O Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional – CEDEPP
O Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional se desenvolve da disposição e necessidade de repensar os recursos e teorias produzidas pela Psicologia e pela Educação para promover o desenvolvimento das pessoas e ajudar a resolver as dificuldades que estas encontravam na resolução dos desafios do cotidiano. Atuando como formadora de psicólogos em cursos de graduação, como psicóloga, atendendo as diferentes nuances do sofrimento humano, crianças que consideradas com problemas de aprendizagem, famílias com dificuldade de cumprir sua função educativa entre outras demandas.
Em 1999, em um Congresso em Havana estabeleci um contato mais próximo com o Enfoque Histórico-Cultural e com pesquisadores que assumiam esta perspectiva teórica. Particularmente importante foi o contato com as atividades realizadas no Centro de Orientación y Atención a la Población (COAP) coordenado neste período pelo Dr. Guillermo Arias Beatón também presidente, na época, da Cátedra Vigotski.
Como supervisora nos estágios em psicologia clínica, nos últimos anos da formação de psicólogos, preocupava-me as bases teóricas usadas para atender pessoas oriundas das camadas economicamente menos favorecidas e que buscavam ajuda nas chamadas Clínicas Escola. Encontrei no Enfoque Histórico-Cultural conceitos que me ajudavam a entender de modo mais claro o sofrimento destas pessoas e organizar caminhos para ajudá-las. Crianças com problemas de aprendizagem e dificuldades escolares, assim como suas famílias também pediam ajuda.
Assim, em 2001 organizamos o CEDEPP, tendo Dr. Guillermo Arias Beatón como participante. No decorrer dos anos outros profissionais da ´Comunicação Social, do Direito, da Pedagogia foram somando esforços e contribuindo com a equipe. Ao longo destes anos novos parceiros trouxeram sua contribuição, somando-se à equipe inicial e construindo um Núcleo de Cursos voltados para a educação e para a promoção de saúde. O Núcleo de Cursos envolve a formação de profissionais que atuam nos diferentes segmentos da educação desde a educação infantil, na gestão escolar. O CEDEPP oferece assessoria e orientação para a realização de estudos. Assim como supervisão para profissionais que atuam na área da saúde, tais como psicólogos, assistentes sociais. A organização do Núcleo de Cursos resulta da sistematização de diversas experiências realizadas ao longo dos anos desde 2001, envolvendo atividades realizadas na sede do CEDEPP, em São Paulo, presencialmente, e em diferentes municípios. O progresso da tecnologia da informação e da comunicação e as experiências vividas na pandemia com isolamento social obrigatório oportunizam novas modalidades de cursos e atividades previstas a partir do segundo semestre de 2020. Nesta etapa contamos com pesquisadores como Dra. Marta Chaves, Dr. Aurélio Fabricio Torres de Melo, Dra. Marta Shuare e com a continuidade da colaboração do Dr.Guillermo Arias Beatón.
Dra. Marta Chaves é pesquisadora de temas relacionados à formação e atuação de professores, com vastas investigações direcionadas ao ensino. Acesso ao Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3623759765067532.
Dr. Aurélio Fabricio Torres de Melo tem estudado o sofrimento humano na vida cotidiana e o tratamento dado à morte no cinema. Acesso ao Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0258571885050305.
Dra. Marta Shuare fez sua formação com a primeira geração de Vigotskianos, em Moscou, sendo uma estudiosa deste Enfoque até os dias atuais e tendo traduzido do russo para o espanhol muitas obras dos pesquisadores que constituíram a primeira e segunda geração de Vigotskianos.
Dr. Guillermo Arias Beatón tem se dedicado à sistematização do Enfoque Histórico-Cultural e colaborado com diferentes grupos de pesquisa no Brasil. Acesso ao Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8753501349370904.
Como coordenadora da equipe o CEDEPP me permite participar em diferentes grupos de pesquisa, oportunizando sistematizar minha concepção teórica e repensar a Psicologia, de modo a ampliar as possibilidades de ajudar a minimizar o sofrimento e organizar uma educação capaz de promover o desenvolvimento do sujeito e da sociedade.
Dra. Laura Marisa Carnielo Calejon