Sem conexão com a internet

Projeto Videiras

Sobre o produtor

Projeto Videiras
Não é um projeto meramente social, mas uma missão Evangélica, ardorosa defensora da teologia da Missão Integral, “qual seja, o evangelho todo, pregado a todo homem, num todo”, conforme preconiza o famoso Pacto de Laussane, 1.974.

Começou no início de 2002, nos fundos da casa de Edinaldo, sua esposa Débora e a filha Rebeka, quando todas as tardem de domingos, profissionais do sexo encontradas nas ruas, eram levadas para lá. Ali elas se alimentavam, choravam seus problemas e ouviam de Jesus. Paralelo a isso, era realizado um trabalho de evangelização nos antros e esquinas de Ipatinga, durante dia e noite, e anualmente, era oferecido um almoço especial para essas pessoas.

Todavia, é bom que se diga que até praticamente quatro anos atrás, ou seja, por volta dos anos de 2010, a missão realizava um trabalha voltado para profissionais do sexo e todo tipo de excluído da sociedade.

Identificar, resgatar e reintegrar pessoas que se encontram longe da sociedade, constituem o tripé da nossa Missão.

Estrategicamente em 2005 passou a funcionar na Praça José Julio da Costa, centro de Ipatinga, na ocasião uma região de bordel, cercada de droga, crime e muita violência. Implantou-se ali de propósito, por entender que a igreja de Cristo precisa fazer, e causar mudanças é realmente em tais lugares, pois, se as pessoas não vão à igreja, então a igreja deve ir às pessoas. Gosto de dizer que se a cidade não vai à igreja, então a igreja precisa ir à cidade, e mais: com a pressa que a cidade exige como dizia muito bem meu amigo Ariovaldo Ramos, atual presidente da Visão Mundial.

Assim sendo, é que, encontradas nas sarjetas, pessoas que viviam à margem da sociedade eram levadas para a sede do Projeto onde participavam de oficinas, e depois de capacitadas, eram reintegradas à família, sociedade, igreja e a si mesmas.

A Missão acredita que só o evangelho pode transformar o homem integralmente, mas que a estratégia é humana pode e deve ser adequada a cada realidade, conjuntura e contexto. A essência e o teor da mensagem do evangelho, conforme nos ensinou Paulo é que não pode ser desvirtuado (Romanos 1: 16 -18).

Atividades e Cursos
Visando proporcionar dignidade ao ser humano, a Missão ofereceu cursos de corte/costura, crochê, pintura, bordado, informática e cabeleireiro. Ainda hoje atende nas áreas de serviço social e psicologia. Na sede do Projeto, moradores de rua tomam banho, têm roupa limpa, calçado e agasalhos. Dentro das possibilidades recebem vale-transporte, passagem para retornarem às suas casas. O Videiras desenvolveu atividades de evangelização nos bordéis às madrugadas de sexta para sábado, e após, oferecia uma sopa para os seus participantes. Vitimas de alcoolismo e drogas são encaminhadas para Centros de Terapia. Doações de bíblias, cestas básicas, realização de discipulado, prestação de serviços como corte de cabelo, são outras ações desenvolvidas pela Missão. Outra iniciativa que deu certo foi a realização anual do congresso de Missão Integral, com Ariovaldo Ramos, Welinton Pereira da Silva, Marcelo Gualberto, Carlinhos Queiroz, pastor Elbem César, João Tinoco, Pedro “do Borel” e outros amigos, cujo evento visou despertar a igreja para uma participação na transformação da cidade com visão integral, tendo voz profética e ética.

Poderíamos citar ainda terapia de grupo, cursos de manicure, confecção de bolsas, bijuterias, bordados em sandálias, pintura em telas, etc. Muitas foram as pessoas que aprenderam alguma atividade no Videiras. Dessas, muitas estão empregadas, outras estão trabalhando em suas casas, ganhando seu dinheiro de maneira digna, vivendo longe do crime, violência, ou prostituição.

Há, por exemplo, casos de pessoas que chegaram deprimidas, ou viciadas em drogas, e, através da sua participação em algum curso, ou auxiliadas pelo trabalho que prestamos, foram curadas de depressão, ou abandonaram os vícios.

Um bom exemplo da eficácia dessas atividades, é um de nossos assistidos que saiu das drogas e, hoje é missionário. Temos exemplo de uma menina que abandonou a promiscuidade e, atualmente, vive em uma casa construída pelo projeto em parceria com colaboradores. Na verdade desta nossa primeira fase de trabalho, muitos foram os resultados.

Você pode ser nosso parceiro nesta empreitada de ajudar quem precisa, mesmo porque “ajudar é uma graça que poucos desejam”. “Deus ama quem dá com alegria’

Pastor Edinaldo Felipe dos Santos
Fundador da Associação Projeto Videiras
Notou algo suspeito nessa página?Denuncie