Login
O evento já encerrou...
#PrograMariaEncontros em parceria com a Intel: Afrofuturismo e Tecnologia
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

#PrograMariaEncontros em parceria com a Intel: Afrofuturismo e Tecnologia

30 set - 2021 • 19:00 > 21:00

Evento Online

Descrição

PrograMaria Encontros

O PrograMaria Encontros é o evento que fomenta a comunidade de diversidade de gênero na tecnologia, oferecendo conteúdos relevantes para sua carreira e promovendo oportunidades para que você possa crescer ainda mais na tecnologia!

Você já ouviu falar em afrofuturismo? O afrofuturismo é um movimento cultural e político que imagina futuros a partir de uma perspectiva negra, celebrando a sua identidade e o protagonismo. Com a valorização da ancestralidade e provocação sobre por que as narrativas hegemônicas são brancas, o afrofuturismo propõe uma outra construção de passado, presente e futuro. Este PrograMaria Encontros em parceria com a Intel vai abordar as relações entre Afrofuturismo e Tecnologia, trazendo mulheres que são referência neste movimento.


“Tem sido um processo bem interessante pensar e conhecer tecnologias sem colocar o Vale do Silício como a origem ou o ponto de partida. Com isso, o Afrofuturismo coloca o pensamento afro diaspórico como parte das construções tecnológicas possibilitando real inclusão”, conta a cientista da computação e pesquisadora Nina da Hora, que também é colunista do MITTechReviewBrasil, Membro do Conselho consultivo de segurança do TikTok e recentemente foi nomeada pelo TSE para a Comissão de Transparência Eleitoral. Ela dará a palestra “Decolonizacao algorítmica”.


Veja a programação completa e se inscreva!


Agenda do evento

19:00 – Abertura PrograMaria

19:15 – Boas-vindas Intel, com Bárbara Toledo, Gerente de Consumo e Varejo da Intel Brasil

19:20 – Palestra Introduzindo Afrofuturismo, Afropresentismo e África Futurismo em Arte, Ciência e Tecnologia, com Zaika dos Santos, Multiartista, pesquisadora e cientista/divulgadora científica do Afrofuturismo, African Futurism, Afropresentismo, NFT e Ciência de Dados; Fundadora da Afrofuturismo: Arte e STEM 

19:40Palestra Decolonizacao algorítmica, com Nina da Hora, Pesquisadora CTS/FGV e Conselho de segurança TikTok Brasil

20:00 – Painel Afrofuturismo e Tecnologia, com Andreza Rocha, Fundadora e Diretora Executiva Afroya Tech Hub; Fernanda Monteiro, Pesquisadora de infraestruturas alternativas - Rede Transfeminista de Cuidados Digitais, Zaika dos Santos, Multiartista, Pesquisadora e Cientista do Afrofuturismo, African Futurismo e Afropresentismo, e fundadora da Afrofuturismo: Arte e STEM, com mediação de Taís Oliveira, analista de Inteligência de Negócios e pesquisadora membra do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB/UFABC).

20:50 – Encerramento


Palestra | Introduzindo Afrofuturismo, Afropresentismo e África Futurismo em Arte, Ciência e Tecnologia.

com Zaika dos Santos, Multiartista, pesquisadora e cientista/divulgadora científica do Afrofuturismo, African Futurism, Afropresentismo, NFT e Ciência de Dados; Fundadora da Afrofuturismo: Arte e STEM

Introduzir os conceitos com base na historialidade africana e afrodescendente das tecnologias, ciências e artes, pautadas por séries temporais que se iniciam através do Oráculo de Ifá - algoritmos e redes neurais, pedra de papiro e as séries temporais, a mineração do ouro e o uso em tecnologias digitais. Bem como suas relações na pós-modernidade no hibridismo da tecnologia traçado pelo Afrofuturismo 2.0, os debates do racismo algoritmo e reconhecimento facial. O hashtivismo como condutor de mudanças sociais. Assim como a interação do Afropresentismo como o portal digital do agora e a perspectiva das cidades cripto e do sonho especulativo em África Futurismo.


Palestra | Decolonizacao algorítmica

com Nina da Hora, Pesquisadora CTS/FGV , Conselho de segurança TikTok Brasil

Como pensar algoritmos a partir de outras perspectivas . Vou apresentar um pouco da minha pesquisa e aprendizados pensando algoritmos e IA sem colocar o vale do silício como origem de tudo .


Painel | Afrofuturismo e Tecnologia

com com Andreza Rocha, Fundadora e Diretora Executiva Afroya Tech Hub; Fernanda Monteiro, Pesquisadora de infraestruturas alternativas - Rede Transfeminista de Cuidados Digitais, Nina da Hora, pesquisadora no Cyberbrics do CTS//FGV e Membro do Conselho Consultivo de Segurança do TikTok Brasil; Zaika dos Santos, Multiartista, Pesquisadora e Cientista do Afrofuturismo, African Futurismo e Afropresentismo, e fundadora da Afrofuturismo: Arte e STEM, com mediação de Taís Oliveira, analista de Inteligência de Negócios e pesquisadora membra do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB/UFABC).

Convidamos mulheres negras à frente da produção de conhecimento sobre tecnologia para refletir sobre as narrativas hegemônicas neste meio, como se produz a descolonização do pensamento e do olhar e a importância da representatividade na tecnologia e de garantir acesso e visibilidade das pessoas de grupos minorizados na construção da tecnologia.



Palestrantes

Andreza Rocha (LinkedIn) | Fundadora e Diretora Executiva Afroya Tech Hub | Líder de Operações & Diversidade BrazilJS

CEO e Fundadora do Afroya Tech Hub.
Profissional de gestão de pessoas há 17 anos, ativista e aliada pela Diversidade de Raça e Gênero no mercado de trabalho, entusiasta pela transformação social através da tecnologia.


Bárbara Toleto (LinkedIn) | Gerente de Consumo e Varejo da Intel Brasil

Barbara Toledo é gerente de consumo e varejo da Intel Brasil. Com mais de 15 anos de experiência no setor de tecnologia, hoje, é a responsável por criar estratégias junto aos maiores varejistas no Brasil. Anteriormente, atuou por mais de 10 anos como Gerente de Marketing na Intel Brasil, cobrindo parte B2C e B2B. Barbara também é a líder do Women at Intel Network (WIN) programa de empoderamento feminino e equidade de gênero da Intel para Brasil e América Latina.


Fernanda Monteiro (Telegram: @negadither ) | Pesquisa e desenvolvimento de infraestruturas alternativas - Rede Transfeminista de Cuidados Digitais

Tecnologista e pesquisadora independente em segurança digital, especialista em administração de sistemas e forense digital, tradutora, fotógrafa, musicista, compartilhando habilidades em prol de DDHs e advocacy de conhecimento livre desde 2006. Colabora ativamente para a Rede Transfeminista de Cuidados Digitais e para a Rede de Ciberativistas Negras no Brasil, contribuindo também como profissional freelance para organizações brasileiras e internacionais, como a Coding Rights, Marialab, Front Line Defenders, Hivos e APC.



Nina da Hora (LinkedIn) Pesquisadora CTS/FGV , Conselho de segurança TikTok Brasil

Cientista da Computação pela PUCRio do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa computacional. De Duque de Caxias, Pesquisadora no Cyberbrics do CTS/FGV. Experiência no Programa Apple developer Academy formação de developers da Apple para estudantes. 2018 Scholarship Apple WorldWide developers conference . Research Scholarship Youth Program Internet - CGI 2020. Criadora do Ogunhe Podcast. Colunista do MITTechReviewBrasil e GizModo e Membro do Conselho consultivo de segurança do TikTok.


Taís Oliveira (LinkedIn)| Analista de Inteligência de Negócios

Taís Oliveira é relações-públicas, Mestre e doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Trabalha com comunicação digital e dados no terceiro setor, é professora universitária e pesquisadora membra do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB/UFABC).


Zaika dos Santos (LinkedIn) | Multiartista, pesquisadora e cientista/divulgadora científica do Afrofuturismo, African Futurism, Afropresentismo, NFT e Ciência de Dados; Fundadora da Afrofuturismo: Arte e STEM

Fundadora das iniciativas científica/educacional Afrofuturismo: Arte e STEM, do coletivo artístico e educacional Saltosoundsystem, da iniciativa de multi-artes Nok é Nagô, do projeto fotográfico Melanina Urbe e da curadoria coletiva Crypto Art Brazil. Coordenadora geral da Black Speculative Arts Movement - Brasil. Tecnóloga em Audiovisual, em Rádio e TV, em Web Design. Licenciada em Artes Plásticas na Guignard – Universidade Estado de Minas Gerais, habilitada em Serigrafia e Fotografia. Ciência de Dados junior, atualmente se especializando em diferentes áreas da Ciência de Dados. Pesquisadora afiliada à ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros), foi bolsista de iniciação científica no Instituto Sua Ciência, com sua terceira pesquisa científica sobre Afrofuturismo. Uma das divulgadoras científicas/cientista do projeto Mulheres na Ciência – British Council 2018 – WOW – Festival Mulheres do Mundo e Museu do Amanhã, onde desenvolveu a divulgação científica Afrofuturismo no WOW. Cientista filiada ao 500 Women Scientists e liderança negra brasileira pelo Fundo Alas - Fundação Tide Setubal, Porticus e Ibirapitanga.


Conheça a Intel

A Intel (Nasdaq: INTC) é líder da indústria e cria tecnologias que mudam o mundo, possibilitando o progresso global e tornando a vida mais rica. Inspirados pela Lei de Moore, trabalhamos continuamente no aprimoramento do design e da fabricação de nossos semicondutores para ajudar os clientes a enfrentarem seus maiores desafios. Ao incorporar inteligência na nuvem, rede, borda e todo tipo de dispositivo de computação, liberamos o potencial dos dados para transformar os negócios e a sociedade para melhor. Para saber mais sobre as inovações da Intel, acesse intel.com.br.



{ Conheça os detalhes da iniciativa #MaisDiversidadeNaTecnologia com a Intel } 


--

Todas as participantes estão sujeitas ao nosso Código de Conduta.

Tem dúvidas?

Mande pelo [email protected]

Termos e políticas

Evento online

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

#PrograMariaEncontros em parceria com a Intel: Afrofuturismo e Tecnologia

PrograMaria

Startup social que empodera meninas e mulheres com habilidades em tecnologia e programação. Realiza eventos, oficinas, cursos de formação técnica e outras ações que ajudam empresas a promover diversidade e a recrutar mais mulheres. www.programaria.org

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.