17 abr - 2021 • 09:00 > 13:00
Videoconferência via Sympla Streaming
PARCERIA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS NO CEARÁ COM O PROGRAMA DE OLHO NA REDE OFERECE O CURSO:
REDES SOCIAIS DIGITAIS PARA JORNALISTAS
Data: dia 17 de abril (sábado), das 9h às 13h.
PUBLICO:
Jornalistas que têm alguma familiaridade com a utilização de redes sociais e que precisam entender como pensar estratégias para que ajudem a melhorar seu desempenho nas funções que já desenvolve ou até mesmo em outras áreas do jornalismo.
APRESENTAÇÃO:
O curso vai abordar as melhores práticas de uso para o jornalista tanto em reportagens quanto em assessoria de imprensa ou consultoria de comunicação e produção de conteúdo. Discutirá também o uso dessas ferramentas no trabalho do jornalista nas empresas onde atua e em seus próprios canais. Outro assunto discutido é o conceito da democratização nas redes sociais e o combate à desinformação.
OBJETIVOS:
- Discutir o papel das redes sociais na mídia como um todo e refletir sobre os comportamentos nas redes.
- Estudar os principais aspectos do planejamento de conteúdo para essas plataformas.
- Conhecer diferentes abordagens das empresas com seus públicos
- Contextualizar a gestão de crise para o ambiente das redes.
PROFESSORAS:
Naia Veneranda tem formação em jornalismo e história e é tradutora e professora. É mestre em estudos da tradução pela USP, com especializações nas áreas de Letras e Comunicação digital. É uma das idealizadoras do programa De Olho na Rede, voltado a comunicação, marketing e negócios digitais, e desenvolve produção técnica em Educação a Distância para cursos de Letras. Tem experiência de mais de 20 anos em jornalismo. Também é palestrante em eventos do setor, como o Social Media Week e em universidades. Além de sua atuação na área digital, se dedica a projetos de Literatura e Escrita pela Galática Educação & Cultura .
Ivone Rocha é jornalista de formação, especialista em mídias digitais e TI, mestre em políticas públicas com foco em internet. Além de ter atuado em redações, tem experiência em assessoria de imprensa, já trabalhou grandes organizações na área digital. Atua na docência desde 2004, com passagens por instituições renomadas como Universidade Anhembi Morumbi, Senac-SP, Unicid, IPOG, Faculdade Impacta de Tecnologia, além de consultoria e produção de conteúdo para a Cogna. É autora do livro Soluções em Internet, de livros didáticos em comunicação e co-autora de diversas publicações da área. Atualmente, além de ser gestora e docente do programa De Olho na Rede, participa também da gestão dos projetos sociais em educação do Instituto Devir Educom, trabalhando com adolescentes de escolas públicas e na formação de professores da escola básica.
Sobre o Sindjorce
A história do Sindjorce começou a ser escrita em 9 de abril de 1951, pelo jurista Paulo Bonavides, quando da criação da Associação Profissional dos Jornalistas do Estado, elevada ao status de entidade de classe dois anos depois, em 26 de maio de 1953, data em que uma assembleia geral da categoria deliberou pela transformação da associação em sindicato.
Em mais de seis décadas, os 11 presidentes eleitos – Antônio Girão Barroso, Juarez Timóteo, Tancredo Carvalho, Sabino Henrique, Nilton Almeida, Agostinho Gósson, Amaury Cândido, Moacir Maia, Paulo Mamede, Frederico Miranda e Claylson Martins – e os seis reeleitos – Paulo Bonavides, Pádua Campos, Antônio Pontes Tavares, Ivonete Maia, Déborah Lima e Samira de Castro – contribuíram para a construção da história da entidade, hoje liderada pela jornalista Samira de Castro.
Enfrentando a ditadura, resistindo ao neoliberalismo ou superando crises, o Sindjorce segue firme no seu propósito de representar os jornalistas e defender os direitos da categoria, sem esmorecer ou perder o foco da luta maior: proteger os trabalhadores dos sistemáticos ataques à profissão, que vão desde a derrubada do diploma pelo STF à escalada da precarização das relações de trabalho.
Visão
Ser orgulho da categoria no Ceará e referência internacional no movimento sindical dos jornalistas até 2019
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
DE OLHO NA REDE
Programa de cursos criado pelas professoras Ivone Rocha e Naia Veneranda, em fevereiro de 2018, para dividir seus conhecimentos e trocar experiências sobre comunicação, marketing e negócios digitais. Oferecemos cursos dos mais variados temas ligados ao digital, como Marketing digital, planejamento, conteúdo, estratégias para uso de redes sociais, branding, e-commerce, entre outros. E também sob medida, para grupos de empresas ou de comunidades, desenhados para atender a necessidades específicas