Login
O evento já encerrou...
Recepção como elo da arte com o mundo
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Recepção como elo da arte com o mundo

4 mai - 2021 • 20:00 > 13 mai - 2021 • 22:00

Evento Online via Zoom

Descrição

VEJA OUTROS CURSOS DA GALERIA AURA



Formado por quatro encontros, com 2 horas de duração cada, o curso tem por premissa a máxima duchampiana de que a inserção da obra de arte no mundo, e sua possível incorporação pela posteridade, dependem fundamentalmente das atividades de recepção exercidas pelos públicos. Responsáveis por atentar, fruir, decifrar, interpretar e ressignificar as formas e enunciados apresentados pelos trabalhos artísticos, a audiência assume papel decisivo na existência pública da arte, tendo em vista que a abertura e o caráter relacional desta dependem da disposição daqueles que se engajam no fenômeno artístico na condição de receptores. A despeito dessa posição estratégica, os públicos e seus respectivos gestos são geralmente relegados ao segundo plano, ou simplesmente ignorados, pelos relatos críticos e historiográficos em arte, como se os seus atos de recepção representassem um mero desdobramento automático dos programas delineados pelos artistas e demais agentes da arte. Soma-se a isso, ainda, a dificuldade de se reconhecer expedientes próprios aos agenciamentos performativos e discursivos desempenhados pelos públicos, frequentemente em desencaixe com os critérios e expectativas subjacentes às criações e às formas de difusão e mediação artísticas.

Reconhecendo uma espécie de ponto cego nas narrativas das artes visuais, o presente curso procura trazer à tona e conferir reconhecimento e legibilidade aos atos de recepção protagonizados pelos públicos, que se autoproduzem enquanto tal no momento em que se relacionam com a arte, ao mesmo tempo em que, neste processo, revelam seus próprios juízos, valores, formulações e demandas. O que fazer com as respostas dos públicos às artes visuais? Esta será a pergunta-guia de nossa abordagem.


PROGRAMA

1º encontro
Papéis atribuídos aos públicos das artes visuais nos séculos XX e XXI: a recepção conforme os programas artísticos e políticas institucionais

2º encontro
Públicos discursivos e contrapúblicos: rotas alternativas de compreensão da recepção e suas agências

3º encontro
Públicos como história da arte: por uma história das recepções

4º encontro
Públicos dos públicos: práticas documentárias em mediação cultural


DATAS E HORÁRIO

Início: 4 de maio de 2021
Término: 13 de maio de 2021

Terças e quintas, de 20h a 22h
Carga horária: 8h (4 encontros)


VALORES

Inscrição: R$ 280
Inscrição (meia-entrada): R$ 140*

*Meia-entrada destinada para estudantes. Se é o seu caso, envie um comprovante atualizado para o e-mail [email protected] solicitando seu código de desconto.


MINISTRANTE

Diogo de Moraes Silva é pesquisador, mediador cultural e artista visual. Como mediador, colabora com as discussões e iniciativas da Mediação Extrainstitucional. Enquanto artista, mobiliza linguagens, meios e redes em prol de um debate mais abrangente e complexo acerca das formas de atuação dos públicos das artes visuais. É doutorando no programa Interunidades em Estética e História da Arte da USP, com a pesquisa “Públicos dos públicos: leituras da recepção via processos documentários em artes visuais”. Atua no Sesc São Paulo, na área de Estudos e Desenvolvimento.

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Recepção como elo da arte com o mundo

Galeria Aura

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.