Sem conexão com a internet
O evento já encerrou...
Quinta - Matutino - Santo Amaro - Semana da Psicologia FMU 2019
Carregando recomendações...
Quinta - Matutino - Santo Amaro - Semana da Psicologia FMU 2019

Descrição do evento

Bem-vindx, Alunx!

 

Leia atentamente a programação de palestras deste dia, turno e campus e escolha apenas uma (1).

Essa plataforma não possui nenhum bloqueio que impeça a compra de dois (2) ou mais ingressos no mesmo campus e turno. Caso você se inscreva para mais de uma (1) palestra, todos seus ingressos serão cancelados e, no dia do evento, você aguardará na fila de vagas remanescentes caso queira assistir à palestra.

 

Datas de liberação dos lotes:

1º - 17/08/2019, 11h

2º - 19/08/2019, 7h50

3º - 20/08/2019, 13h

4º - 21/08/2019, 18h

 

Todas os eventos terão fila para inscrições remanescentes. Compareça na palestra desejada, mesmo que não tenha conseguido se inscrever e tente garantir sua presença!



Auditório Santo Amaro (Eryclides Zerbini)


Do desejo de reconhecimento

ao reconhecimento do desejo:

Um possível diálogo entre

Winnicott e Lacan

Saulo Durso Ferreira

Lacan e Winnicott são dois autores pós freudianos que proporcionaram importantes desenvolvimentos na Psicanálise no campo teórico e clínico. Apesar de escolas e tradições diferentes, as propostas de ambos, articuladas com as bases deixadas por Freud, se revelam como importantes ferramentas de escuta e manejo na clínica contemporânea. O desejo de reconhecimento e o reconhecimento do desejo funcionam como um pêndulo que se alterna ao longo do tratamento, caracterizando os modelos “winnicottiano” e “lacaniano” de analista. É necessário escolher um dos lados do pêndulo ou é possível trabalhar na articulação dos dois?



Sala 227

Acompanhante Terapêutico (Minicurso)

Mario W Xaviér de Souza

O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do paciente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados. O AT é indicado para aqueles que estão em uma situação de sofrimento psíquico intenso, por vezes em condição de isolamento e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos. É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia e estagnação. O trabalho clínico se desenvolve através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano dos sujeitos acompanhados e um fazer em comum, por meio do qual o paciente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma autônoma.

 

Sala 326

Psico-oncologia: Os Caminhos Percorridos e as Perspectivas Futuras

Rita de Cássia Macieira

A Psico-Oncologia representa uma interface entre a Psicologia e a Oncologia, no sentido de garantir um atendimento à integralidade do ser humano acometido pela doença, seus familiares e equipe. Desta forma, busca Promover competência técnico científica e humanística aos profissionais especializados. Este mini curso abordará a história da Psico-oncologia, os principais conceitos, desenvolvimento e as perspectivas futuras deste campo de atuação, perpassando tema.

Sala 226

Individuação em Tempos de Individualismo: Aceitação Social ou Acolhimento do Self?

Jorge Miklos

Individuação é um conceito central na Psicologia Junguiana. Refere-se ao processo em que uma pessoa tenta consciente e deliberadamente compreender e desenvolver as potencialidades inatas da psique. O próprio Carl Gustav Jung na sua autobiografia "Memórias, Sonhos, Reflexões" inicia o texto afirmando que sua vida orientou-se para a individuação: "A minha vida é a história de um inconsciente que se realizou. Tudo o que nele repousa aspira a tornar-se acontecimento e, a personalidade, por seu lado, quer evoluir a partir de suas condições inconscientes e experimentar-se como totalidade." Sendo assim, individuação é um chamado da alma para um desafio: "torna-te quem tu és". Nessa perspectiva, propomos refletir acerca dos dilemas impostos ao processo de individuação pessoal, subjetivo, num contexto contemporâneo líquido-moderno cujos valores estão centrados no eu, no desinteresse pela esfera pública, na obsessão pelo sucesso pessoal ou, em outras palavras naquilo que Christopher Lasch denominou de a Cultura do Narcisismo ou seja, uma cultura cotidiana da sociedade ocidental pautada pelo culto ao indivíduo e ao individualismo e a busca fanática.

Local

FMU - Campus Santo Amaro

Avenida Santo Amaro, 1239, Vila Nova Conceição

São Paulo, SP

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Quinta - Matutino - Santo Amaro - Semana da Psicologia FMU 2019

Diretoria Semana da Psicologia 2019

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.