Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Recital de lançamento do livro "Já raiou a liberdade -D. Pedro I compositor e a música de seu tempo"

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Recital de lançamento do livro "Já raiou a liberdade -D. Pedro I compositor e a música de seu tempo"

13 out - 2023 • 20:00 > 13 out - 2023 • 22:00

 

Descrição do evento

Programa – obras de Sigismund Neukomm e Dom Pedro I

apresentadas por Rosana Lanzelotte (pianoforte)


Sigismund Neukomm

O Amor Brasileiro, capricho para pianoforte sobre um lundu brasileiro

(dedicada a Mlle. Dona Maria Joanna d’Almeida - Rio, 1819)


Sonata para pianoforte

(dedicada à Princesa D. Maria Teresa - Rio, 10/9/1819)

Allegro ma non tropo - Andante con moto - Allegro alla turca 

Andantino com variações 

(dedicado ao Príncipe Real D. Pedro - Rio, 12/6/1820)


Dom Pedro I

Valse, manuscrito de S. Neukomm (Rio, 1819)

Hino constitucional (Rio, 1821)

Hino da Independência (Rio, 1824?)


MINISTÉRIO DA CULTURA e EMS apresentam

Já raiou a liberdade - D. Pedro I compositor e a música de seu tempo

Livro sobre D. Pedro I compositor revela fatos inéditos de sua biografia


D. Pedro I era músico – tocava oito instrumentos – e compositor, facetas pouco conhecidas de sua biografia. Além do Hino da Independência do Brasil, compôs diversas obras, sempre com o objetivo de promover a valorização da nova Nação brasileira. 


Herdeiro de uma família apreciadora da música sobre todas as demais artes, D. Pedro é descendente de outro compositor: D. João IV (1604-1656) – o primeiro Rei da dinastia –, possuidor, em seu tempo, da maior coleção musical da Europa, lamentavelmente destruída pelo terremoto de Lisboa, em 1755. 


A vida de D. Pedro I coincide com o advento do constitucionalismo e da democratização dos saberes. Ventos liberais desencadearam as independências de muitas colônias americanas – inclusive a do Brasil -, e inspiraram compositores e poetas, entre eles Evaristo da Veiga, o autor do verso Já raiou a liberdade. O papel de D. Pedro como defensor do liberalismo e da Independência do Brasil é devidamente valorizado por uma obra destinada a leitores de todas as idades e estratos sociais. Além do foco na trajetória do músico, o livro valoriza o viés liberal do Imperador, que nos outorgou em 1824 a primeira e mais longeva constituição, vigente por 65 anos, até a Proclamação da República. É o momento do apogeu da criação musical no país, que atingiu níveis até então inigualados, e este também é um dos temas do livro.


A autora, a pesquisadora e musicista Rosana Lanzelotte, dedicou-se durante quatro anos a pesquisas sobre D. Pedro e suas obras musicais. A busca em bibliotecas do Brasil, Portugal, França e Áustria resultou em 18 edições, todas gratuitamente disponíveis através do portal Musica Brasilis, liderado pela autora do livro. Entre as 18 obras, duas foram descobertas durante as pesquisas: a Valsa e a Missa et Adjuva Nos Domine. Todas as partituras foram preparadas no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, a tempo de serem utilizadas e gravadas por orquestras e músicos do Brasil e do mundo em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.


O livro Já Raiou a Liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo, disponível no formato impresso e e-book,  é complementado por um álbum com obras para pianoforte de D. Pedro e de seu mestre Sigismund Neukomm, compositor austríaco que residiu no Brasil entre 1816 e 1821. O álbum O Amor Brasileiro, título do capricho de autoria de Neukomm, contém peças dedicadas a D. Leopoldina e D. Pedro, nunca antes gravadas, além dos dois mais célebres hinos de autoria do Imperador. 


Recitais de lançamento do livro, realizados pela autora, acontecerão no Rio de Janeiro (11/10), Campinas (13/10) e São Paulo (14/10), na semana do aniversário de D. Pedro, nascido em 12 de outubro, data por ele escolhida para a Aclamação como Imperador. 


Este projeto é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da EMS, apoio Centro de Ciências, Letras e Artes/Museu Carlos Gomes, apoio financeiro da Sirius e Pleni, e realização do Instituto Musica Brasilis, Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução. 


“Nossa grande cravista, pesquisadora e responsável pelo maior acervo digitalizado de partituras brasileiras – Musica Brasilis –, Rosana Lanzelotte, acaba de escrever um livro sobre a obra composicional de D. Pedro I. Esperemos que essa obra chegue logo às livrarias, pois estamos todos curiosos para conhecer melhor a música desse grande brasileiro, cujas qualidades como homem público manteve este país unido e independente – além de ser um precursor da abolição da escravatura.”

Maestro Julio Medaglia


APÓS O RECITAL, A AUTORA ESTARÁ AUTOGRAFANDO O LIVRO QUE SERÁ VENDIDO A PREÇO PROMOCIONAL APENAS NO DIA DO EVENTO.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu Carlos Gomes

Rua Bernardino de Campos, 989, Auditório, Centro

Campinas, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Musica Brasilis

www.musicabrasilis.org.br Facebook/musicabrasilis Instagram/musicabrasilis Dúvidas e informações: [email protected]

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora