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PQIF - CERTIFICAÇÃO DE FACILITADORES PROGRAMA DE QUALIDADE NA INTERAÇÃO FAMILIAR

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Evento encerrado

PQIF - CERTIFICAÇÃO DE FACILITADORES PROGRAMA DE QUALIDADE NA INTERAÇÃO FAMILIAR

07 dez - 2019 • 09:30 > 08 dez - 2019 • 18:00

 
Evento presencial em Bristol Brasil 500, Curitiba - PR

Descrição do evento

PROGRAMA DE QUALIDADE NA INTERACÃO FAMILIAR (PQIF)

CAPACITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PARA FACILITADORES

Curitiba, 7 e 8 de dezembro de 2019

Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
Universidade Federal do Paraná (Departamento de Psicologia e Programa de Mestrado e Doutorado em Educação)

 

“Tornamo-nos pais sem que ninguém nos tenha ensinado como dar conta desta responsabilidade” (Sidman, 2001).

 

Quando: 7 e 8 de dezembro de 2019

Onde: Hotel Bristol 500 Rua Desembargador Motta 1499, Batel, Curitiba - PR.  Whats da Lidia (41) 99105-1999

Horário: sábado dia 07/12 das 9:30 às 18:30 e domingo 08/12 das 8:00 às 17:00. No sábado à tarde e no domingo pela manhã e à tarde haverá breve intervalo para um café com biscoitos. O Almoço (com 1h15 de duração) é por conta de cada participante e há vários restaurantes na redondeza e no próprio hotel. Sábado, antes do início, Lidia estará presente para quem desejar autógrafos nos livros; durante o curso o tempo é muito corrido (ou o inscrito pode solicitar com antecedência por email [email protected].

Para quem: Capacitação multiprofissional e para estudantes de último ano.

Conteúdo: descrito abaixo; inicia com uma palestra, imersão, e o participante recebe dois livros impressos (Eduque com carinho e PQIF e uma apostila digital para aplicação.

Inscrição: R$900,00 com diferentes formas de pagamento pelo Sympla.

 

Programa de Qualidade na Interação Familiar – PQIF(Weber, Salvador & Brandenburg, 2019, 4ª. ed.) é uma capacitação vivencial para diferentes profissionais aplicarem com pais e o programa foi elaborado em 2002 na Universidade Federal do Paraná, testado em mais de 300 famílias. Atualmente existem diversas publicações de outros pesquisadores que validaram o modelo PQIF para Grupos de Pais, demonstrando evidências que resultados positivos e significativos. Trata-se de um modelo denominado universalpor servir para qualquer tipo de família com crianças e não apenas aquelas que tem problemas específicos, no qual promove-se a compreensão de Habilidades Socioemocionais Familiares (tanto para pais quanto para filhos) e desenvolvem-se práticas educativas parentais de acordo com modelos pesquisados pela ciência psicológica. Posteriormente, o PQIF foi publicado como um livro em 2004 em sua primeira edição. Atualmente o PQIF tem sido utilizado em diferentes contextos, como consultórios particulares, como programas de redes públicas ou privadas, em diferentes Estados do país, tendo sido divulgado em congressos nacionais e internacionais. A Capacitação para Facilitadores do PQIFrealizada pela Formada Lidia Weber, ocorre de maneira também vivencial (de forma mais acelerada), ou seja, os futuros facilitadores participam do PQIF como um membro e a Formadora esclarece a todo momento porque as atividades e temas são incluídos no processo, apresentando outras atividades além das presentes no livro. Materiais extras e arquivos com modelos de papéis que facilitam a aplicação do treinamento e reflexão também ao disponibilizados aos participantes. Trata-se de uma Capacitação multiprofissional, ou seja, diferentes profissionais (e estudantes de último ano) podem ser Facilitadores Certificados PQIF.

 

Muitos profissionais e pesquisadores utilizam recursos do PQIF de modo inadequado de todo material criado pelas autoras (Weber, Salvador & Brandenburg); usam vivências e materiais e trocam o nome do programa, ou “inventam” um programa utilizando nossos recursos... O nosso programa PQIF é validadocientificamente, ou seja, é baseado em evidências de que funciona exatamente assim como foi criado. Venha fazer o original!

 

A capacitação para ser Facilitador do PQIF tem a carga horária de 16hs aos pais e geralmente usa-se um modelo de imersãoaos facilitadores, 16h em dois dias, geralmente das 8:00 às 17:00. Além da formação presencial, dúvidas na aplicação e nos materiais são esclarecidas pela Formadora Lidia no ambiente virtual. O participante recebe um certificado de Facilitador oficial do PQIF e pode trabalhar e emitir certificados para os pais que participarem de seus Grupos.

 

A sequência do PQIF tem oito temas que são embasados nas dezenas de pesquisas e artigos científicos das autoras do PQIF e tem o auxílio do livro EDUQUE COM CARINHO: EQUILÍBRIO ENTRE AMOR E LIMITES de Lidia Weber. Devido a alta demanda, o curso de São Paulo (novembro de 2019) será realizado com um número maio de participantes e será “semi-vivencial”, ou seja, algumas atividades vivenciais serão feitas em pequenos grupos. Por outro lado, a primeira atividade será uma palestra “Eduque com Carinho” como um modelo de como apresentar o programa para escolas, para pais. Um roteiro da palestra será, posteriormente, enviado aos Facilitadores.

 

1. Vida familiar e aprendizagem de comportamentos. O que deve ser enfatizado aos pais para garantir a compreensão de práticas educativas e estilos parentais. Ressaltar a ciência psicológica como base e não opiniões pessoais. Esteprimeiro encontro visa apresentar e integrar o grupo, mostrar o programa, definir o contrato, compreender os princípios da aprendizagem e a definição clara de comportamentos. Esse encontro também visa sensibilizar os pais para reflexão dos valores envolvidos na socialização e educação de seus filhos.

 

2. Regras, limites e valores. Garantir e necessidade de estabelecer regras como forma de propiciar coerência e consistência ao comportamento dos próprios pais, o qual se estende aos filhos. O comportamento dos filhos é extensão do comportamento dos seus cuidadores. O segundo encontro leva a provocar uma reflexão sobre o que são regras, e especialmente, sobre quais valores permeiam as regras estabelecidas. Refletir sobre o que estamos ensinando às crianças, ou seja, sobre quais regras valem a pena serem estabelecidas. E ainda, mostrar para os pais a necessidade de regras claras, consistentes e coerentes, bem como a necessidade de monitoria do comportamento da criança para propiciar um desenvolvimento infantil saudável.

 

3. Manejo de comportamentos desejados.Um dos principais fatores a ser enfatizados aos pais e que é deixado de lado: o olhar para o comportamento desejável, para o esforço, para as coisas boas que os filhos fazem. O terceiro encontro proporciona aos pais observar quais são os comportamentos considerados desejados de seus filhos, identificar de que formas eles respondem a estes comportamentos, e também apresentar e discutir os diferentes manejos para ensinar, incentivar e valorizar o comportamento desejado, construindo, desta forma, uma relação positiva e de confiança com a criança.

 

4. Manejo de comportamentos indesejados.Geralmente as pessoas tendem a concluir que disciplina tem a ver com punição de comportamento e geralmente com base em sua história passada, enfatizam sobremaneira a punição dos comportamentos indesejados e muitas vezes utilizam coerção, punição corporal e humilhações. Há maneiras corretas. o quarto encontro visa identificar com os pais quais são os comportamentos considerados indesejados de seus filhos e o que contribui para eles aparecerem, assim como apresentar diferentes manejos para esse tipo de comportamento.

 

5. Vínculo afetivo e envolvimento. Este é um dos aspectos fundamentais e que geralmente é esquecido até por profissionais. Para o bom exercício da parentalidade é preciso estar envolvido e presente. Técnicas que facilitam e maximizam a qualidade do tempo junto. O quinto encontro propõe sensibilizar os pais para a contínua construção do vínculo afetivo com seus filhos, enfatizando o brincar e o envolver-se como vias para essa conexão. Assim, levar os pais a perceberem a importância da empatia com os filhos, de demonstrar o afeto, de participar e se envolver efetivamente na vida das crianças. Por fim, promover a reflexão sobre a qualidade da relação com os filhos.

 

6. Voltando no tempo.Um encontro particular e especial para os pais e que deve ser aproveitado ao máximo pelos facilitadores. São vivências que estimulam a lembrança dos tempos em que os pais eram filhos e promovem reflexão sobre repetição de comportamentos dos seus pais. Para facilitadores este momento é apresentado de forma reduzida no tempo. O sexto encontro visa provocar uma reflexão mais profunda sobre a educação que os participantes receberam em sua infância, analisando as diferenças de contexto da época em que eram crianças e a atual, como também refletir sobre a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais.

 

7. Autoconhecimento e modelo.Modelos vivenciais que proporcionam autoconhecimento, aspecto fundamental para identificar contingências que geram raiva, estresse, afastamento ou aproximação dos filhos. Logo após o encontro “voltando no tempo”, neste encontro os pais já estão bem familiarizados com todos e mais soltos e aproveitam para relatar sobre si mesmos e associar com o comportamento junto aos filhos. O penúltimo encontro deverá propiciar a auto-observação, como pessoa antes de serem pais, dando ênfase para qualidades de cada um. Além disso, perceber-se como modelo de comportamento para o filho.

 

8. Revisão e encerramento.Os facilitadores aprendem como fazer uma revisão geral do conteúdo visto em dois meses, como enfatizar palavras-chave e mostram uma visão otimista do futuro. Encerramento festivo com entrega de certificados. O último encontro é o momento de revisão de todos os conteúdos trabalhados no programa, feedback dos participantes sobre o aproveitamento do conteúdo e do grupo, mensagem final, confraternização, entrega de certificados e despedida.

 

No relato de alguns Pais participantes é possível verificar o quanto o Programa PQIF foi importante em suas vidas: 

“Foi muito enriquecedor! Cresci bastante, tenho certeza que de hoje em diante pensarei e repensarei minhas atitudes diante das situações com meus filhos.” (Aline, 40 anos)

“Indescritível, quando cheguei estava desesperada a procura de ajuda, estava no meu limite! Aos poucos me senti mais calma, parecia que, a cada palavra no grupo, uma chuva de compreensão aliviava meu sofrimento e meu coração” (Helena, 28 anos)

“Meus filhos notaram diferença em mim depois do curso, pois agora estou mais atencioso com eles; participação é essencial.” (Marcos, 46 anos)

“Eu estou muito mais calma e estou gostando de mim assim. Agora eu brinco com meu filho. Se faz bagunça, que antes eu não deixava fazer, a gente arruma depois. Nosso relacionamento lá em casa está bem melhor, e eu estou bem mais feliz.” (Laura, 29 anos)

“Eu mudei! Agora sou capaz de dizer “eu te amo” com mais facilidade. Mudei até com a minha esposa. No começo eu me sentia meio constrangido em dizer estas coisas, mas agora estou vendo como é bom.” (Venícius, 36 anos) 

E os relatos de profissionais que participação da capacitação, e hoje são facilitadores do PQIF, revelam que passar pelo programa antes de aplicá-lo é fundamental: 

“Educar é uma arte e os segredos estão nos pinceis escolhidos que são as formas como nos relacionamos com quem amamos e devemos cuidar. Participar do PQIF foi uma experiência forte, leve, divertida, organizadora de ideias e principalmente embasada cientificamente o que dá a essa formação um grande diferencial. A forma como os encontros foram estruturados favorece muito a reflexão e tomada de decisão. Uma oportunidade para sair da lamentação (peso da função parental) para a ação (prazer em ser família). Para os profissionais certamente é uma ferramenta segura de intervenção com a família”.

Fátima Minetto, professora-doutora do Setor de Educação da UFPR, mãe de Juliana (3) e Mariana (26).

 

O PQIF e o Eduque com Carinho transformaram a minha vida profissional, descobri que trabalhar com práticas educativas comportamentais parentais é, com certeza, um fator de proteção não só de transtornos mentais, mas também de doenças crônicas degenerativas! Uma bênção proteger o futuro de nossas crianças!

Andréa Romero de Almeida, Nutricionista, Professora da Universidade Mackenzie e graduanda em Psicologia. 

 

“Na capacitação do PQIF que fiz com a Lidia ficou nítida a reprodução de tudo que vivemos e aprendemos com nossos pais, coisas boas e não tão boas assim. A capacitação deixou claro que tanto pós-verdades, quanto crenças e comportamentos disfuncionais podem ser mudados. Foi um curso me permitiu ser uma pessoa melhor, principalmente para aqueles que mais amo e sou grata por isso”. 

Tatiane Sanches Brandão Besenbruch, graduanda em Psicologia.

 

“Foi uma formação sem igual! Ímpar, profunda e única! Com certeza saímos transformados para ajudar a transformar de "passinho em passinho" esse mundão!” 

Sandra Quero, graduanda em Psicologia, especialista em processos grupais, facilitadora socioemocional do Método Friends, mãe do Victor (11) e João Felipe (9).

 

“Quanto conhecimento e quantas interações preciosas durante a capacitação do PQIF! “.

Élida Albacete, psicóloga, coordenadora técnica e supervisora da clínica Albacete, pósgraduada em gestão de recursos humanos e psicopedagogia pela AVM Faculdades Integradas, mãe de Davi (7).

 

“O PQIF tem ferramentas mais que certeiras para proporcionar mudanças significativas nas relações familiares. Com acolhimento e orientação baseados em ciência e amor, o programa torna o processo de ser pai e mãe mais leve e proporciona um ambiente familiar mais cheio de afeto e segurança. Como mãe o programa me ajudou a identificar modelos negativos e como profissional pude proporcionar mudanças, não apenas nas crianças, mas em todo seu ambiente familiar.”

Elaine Magalhães, Psicóloga parental e infantil, mãe do Otto (1,8).

 

"Com o PQIF nós aprendemos a ouvir com amor e paciência, mesmo que não tenhamos tido um modelo parental adequado, saímos do automático".  

Virginia Nunes Viana, psicóloga, mestre em Neurociências, professora do Centro Universitário UniBH e Faculdade Pitágoras Betim, mãe da Ellis (11).

 

"A capacitação realizada pela Profa. Lidia Weber com o Programa de Qualidade de Interação Familiar proporciona uma aproximação teórica sobre limites e cuidados com os filhos. O diferencial desta formação é a sintonia que é realizada entre a teoria e as vivências que são desenvolvidas, oferecendo reflexões e estratégias no cuidado com filhos, rompendo com paradigmas culturais no desenvolvimento da educação familiar.  Um programa que despertou nos profissionais sentimentos em comum, que é possível EDUCAR COM CARINHO" 

Denis Cezar Musial, Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Gestão do Trabalho do SUAS de Irati-PR, Mestre em Desenvolvimento Comunitário/ UNICENTRO-Irati

 

 “Lidia é extraordinária em sua capacitação! É uma honra ser multiplicadora do PQIF, um programa com evidências científicas que trabalha em sua excelência para otimizar a qualidade na interação familiar. Fortalecendo o núcleo familiar, com certeza, conseguiremos avanços consideráveis para a transformação da vida das crianças e dos jovens e colaboraremos para a construção de uma comunidade mais saudável e resiliente!” 

Mariana Oliveira, pedagoga especialista em psicopedagogia e neuroaprendizagem, facilitadora do Método Friends e do PQIF, mediadora do PEI (Instituto Feuerstein) e Coach Parental, mãe de Fabricio (15).  

 

Lidia Natalia Dobrianskyj Weber - Curriculum Vitae resumido

 

            Resumo:Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Experimental pela USP com pós-doutorado em Desenvolvimento Familiar pela UnB; professora sênior do mestrado e doutorado em Educação da UFPR. Autora de centenas de artigos e 13 livros, entre eles, “Eduque com Carinho” e “Pais e filhos por adoção no Brasil”. Realiza pesquisas e palestras com os temas: Práticas educativas parentais; Abandono e Adoç<

Local

Bristol Brasil 500

Rua Desembargador Motta, 1499, sala de eventos, Batel

Curitiba, PR

Termos e políticas

Sobre o produtor

Lidia Weber

Psicóloga (CRP 08/0774) pela UFPR desde 1980; Professora aposentada do e Pesquisadora do Departamento de Psicologia da UFPR e atual professora e pesquisadora sênior do Mestrado e Doutorado do Setor de Educação da UFPR; Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Desenvolvimento Familiar pela UnB.

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