24 jul - 2023 • 18:00 > 27 jul - 2023 • 21:00
Evento online e gratuito.
É necessário se inscrever para receber o link de acesso. Será emitido certificado de participação a inscritos que preencherem a lista de presença online, no momento do evento.
PROEPRE é o Programa de Educação Pré-Escolar. Depois de alguns anos, entrou no programa o ensino de creche e fundamental.
18h às 19h30 - Minicurso 1 - A solicitação do meio no processo de inclusão escolar: compartilhando experiências
Ementa: O presente minicurso discorre sobre aspectos relacionados à inclusão escolar – dificuldades, desafios e ações – apresentando experiências fundamentadas no PROEPRE.
18h às 19h30 - Minicurso 2 - Contribuições do Método Clínico na avaliação diagnóstica
Ementa: O Minicurso tem como objetivo discorrer sobre as possibilidades e grande contribuição do Método Clínico para a Educação e sua importância na avaliação diagnóstica.
19h30 às 21h - Oficina 1 - Função Simbólica- experiências brincantes de aprendizagem na Educação Infantil
Ementa: A função Simbólica contempla cinco manifestações e, podem ser vivenciadas de forma divertida pelas crianças. Nessa oficina serão apresentadas experiências brincantes de aprendizagem para explorar a Ludicidade.
19h30 às 21h - Oficina 2 - a importância do brincar e o desenvolvimento infantil
Ementa: esta oficina, visa oportunizar condições de compreensão do Campo de Experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”. Com base na epistemologia genética será discutida a construção das estruturas lógicas elementares e infralógicas de espaço, tempo e causalidade, as quais estão invariavelmente relacionadas às ações que o sujeito realiza sobre os objetos concretos ou imaginados. O objetivo central é proporcionar vivências nas quais possam ser realizadas em sala de aula e que constituem boas oportunidades para que os alunos construam as referidas noções.
18h às 19h30 - Oficina 3 - Educação das relações étnico-raciais: Um Trabalho a partir da Lei Federal 11.645/2008
Ementa: A homologação da lei 10.639/03, posteriormente da lei 11.645/2008, juntamente com a resolução 01/2004 e o parecer 03/2004 do Conselho Nacional de Educação, garantiram a inclusão da educação das relações étnicoraciais na escola, porém ainda são poucas as propostas referentes à História e cultura Afro-brasileira e Africana. Promover reflexões e práticas de valorização e respeito às pessoas negras e indígenas, sua cultura e sua história,buscando desenvolver atividades educativas de combate ao racismo e a discriminação. Relacionar com o componente de história.
18h às 19h30 - Minicurso 2 - Contribuições do Método Clínico na avaliação diagnóstica
Ementa: O Minicurso tem como objetivo discorrer sobre as possibilidades e grande contribuição do Método Clínico para a Educação e sua importância na avaliação diagnóstica.
19h30 às 21h - Oficina 4 - Competências Socioemocionais
Ementa: As habilidades socioemocionais referem-se à capacidade de conhecer suas emoções, e a partir desta compreensão relacionar consigo mesmo e com o outro de maneira ética e respeitosa. Esta oficina discute a importância da manifestação dos sentimentos e a construção da identidade da criança: sua autoestima, seu autocontrole e autoconhecimento para o desenvolvimento de relações e convivência ética na escola.
19h30 às 21h - Oficina 1 - Função Simbólica- experiências brincantes de aprendizagem na Educação Infantil
Ementa: A função Simbólica contempla cinco manifestações e, podem ser vivenciadas de forma divertida pelas crianças. Nessa oficina serão apresentadas experiências brincantes de aprendizagem para explorar a Ludicidade.
18h às 19h30 - Oficina 5 - Possibilidades Construtivistas para situações difíceis na escola inclusiva
Ementa: O enriquecimento das práticas Construtivistas, com conteúdos teórico-práticos relacionados à acessibilidade e à inclusão escolar, pode ser considerado uma necessidade dos tempos atuais. Nesta Oficina dialogaremos sobre algumas situações difíceis vividas na escola comum, que podem se tornar mais acessíveis e inclusivas quando trabalhamos com a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) e com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
18h às 19h30 - Minicurso 1 - A solicitação do meio no processo de inclusão escolar: compartilhando experiências.
Ementa: O presente minicurso discorre sobre aspectos relacionados à inclusão escolar – dificuldades, desafios e ações – apresentando experiências fundamentadas no PROEPRE.
19h30 às 21h - Oficina 4 - Competências Socioemocionais
Ementa: As habilidades socioemocionais referem-se à capacidade de conhecer suas emoções, e a partir desta compreensão relacionar consigo mesmo e com o outro de maneira ética e respeitosa. Esta oficina discute a importância da manifestação dos sentimentos e a construção da identidade da criança: sua autoestima, seu autocontrole e autoconhecimento para o desenvolvimento de relações e convivência ética na escola.
19h30 às 21h - Oficina 6 - Brincadeiras sérias para o Ensino Fundamental: O desenvolvimento das estruturas infralógicas
Ementa: Esta oficina tem como principal objetivo compartilhar brincadeiras para o Ensino Fundamental tendo em vista o importante papel do brincar para o desenvolvimento cognitivo.
18h às 19h30 - Oficina 7 - A construção da noção de espaço perceptivo e representativo em jogos, brinquedos e brincadeiras
Ementa: Será abordado aspectos conceituais acerca da construção do espaço perceptivo e representativo na perspectiva piagetiana e as implicações para a vida escolar das crianças, no que diz respeito à aprendizagem de conteúdos escolares, bem como apresentar situações significativas de aprendizagem por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento dessa noção de acordo com cada faixa etária.
18h às 19h30 - Minicurso 3 - Intervenções com jogos de regras para a construção de estruturas lógicas e infralógicas.
Ementa: O minicurso discute a importância e as possibilidades de utilização de jogos de regras para a construção de estruturas lógico-matemáticas. Apresenta também as formas de organização de intervenções pautadas no construtivismo.
19h30 às 21h - Oficina 5 - Possibilidades Construtivistas para situações difíceis na escola inclusiva
Ementa: O enriquecimento das práticas Construtivistas, com conteúdos teórico-práticos relacionados à acessibilidade e à inclusão escolar, pode ser considerado uma necessidade dos tempos atuais. Nesta Oficina dialogaremos sobre algumas situações difíceis vividas na escola comum, que podem se tornar mais acessíveis e inclusivas quando trabalhamos com a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) e com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
19h30 às 21h - Oficina 8 - Dinheiro é assunto de criança?!
Ementa: Trabalhar as questões financeiras com a criança é uma preocupação comum entre pais e educadores. Mas dinheiro é assunto de criança? No minicurso discutimos a importância e possibilidades de se trabalhar as questões financeiras e de consumo consciente no cotidiano escolar, desde a mais tenra idade. Apresentamos contextos de aprendizagem como uma prática educativa lúdica e significativa para aprofundar e dar continuidade às experiências concretas das crianças, entrelaçando seus saberes com conhecimentos que fazem parte do mundo econômico.
Saiba mais sobre o PROEPRE
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Faculdade de Educação da Unicamp
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.