Sem conexão com a internet
O evento já encerrou...
Quinta - Noturno - Santo Amaro - Semana da Psicologia FMU 2019
Carregando recomendações...
Quinta - Noturno - Santo Amaro - Semana da Psicologia FMU 2019

Descrição do evento

Bem-vindx, Alunx!

 

Leia atentamente a programação de palestras deste dia, turno e campus e escolha apenas uma (1).

Essa plataforma não possui nenhum bloqueio que impeça a compra de dois (2) ou mais ingressos no mesmo campus e turno. Caso você se inscreva para mais de uma (1) palestra, todos seus ingressos serão cancelados e, no dia do evento, você aguardará na fila de vagas remanescentes caso queira assistir à palestra.

 

Datas de liberação dos lotes:

1º - 17/08/2019, 11h

2º - 19/08/2019, 7h50

3º - 20/08/2019, 13h

4º - 21/08/2019, 18h

 

Todas os eventos terão fila para inscrições remanescentes. Compareça na palestra desejada, mesmo que não tenha conseguido se inscrever e tente garantir sua presença!


Auditório Santo Amaro (Eryclides Zerbini)

Como dialogar com homens autores de violência contra mulheres? Cinco orientações para a intervenção

Jan Billand

A partir dos resultados de uma pesquisa baseada no método etnográfico, realizada junto aos profissionais e participantes de um grupo reflexivo para homens autores de violência contra mulheres (em maioria, autuados pela Lei Maria da Penha), apresento orientações acerca das condições, possibilidades e finalidades de um trabalho pautado nos princípios do diálogo e da promoção da equidade de gênero.



Sala 303

Os desafios atuais da técnica psicanalítica

Alê Esclapes

A psicanálise produziu ao longo de sua história pelo menos 4 paradigmas de trabalho: o topológico, o objetal, o estrutural e o funcional, os quais são a base de nossa técnica. Esses paradigmas muitas vezes são utilizados sem se dar conta dos referenciais que os produzem, os quais muitas vezes são incompatíveis entre si. No mesmo sentido se multiplicam "psicanalises", como "psicanálise e autismo", "psicanálise e suicídio", "psicanálise e grafite", "psicanálise e os pacientes atuais" etc, ficando a "psicanálise a partir da psicanálise" na melhor das hipóteses, em segundo plano. Neste seminário pretendo abordar justamente os desafios de um desenvolvimento consistente da técnica psicanalítica a partir do cenário proposto.



Sala 225

Questões fundamentais da clínica fenomenológica e os dilemas da contemporaneidade

André Assis

Partindo da fenomenologia de Edmund Husserl e Martin Heidegger, pretende-se elucidar os elementos centrais da clínica de orientação fenomenológica e hermenêutica. Deste modo será apresentado um fazer clínico atento para as formas de sofrimento presentes no mundo contemporâneo.


Sala 409 – PALESTRAS CASADAS

Demandas psicanalíticas atuais dentro e fora do consultório

Abigail Betbedé

Uma breve introdução histórica contextualiza como a psicanalise tem ampliado seu arcabouço metapsicológico para dar conta de uma clínica que é fruto, mas também transcende questões epocais. Através de casos clínicos e tomando como referencia os lineamentos da psicanálise contemporânea que propõe uma atualização e uma extensão do modelo clínico freudiano, iremos até os confins da analisabilidade em busca dos novos interrogantes que desafiam a psicanálise na atualidade dentro e fora dos consultórios.

 

A capacidade de brincar: um desenvolvimento necessário para a construção da subjetividade

Audrey Setton L de Souza

Dra em Psicologia pela USP-SP, professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Membro efetivo e professora do Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Professora do Curso de psicanálise com crianças do SEDES SAPIENTIAE, Professora e coordenadora do curso "Relações Pais bebê: da observação à Intervenção do SEDES, autora do livro "Pensando a Inibição Intelectual", Organizadora e autora de capítulos do livro "Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas além de outras publicações na área.

 

PALESTRAS CASADAS - A inscrição para esse horário implica no aceite em assistir às duas palestras

 

SALA 227

Análise dos Sonhos na Clínica Junguiana

Rangel Fabrete

Nesta palestra será realizada a exposição de um caso clínico Será abordada a importância do trabalho da análise dos sonhos, durante o tratamento psicoterápico realizado pela ótica da abordagem junguiana

Local

FMU - Campus Santo Amaro

Avenida Santo Amaro, 1239, Vila Nova Conceição

São Paulo, SP

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Quinta - Noturno - Santo Amaro - Semana da Psicologia FMU 2019

Diretoria Semana da Psicologia 2019

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.