2 nov - 2021 • 19:00 > 21:00
Evento Online via Google Meet
Práticas de Leitura na era do Ciberespaço
Professor: Rodrigo Rosm | Designer e Editor | www.rodrigorosm.org
INFOS
Aulas às TERÇAS e QUINTAS – das 19h00 às 21h00
4 encontros, início previsto 2, 4, 9 e 11 de NOVEMBRO 2021
Carga horária total: 8h.
Valor 145,00 (lote1) + 175,00 (lote2) + 255,00 (lote3)
EMENTA
O objetivo do curso é apresentar o universo do livro considerando-o um portal do conhecimento humano, o suporte pelo qual é possível registrar os eventos para eternidade das ideias. Percorrendo os avanços da História da Escrita para entendermos sua importância em diversas culturas pelo mundo em relação ao surgimento das escolas e bibliotecas.
A ideia do curso é oferecer ferramentas para melhor aproveitamento de uma experiência de leitura, reconhecendo metodologias e estratégias para melhor absorção do assunto estudado e considerando sempre uma aprendizagem ativa, buscando incorporar mais significação ao processo de acesso e depois produção de conhecimento como resultado da pesquisa. E ainda, o curso busca discutir o lugar da leitura enquanto lazer e como criar planejamentos que incluam ambas experiências com o melhor aproveitamento possível.
Por meio de um conjunto de ideias, conceitos, livros e exercícios criativos desenvolvidos para gerar reflexão, o curso buscará levantar o debate sobre o passado da história do livro que influencia o atual estágio do ciberespaço e as possibilidades de futuro para tecnologias em constante transformação. A proposta é analisar textos de apoio que irão ajudar no percurso de reflexão sobre os principais assuntos discutidos ao longo das aulas. Cabe informar, por fim, que o curso será baseado na apresentação do acervo de imagens selecionadas e pertinentes ao debate na contemporaneidade.
PRINCIPAIS ASSUNTOS
História do Livro; Livro como mediador do conhecimento; Práticas de Leitura; Plano de Estudos; Elogio ao Ócio; Conexão Planetária; Cibercultura e Ciberespaço; Pensamento Rizomático e os Diagramas; História da Escrita; Cultura e Civilizações Antigas; Filosofia da ciência e Religião; Princípios da Biblioteconomia e Aprendizagem Ativa.
METODOLOGIA
aula expositiva com leitura dirigida e exercícios
PLANO DE AULAS
Aula 1 - (02/novembro) - A ORIGEM DO LIVRO E O CONHECIMENTO
reconhecimento do livro como portal do conhecimento, fragmentos da história da escrita, as primeiras escolas, os monges copistas na europa medieval, advento da impressa com invenção de gutenberg, a bíblia e seus reformadores, a abertura do oriente para o ocidente por meio de textos antigos e a figura de helena blavatsky, os artista teosóficos e o século xx como consagração da indústria de massa com reprodutibilidade técnica da arte e dos conhecimentos humanidade.
Aula 2 - (04/novembro) - CULTURA E AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
A cultura é uma membrana virtual que a humanidade criou em torno de si, é uma manifestação do espírito dos povos pelo mundo em seus determinados tempos; o escritor Guimarães Rosa, a terceira margem e o que chamamos de literatura universal hoje. Seria o inglês a nova língua geral? A religião do conhecimento e a importâncias das leis de ranganathan para biblioteconomia, aprendizagem ativa reconhecendo as múltiplas inteligências de cada indivíduo.
Aula 3 - (09/novembro) - PRÁTICAS DE LEITURA: O ESTUDO
metodologia e estratégias para leitura; comunicação em prosa moderna e as experiências de aprendizado; entender o exercício de leituras cruzadas para explorar determinado assunto com profundidade. A criação de roteiros para leitura dirigida e a organização de uma rotina de estudo.Por último, breve análise do livro 'éramos muito cavalos' como estudo de caso a partir da leitura de artigos de especialistas.
Aula 4 - (11/novembro) - PRÁTICAS DE LEITURA: O LAZER
Não existe spoiler sobre clássicos, um pouco sobre o livro 'elogio do ócio' de Bertrand Russell e os detalhes de um estilo de vida baseado em suco de laranja, jazz e bibliotecas; a saborosa sensação da linguagem e o herói de mil faces identificado por joseph campbell. Narrativa e interação social na era do ciberespaço. Por último, breve análise do livro 'éramos muito cavalos' como estudo de caso a partir da leitura da obra em si.
TODAS AS AULAS SERÃO MINISTRADAS E GRAVADAS VIA GOOGLE MEET
_
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
História da Vida Privada 3 - da Renascença ao Século das Luzes - Roger Chartier e Philip Aires
Práticas de Leitura - Roger Chartier
Sociedade em Rede - Manuel Castells
Cibercultura - Pierre Levy
Conexão Planetária - Pierre Levy
A importância do ato de ler - Paulo Freire
Os intelectuais e a organização da cultura - Antonio Gramsci
A educação para além do Capital - István Mészáros
rodrigo rosm
Rodrigo Rosm é programador visual e artista residente no Rio de Janeiro. Estudou Desenho, Pintura e Texto em Arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Um observador de pequenas coisas do Mundo, que na construção do seu trabalho em Artes Gráficas investiga linguagens, formas e suportes para comunicar e gerar conhecimento. Envolvido em produções culturais diversas na cidade do Rio de Janeiro, atuando como facilitador gráfico e produtor, é co-fundador da editora independente Casa 27 onde atua como editor e gestor de projeto editorial. Seu trabalho é uma síntese de práticas e exercícios criativos que buscam gerar sentidos por meio da organização e direcionamento crítico.