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Qualidade e eficiência no atendimento na Defensoria Pública: experiências e desafios
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Qualidade e eficiência no atendimento na Defensoria Pública: experiências e desafios

Descrição do evento

APRESENTAÇÃO

O atendimento a usuárias e usuários é uma das características mais marcantes da Defensoria Pública e que as distingue das demais instituições do sistema de justiça. São milhares de atendimentos realizados e o desafio de que a qualidade técnico-jurídica de defensoras, defensores, quadro de apoio, equipes técnicas interdisciplinares consiga se expressar no acolhimento das pessoas que procuram a instituição, e o atendimento digno e eficiente de suas demandas.

Este seminário chama atenção para a importância de se refletir sobre a qualidade e eficiência no atendimento da Defensoria Pública, direitos usuárias e usuários da instituição instituídos pela Lei Complementar 132/2009. Como prestar um atendimento de qualidade diante do desafio de demanda tão grande? Como acolher as pessoas que procuram a instituição, tantas vezes em condições de extrema vulnerabilidade, e dar conta de dar voz às mesmas e não reforçar a vulnerabilidade? Como promover uma escuta qualificada em meio à imensa quantidade de atendimentos? Como promover uma cultura de eficiência do serviço público em momentos de crise e descrédito dos serviços públicos? Como envolver defensoras/es, servidoras/es e estagiários/os na  busca de aperfeiçoamento da atuação e da utilização de formas criativas e inovadoras para o atendimento ? Quais experiências adotadas podem ser replicadas em prol de uma prestação e serviço mais eficiente? Estas e outras questões serão enfrentadas pelo seminário, que reunirá defensoras e defensores públicos com profissionais do direito e outras áreas correlatas de diferentes estados do Brasil.

O seminário tem por objetivo contribuir para a produção de conhecimento, aprendizagem institucional e troca de experiências acerca de projetos relacionados à qualidade e eficiência do atendimento ao público, debatendo seus limites e possibilidades de replicação.  


PROGRAMAÇÃO

Seminário | 28 e 29 de junho

28/06 – 5ª feira

9h30 | Abertura

CONDEGE – DPRJ – COLEGIO OUVIDORIAS – ANADEP

Dênis de Oliveira Praça - 1o Sub-defensor Público Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Marcus Edson de Lima - Presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais - CONDEGE

Thaísa Oliveira - Diretora Vice-Presidente Institucional da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP

Vilma Reis (Presidenta do Colégio de Ouvidorias das Defensorias Públicas e Ouvidora Geral da DP/BA)

10h | Desafios para um atendimento de qualidade e eficiente na Defensoria Pública

Palestrantes:

Christiane Serra (Coordenadora de Mediação da DP/RJ)

Luiz Henrique Silva Almeida (Presidente do Colégio de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas e Corregedor Geral da DP/GO)

Patricia Cozzolino (Diretora da Escola Superior da DP/MS)

Vilma Reis (Presidenta do Colégio de Ouvidorias das Defensorias Públicas e Ouvidora Geral da DP/BA)

Mediação: Adriana Britto (Diretora de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos - DPRJ)

12h | Premiação dos resultados do concurso concurso nacional de práticas eficientes de atendimento

12h30 | Intervalo para o Almoço

14h | Apresentação de Práticas: ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR

Mediação: Natália Soares da Silva Palmar  (assistente social - DPRJ) e Alessandra Nascimento de Alencar -(psicóloga/DPRJ)

1.     Defensoria Pública Efetivando O Acesso À Justiça Na Rede De Saúde Mental: Parcerias Possíveis (SP)
Paula Rosana Cavalcante  (servidora) e  Melina Machado Miranda 
2.     Defesa de populações em risco de remoção forçada: práticas inovadoras para atendimento coletivo (SP) 
Marilene Alberini – Servidora
3.     Humanização do atendimento como pressuposto para Garantia dos Direitos da Mulher (PR)
Luciana Tramujas A. Bueno (defensora pública), Jéssica P. S. Mendes, Janaine P. N. Santos  e Tamires C. Oliveira (servidoras)
4.     Posto De Identificação Civil Para População Em Situação De Rua (RJ)
Carla Beatriz Nunes Maia – defensora pública


15h | Debates

16h  | Intervalo para o Café 

16h30 | Apresentação das Práticas: ATENDIMENTO COM FOCO EM ATUAÇÃO EXTRAJUDICIAL


1.     Defensoria Em Movimento (CE)

Amelia Soares da Rocha , Mariana Lobo Botelho de Albuquerque , Michele Candido Camelo , Andrea Pereira Rebouças, Natali Massitlon Pontes, Roberta Madeira Quaranta  (defensoras públicas); Rosinere Marques Moura e Meirelane Pires Coelho (servidoras)

2.     Pelos Caminhos da Desjudicialização: Defensoria Sistêmica (PA) 

Alessandra Oliveira Damasceno Guedes e Paula Cunha da Silva Denadai (defensoras públicas)

3.     Rede Acolhe (CE)

Gina Kerly Pontes Moura, Mariana Lobo Botelho de Albuquerque, Patricia de Sa Leitao e Leao, Natali Massilon Pontes (defensoras públicas), Thiago de Holanda Altamirano (servidor), Delano Benevides de M deiros Filho

4.     Socorrer (BA)

Mônica de Paula Pires de Aragão (defensora pública) e Sheyla Paranaguá Santos (servidora)

17h30/18h30 | Debates

 

29/06 – 6ªf

9h | Visita guiada à Central de Relacionamento com o Cidadão - RJ 

9h30 |  Atendimento eletrônico e Rotinas de Atendimento

- Apresentação de Prática: Sistema Verde (RJ) | Denis de Oliveira Praça, Gabriela Varsano Cherém, Paloma Araujo Lamego (defensores públicos), Vitor Reis da Costa Silva (servidor)

- Marcelo Dayrell Vivas  - Coordenador do Atendimento Inicial Especializado ao Público da DPESP

- Gabriela Cherém - Coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão da DPRJ

11h | Debates

12h | Intervalo para o almoço 

14h-16h | Grupos de Trabalho

GT1: ATTENDIMENTO COM ATUAÇÃO EXTRAJUDICIAL

GT2: ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR

GT3: PROTOCOLOS /ROTINAS DE ATENDIMENTO / ATENDIMENTO ELETRÔNICO 

 GT4: FORMAÇÃO CONTINUADA – Reunião da Comissão de Escolas e Centros de Estudos Jurídicos do CONDEGE. 

16h-16h30 | Intervalo para o café

16h30-18h | Plenária e encaminhamentos finais 


MINI CURSO | 30 de junho

Sensibilização Ferramentas para o diálogo

30/6 | 9 às 13 horas

Formadora: Christiane Serra Ferreira     

Defensora Pública, Coordenadora de Mediação da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro 

Objetivo: treinamento e sensibilização sobre a importância do diálogo, o uso de meios consensuais de solução de conflitos e ferramentas de comunicação e negociação com objetivo de humanizar e melhorar a qualidade do atendimento realizado aos assistidos. 

Metodologia: palestra interativa, aplicação de dinâmicas em grupo e uso de meio audiovisual e exercícios simulados para apresentação dos temas a serem tratados. 

Local

Auditório da Defensoria Pública

Avenida Marechal Câmara, 314, 2º Andar , Centro

Rio de Janeiro, RJ

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Termos e políticas

Sobre o organizador

Defensoria e Cejur

Evento promovido pela Comissão Especializada em Escolas Superiores e Centros de Estudos das Defensorias Públicas do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) e pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro, com apoio da ANADEP, do Colégio de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil e da Fesudeperj.

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