Recital de Piano dos Alunos da Profª Ruth Godinho

Castelo de Itaipava - Petrópolis, RJ
20 de novembro de 2017, 17h-22h

Compartilhar:

Ingressos

Ingresso 1ª SESSÃO - 17h
R$ 25,00
Vendas até 19/11/2017
Encerrado
Ingresso 2ª SESSÃO - 20h
R$ 25,00
Vendas até 19/11/2017
Encerrado

Descrição do evento

Venha prestigiar os novos talentos da música petropolitana

Dia 20 de novembro, em duas sessões: 17h e 20h.

 

É com grande satisfação que o Castelo de Itaipava abre suas portas para receber os alunos da Professora Ruth Godinho no Recital de Piano em homenagem aos 130 anos de nascimento do Compositor e Maestro Villa-Lobos. As apresentações acontecerão no Átrio do Castelo, um ambiente com uma acústica ideal para a apreciação de música de qualidade.

 

Filho de Noêmia Monteiro Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, o jovem Heitor foi desde muito cedo incentivado aos estudos, pois sua mãe queria vê-lo médico. No entanto, seu pai, como músico amador e funcionário da Biblioteca Nacional, deu-lhe instrução musical desde a infância, adaptando uma viola para que o pequeno Villa-Lobos iniciasse seus estudos de violoncelo.

 

Graças a esse incentivo, aos 12 anos Heitor Villa-Lobos passou a tocar em teatros, cafés e bailes cariocas, dando continuidade à paixão de seu pai que falecera nessa mesma época. Paralelamente ao amor pelo violoncelo, o menino interessou-se pela intensa musicalidade dos "chorões" – representantes da melhor música popular do Rio de Janeiro – e desenvolveu-se plenamente no violão.

 

Com temperamento inquieto e dom nato, o artista transitou pelo interior do Brasil num processo de absorção de todo o universo musical nacional, afirmando em entrevista: “Nunca na minha vida procurei a cultura, a erudição, o saber e nem a sabedoria nos livros, nas doutrinas, nas teorias, nas formas ortodoxas... Nunca! Porque meu livro era o Brasil. Não o Mapa do Brasil na minha frente, mas a terra do Brasil onde eu piso, onde eu sinto, onde eu ando, onde eu percorro!"

 

Entre os anos 30 e 45 compôs suas obras mais conhecidas, as Bachianas, nove no total. Obras-Primas na produção de mais de mil peças de Villa-Lobos, as Bachianas foram inspiradas em J.S. Bach, “fonte de toda a música do universo”, segundo Villa-Lobos. Aliado a estética neoclássica nacionalista que estava na moda, Villa-Lobos conseguiu, de forma brilhante estabelecer um paralelo entre o maior compositor barroco do século XVIII ao Brasil do século XX. Pertencem a essas obras, “O Trenzinho Caipira”, as famosas Bachianas 4 e 5, entre outras.

 

Heitor Villa-Lobos, compositor, carioca, brasileiro! Extrapolou o limite do exótico Índio de Casaca, e tornou-se por direito, adquirido pelo valor de sua obra, um verdadeiro representante da música do século XX, ao lado de Stravinsky e Bela Bartók. Recebeu inúmeras condecorações, títulos e honrarias no Brasil no exterior. Fez mais de 40 gravações na França, Alemanha e Estados Unidos. Em 1959 morre no Rio de janeiro, coberto de glórias e reconhecimento também em sua terra, que tanto amou e retratou. “Considero minha obra como cartas que escrevo à posteridade, sem desejar respostas.”

 

Não perca essa homenagem emocionante! Reúna a família e os amigos e venham apreciar boa música num ambiente à altura!

  


ENDEREÇO:

BR 040, km 56 – Itaipava, Petrópolis RJ.

 

Informações/Dúvidas:

Chat Online

De segunda a sexta das 11h às 19h pelo site:

www.castelodeitaipava.com.br

Sobre o produtor

Comentários

Local

Castelo de Itaipava
Rodovia BR, KM, 56, Itaipava
Petrópolis, RJ

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.