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Práticas de Ensino de Leitura e de Escrita nas Escolas Municipais de São Paulo em Tempos de Pandemia
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Práticas de Ensino de Leitura e de Escrita nas Escolas Municipais de São Paulo em Tempos de Pandemia

26 out - 2020 • 09:00 > 27 nov - 2020 • 13:00

Evento Online via Google Meet

Descrição

ATENÇÃO: inscrições abertas até às 18h do dia 23/10 ou até o término das vagas
Práticas de ensino de leitura e de escrita na escola municipal de São Paulo em tempos de Pandemia – Covid 19


Objetivos

1. Identificar, organizar e registrar as práticas de ensino elaboradas e implementadas pelos educadores na rede de ensino, as quais tiveram por objetivo garantir os direitos de aprendizagem dos educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental – Ciclo Alfabetização, durante o período de pandemia de Covid 19, no qual foram suspensas as aulas presenciais;

2. Refletir sobre as dificuldades vivenciadas no processo de elaboração das práticas de ensino de leitura e de escrita durante o período da Pandemia de Covid 19;

3. Identificar as potencialidades e os êxitos observados no processo de elaboração das práticas de ensino de leitura e escrita no Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental;

4. Organizar um banco de dados disponibilizado para consulta e pesquisa sobre as experiências de ensino e de aprendizagem vivenciadas no período da pandemia e do pós-pandemia de Covid 19, observando o sigilo da identificação das unidades educacionais e dos autores envolvidos;

5. Elaborar análise sobre as experiências de ensino e de aprendizagem vivenciadas no período da pandemia e do pós-pandemia de Covid 19, observando o sigilo da identificação das unidades educacionais e dos autores envolvidos;

6. Promover um espaço de estudo teórico e metodológico no qual os educadores alfabetizadores poderão se referenciar para a elaboração de sua prática pedagógica a ser implementada no período pós-pandemia, por meio de um processo formação que terá como estratégia a pesquisa-ação, a fim de atender com maior pertinência as necessidades que os educandos apresentarão quando retornarem à aulas presenciais, garantindo seus direitos de aprendizagem;

7. Contribuir para a garantia dos direitos de aprendizagem das crianças matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Ciclo de Alfabetização bem como para a sua formação para a cidadania ativa.


Carga horária: 20 horas, sendo 16h a distância e 4h presenciais.

Total de vagas: 500, sendo 50 vagas por turma.

Quantidade de turmas: 10

Público-alvoProf. Educação Infantil e Ensino Fundamental I em regência no ciclo de alfabetizaçãoCoordenador Pedagógico

Inscrições: a partir das 15h da data da publicação até o dia 23/10 ou até o preenchimento total das vagas.

Certificação: conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência, realização de atividade obrigatória e participação nas aulas síncronas

Será priorizada a inscrição de um servidor de cada unidade educacional.


Referências Bibliográficas

CORTESÃO, Luiza. Alfabetização na perspectiva de Paulo Freire. In Revista Brasileira de Alfabetização – ABALF Belo Horizonte, MG, v. 1, n. 6, p. 161-173, jul./dez. 2018. Disponível em http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/6

FERNÁNDEZ. Alicia. Lugar da inteligência e do desejo na aprendizagem. In: A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1991.

 

FERREIRO, Emilia. TEBEROSKY, Ana. A evolução da escrita. In: Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

 

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva, ARAUJO, Mônica Daisy Vieira, GLÓRIA, Julianna Silva. Multimodalidade na alfabetização: usos da leitura e da escrita digital por crianças em contexto escolar. In Revista Brasileira de Alfabetização – ABALF Belo Horizonte, MG, v. 1, n. 8, p. 67-84, jul./dez. 2018. Disponível em http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/11

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOES, Maria Cecilia Rafael de. A criança e a escrita: explorando a dimensão reflexiva do ato de escrever. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. GOES, Maria Cecilia Rafael de. A linguagem e o outro no espaço escolar: Vigotsky e a construção do conhecimento.14ª ed. Campinas – SP: Papirus, 2013.

GOULART. Cecilia M. A. Alfabetização em perspectiva discursiva: a realidade discursiva da sala de aula como eixo do processo de ensino-aprendizagem da escrita. Revista Brasileira de Alfabetização – ABALF. Belo Horizonte, MG, v. 1, n.9, p. 60-78, jan./jun. 2019. Disponível em http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/12

____________________. Por uma alfabetização responsável: dimensões metodológicas do processo de aprendizagem da escrita. In: NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Leitores e leituras: explorando as dobras do (im)possível. Campinas-SP, Edições Leitura Crítica,2017.

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. Eu leio, ele lê, nós lemos: processos de negociação na construção da leitura. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamente. GOES, Maria Cecilia Rafael de. A linguagem e o outro no espaço escolar: Vigotsky e a construção do conhecimento.14ª ed. Campinas – SP: Papirus, 2013.

PEREIRA. Íris Susana Pires.  Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital. In Revista Brasileira de Alfabetização – ABALF Belo Horizonte, MG, v. 1, n. 8, p. 15-32, jul./dez. 2018. Disponível em http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/11

SANTOS, Sônia de Oliveira. ARENA, Dagoberto Buim. Alfabetização e aplicativos de troca de mensagens. In Revista Brasileira de Alfabetização – ABALF Belo Horizonte, MG, v. 1, n. 8, p. 86-109, jul./dez. 2018. Disponível em http://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/11

 

SMOLKA. Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. A alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Editora Cortez, 1988.

 

TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. São Paulo: Editora da Universidade de Campinas, 1991.

 

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

 

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