App Sympla
Baixe agora

Por que dados abertos? - Open Data Day

Arena Santander - São Paulo, SP
22 de março de 2019, 14h-16h

Inscrição

R$ 0,00

VIP
Grátis
Inscrições até às 14h15
0

Descrição do evento

OPEN DATA DAY – POR QUE DADOS ABERTOS?

EVENTO ANUAL QUE PROMOVE A CONSCIENTIZAÇÃO E O USO DE DADOS ABERTOS.

 



Porque dados abertos?

 

Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.  (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). O Dia Internacional dos Dados Abertos foi proposto pela primeira vez por David Eaves em 2010.


 

•  Quais são os fatores estruturais que limitam o potencial para o desenvolvimento da economia colaborativa baseada em dados?

 

• Como empresas, governo, universidades podem contribuir positivamente neste ecossistema?

 

• O que temos: como conquistar acesso a mercados e a tecnologias abrindo o sistema comercial e financeiro não apenas para países mais abastados e grandes empresas, mas para a concorrência verdadeiramente livre de todos.

 

• O mundo é globalizado no sentido de que, a informação pode sair e chegar mais rapidamente, porém o público alvo da informação, e/ou a união física de tais grupos para conseguir concluir um objetivo, ainda é algo inalcançável?

 

• Como as regras e leis de proteção de dados ajudam ou atrapalham esse processo colaborativo de troca de dados?

 



PAINELISTAS

 

Profª.   Janete Ribeiro

- Mestre em Administração de Empresas, especializada em Marketing de Serviços pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo - FGV EASP, (2000).


- Bacharel em Administração de Empresas, com especialização em Análise de Sistemas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, (1990).

 

- Atua como docente do SENAC nos cursos de Graduação em Administração de Empresas do ensino à distância (EAD) e no curso de Pós-Graduação lato-sensu em Gestão do Conhecimento e Inovação, atuando também como consultora em projetos de Estratégia Competitiva e Renovação Digital.

 

- Tendo desenvolvido sua carreira como executiva na área de Gestão de Dados Estratégicos em empresas como Unisys, Teradata, Grupo Santander, Everis Consulting, IBM dentre outras.

- Fundadora da empresa Analytics Data Services, especializada em consultoria e governança de dados.

- Possui dois livros publicados, “O Profissional de Inteligência Competitiva”, Publit, 2014 e “Pesquisa de Marketing”, SENAC - série Universitária, 2017

 

Prof. Dr. Mario Olímpio Menezes

 - Físico pela PUC-SP, Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo - USP-IPEN/SP.

 

- Pesquisador da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN-IPEN/SP, onde trabalha com Computação Científica, aplicando técnicas de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Ciência de Dados, Estatística entre outras, à Área Nuclear, visando a transformação de dados em conhecimento. Atua também na área de e-Science, no estudo e desenvolvimento de um repositório semântico e na implantação da governança de dados científicos.

 

- Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Big Data - Analytics (Lato Sensu) e nos cursos de Graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Atua também como pesquisador do Laboratório Big Data e Métodos Analíticos Aplicados - BigMAAp, da Faculdade de Computação e Informática - FCI.

 

Ingrid Barth

- Economista e Engenheira Civil, com MBA em empreendedorismo e inovação pela FIA-USP, e ganhou prêmio no Fórum de Empreendedorismo da FEA-USP em 2016. Tem especialização em serviços de tesouraria em Nova York e Chicago (JPMorgan University) e especialização em inovação e design thinking (HiveLab SP). Atua no mercado financeiro há mais de 15 anos, trabalhando em bancos internacionais como Santander e JPMorgan. Trabalhou como head de negócios na Fintech Neon Pagamentos e Foxbit e atualmente é CEO e founder da Cosmos, empresa de projetos em Blockchain. Também é delegada brasileira para Blockchain na ISO e ITU (ONU), diretora da ABFintechs é do comitê jovem empreendedor

 

MEDIADORA

Profª.   Claudia Chammas - Mestranda em tecnologia Nuclear –IPEN/USP – Desenvolvimento e implantação de Governança de dados em e-Science.

 

 

SERVIÇO

Data: 22 de março de 2019
Horário: 14h às 16h
Local: Arena Santander
Av. Prof Luciano Gualberto, 730 (Praça dos Bancos)
Evento Gratuito

Sobre o produtor

Arena Santander

A Arena Santander é um espaço voltado para empreendedorismo e inovação, que tem como objetivo discutir e enaltecer a importância dos temas para a comunidade. Contato Eventos arenasantander@usp.br (11) 2648-0994

Comentários

Local

Arena Santander
Avenida Luciano Gualberto, 730, Cidade Universitária
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.