Programa Essencial da Gestão do Conhecimento - 4ª Edição

SBGC - Sede Nova - São Paulo , SP
09 de agosto de 2018, 08h30 - 07 de novembro de 2018, 17h30

Compartilhar:

Inscrição

R$ 0,00

Programa Completo
R$ 5.200,00
Inscrições até 26/07/2018
0

Descrição do evento

Programa Essencial

O Programa Essencial concentra os saberes necessários para o gestor do conhecimento operar com excelência nas organizações. Trata-se de uma trilha de aprendizagem organizada em quatro módulos onde o profissional gerencia seu aprendizado, realizando todos os módulos ou apenas aquelas competências que considera um gap em sua formação. 

+ Trilha Hands On de Aprendizagem em GC
+ Facilitadores Altamente Qualificados
+ Desenvolvimento de Profissionais na Era do Conhecimento
+ Roteiro Estruturado de Competências Essenciais em GC
+ Projeto Prático Orientado por Especialistas

Programação

Imagem
Módulo 1: Fundamentos, Diagnóstico e Mapeamento de Conhecimento
Visa alinhar os participantes em relação aos conceitos contemporâneos da era ou economia do conhecimento, da gestão do conhecimento e do valor do conhecimento como um recurso estratégico para organizações intensivas em conhecimento. Além disso, os participantes serão capacitados em métodos e técnicas de diagnóstico da situação do conhecimento organizacional, coletivo e individual e em métodos e técnicas de mapeamento de conhecimento, critérios de criticidade e de priorização.
Programa
1. Visão Geral do Programa Essencial
  • Integração dos módulos
  • Projeto Prático e Orientado
2. Fundamentos da Gestão do Conhecimento
  • Economia do Conhecimento
  • Visão do Conhecimento
  • Cultura Organizacional e Gestão do Conhecimento
3. Conhecimento em ação
  • Trabalho e Trabalhador do Conhecimento
  • Competências do profissional de gestão do conhecimento
  • Modelo de Referência em Gestão do Conhecimento
4. Problemas Organizacionais e Problemas de Conhecimento
  • Técnicas e práticas para compreensão dos desafios da organização
  • Técnicas e práticas para diagnósticos estruturados e não estruturados
5. Conhecimento Crítico
  • Técnicas e práticas para mapear conhecimento
  • Critérios de criticidade
  • Técnicas de priorização de conhecimento para estratégia e planejamento
Facilitador: Fernando Fukunaga
1º semestre: 09 e 10/08/2018
Imagem
Módulo 2: Estratégia de Conhecimento e Estratégia de Implantação de GC
Objetiva capacitar os participantes em técnicas de design de estratégias de conhecimento e de implantação da gestão do conhecimento e relacioná-la com a estratégia do negócio e/ou propósito das organizações. Proporciona ainda compreender a maturidade da gestão do conhecimento nas organizações, esclarecendo os resultados possíveis desta função para a efetividade do negócio ou propósito das organizações. 
Programa
1. O papel do conhecimento
  • Negócio e a gestão do capital intelectual
2. A estratégia do negócio, a gestão estratégica e a gestão do conhecimento
3.  Elaboração e gestão estratégica:
  • Do diagnóstico aos resultados
4. Gestão estratégica do conhecimento:
  • Dando vida e fazendo da estratégia um instrumento de gestão

​Facilitador: Beto do Valle
​1º semestre: 10 e 11/09/2018
Imagem
Módulo 3:  Facilitação e Metodologias Participativas
Consiste em capacitar o gestor de conhecimento a adquirir competências essenciais para interagir e facilitar o fluxo de conhecimento por  meio das práticas de colaboração entre pessoas, áreas, gerências, diretorias, clientes, fornecedores, acionistas e parte interessadas. Desta forma, os participantes aprenderão métodos e técnicas de facilitação de conversação, interação e colaboração que favorecerão diretamente as fases de diagnóstico, mapeamento e estratégia como o design, implantação e gestão das práticas de gestão do conhecimento. ​
Programa
1. Ferramentas pessoais:
  • Escuta; e
  • Reflexão.
2. Ferramentas para  grupos:
  • Investigação Apreciativa;
  • World Café;
  • Open Space;
  • Aquário Roda de diálogo;
  • Sticky wall conversations;
  • Exposição dialogada.

Facilitadora: Maria Fernanda Costa
​1º semestre:03 e 04/10/2018
Imagem
Módulo 4: Design de Iniciativas de GC e Gestão do Programa de GC
Aborda questões relacionadas a implantação do conhecimento, propriamente dita, a gestão do programa de GC, acompanhamento de indicadores e resultados para o negócio. Destaca a importância de compreender e decifrar a cultura da organização aos participantes para serem mais assertivos na escolha das práticas, metas e objetos para a implantação da gestão do conhecimento explícito e tácito. ​
Programa
1. Como elaborar um programa de gestão do conhecimento
  • Contextualização e nivelamento de conceitos sobre gestão do conhecimento;
  • Identificação dos desafios e definição de objetivos;
  • As principais práticas de Gestão do Conhecimento;
  • Critérios para a criação de um programa de gestão do conhecimento.
2. Como formar cultura os fundamentos comportamentais do trabalho em equipe;
  • Mecanismos de motivação e recompensa;
  • Definição de papéis e responsabilidades;
  • Definição de indicadores para mensuração de resultados. 

Facilitadora: 
Tania Moreira Pinto

1º semestre: 07 e 08/11/2018

Perfil do Público 

  • Líderes, gestores e técnicos de quaisquer áreas e processos intensivos em conhecimento e/ou inovação e interessados em contribuir para a dinamização dos negócios por meio do conhecimento e do capital intelectual em suas organizações; e 
  • Profissionais envolvidos ou interessados na implantação e/ou operação da gestão do conhecimento em organizações de todos os setores. 
  • Não são necessárias formação ou experiência prévias sobre gestão do conhecimento, mas recomenda-se a realização de leituras introdutórias prévias para o máximo aproveitamento do curso. 

Sobre os Facilitadores

Beto do Valle é fundador da Impakt Consultoria, referência em Gestão do Conhecimento, Gestão da Inovação, Educação Corporativa e Inteligência de Mercado, e facilitador da SBGC Nacional. Foi diretor de Knowledge + Innovation da Globant Brasil e sócio-diretor da TerraForum Consultores, além de executivo em multinacional brasileira.
Graduado em Comunicação, tem MBA em Marketing pela FGV e extensão em Gestão Estratégica de Pessoas pelo FDC/Insead (França). Publicou artigos na revista britânica Inside Knowledge, é colaborador dos livros “Gestão 2.0” e “10 Dimensões da Gestão da Inovação”, de José Cláudio Terra, e revisor técnico de “Produtos que Dão Certo”, de Robert Cooper. 
Tem liderado projetos nas mais importantes organizações no Brasil e nas Américas, entre elas Alcoa, Braskem, Banco Central do Brasil, CPFL, Danone, Fundação Grupo Boticário, Gerdau, Grupo ISA, Itaipu, Itaú, Light, ONS, Petrobras, Santander, Serasa Experian e Vale.

Fernando Fukunaga é um entusiasta da gestão na Economia do Conhecimento e de novas formas de gestão. Doutorando em Administração pela PUC-SP. Mestre em Administração pela PUC. Possui duas especializações em gestão estratégica e uma em psicologia. Graduado em Administração. Designer de Fluxos de Conversação. Especialista em conhecimento e inovação. Participou de projetos de gestão do conhecimento em grandes organizações tais como SABESP, CCEE, Metrô-SP. É Professor de Gestão de Pessoas nos cursos de especialização do SENAC. É Community Manager da CoPs de Maturidade em Gestão do Conhecimento. É Membro da Diretoria da SBGC.

Maria Fernanda Teixeira da Costa atua como facilitadora de processos de inovação & mudança, aprendizagem organizacional e desenvolvimento de liderança consciente. Mestre em Psicologia Social, com especializações em Desenvolvimento Organizacional e Appreciative Inquiry pela Case Western. Certifificada em Biologia Cultural com Humberto Maturana e Ximena D’ávila pela Escuela Matríztica do Chile. Docente na Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas do ICCP. Voluntária na Liga Solidária e prestadora de serviços para organizações como Itaú – Unibanco, Accenture, Allianz, Instituto Alana, Oficina Municipal, The Leadership Academy da ONU, Natura, Fundação Dom Cabral, Imagens e Vozes de Esperança – Cone Sul, Vale, Vivo, Federação das Indústrias do Estado do Paraná e Business as Agents of World Benefit. Casada, dois filhos e duas gatas.

Tania Moreira Pinto é especialista em gestão do conhecimento, desenvolvimento de produtos, gerenciamento de projetos e melhoria de processos. Implantou e gerenciou a área de gestão do conhecimento na área de engenharia da Embraer por 11 anos. Atuou por 24 anos na área de desenvolvimento de produtos, onde foi responsável pela automação de atividades. Fez engenheira elétrica no INATEL e pós-graduação em computação gráfica no ITA.

    Sobre o produtor

    SBGC

    Fundada em 2001, a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - SBGC , é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP Endereço: Av. Paulista, 2644, conjunto 113, Bela Vista, São Paulo - SP CNPJ: 04.471.222/0001-43

    Comentários

    Local

    SBGC - Sede Nova
    Avenida Paulista, 2644, Conj. 113, Bela Vista
    São Paulo , SP

    Login

    Esqueceu sua senha? Clique aqui.

    Recuperar senha

    Confira seu e-mail

    O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

    Criar conta

    Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

    Confira seu e-mail

    Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.