyo
Renata Rapyo é uma profissional com seis anos de experiência em diversas áreas: com passagens em administração, publicidade, marketing e game design. Ao longo de sua carreira trabalhou com eventos, gerenciamento de projetos e jogos F2P. Em seu tempo livre faz trabalhos voluntários que visam empoderar grupos menos privilegiados, com enfoque no empoderamento feminino. Trabalhou na organização da sede de São Paulo da Women Game Jam e na expansão para cinco outros países da América Latina além de ser Game Designer do Logic Pic.
Nayara Brito
Animadora 3D na empresa More Than Real, Nayara também é uma das fundadoras da Women Game Jam. Formada em Jogos Digitais pela PUC-SP, está presente na indústria de jogos desde 2013, quando começou a ajudar na organização da SPJAM.
Aiami Garcia
Viciada em games desde os 3 anos de idade, Aiami trabalha como programadora na PushStart. Começou jogando Doom e desde lá seu amor por FPS só aumentou. Participou da campanha MyGameMyName e faz parte da WomenUpGames. Seu sonho é ver mais mulheres no mundo dos games e, principalmente, que sejam respeitadas e tratadas igualmente.
Amanda Rolim
Pesquisadora do 2 Censo da Indústria Brasileira de Games. Palestrou no BIG Festival 2018 e 2019. É psicóloga e atua com orientação Vocacional, profissional e de carreira desde 2017.
Conselho da Diversidade da Abragames
O Conselho da Diversidade da Abragames foi criado em outubro de 2018 e é formado por um grupo de mais de 10 profissionais da indústria de games de empresas associadas à Abragames. Seu objetivo geral é promover ações que ajudem a difundir a cultura do respeito e da igualdade nos ambientes de estudo e trabalho da indústria de jogos em território nacional, através da oportunidade de inclusão, e consequente maior representação, do grupo aqui descrito como minorias representativas.