Login
O evento já encerrou...
Poema
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Poema

25 abr - 2021 • 18:00 > 22:00

Evento Online via Youtube

Descrição

Nos dias 24 e 25 de abril, o público terá acesso, via YouTube, ao espetáculo cênico digital POEMA, protagonizado por Edjalma Freitas e dirigido por Quiercles Santana, a partir do livro TETRALOGIA DA PESTE (dois tempos, uma cidade), do jornalista, poeta e gestor cultural Antonio Martinelli.

 

Nascido sob o signo do isolamento social, ocasionado pela pandemia do  Novo Coronavírus e publicado em 2020 pela n-1 edições,  o livro seduz pela enorme carga dramática, pela virulência das palavras e pelo choque de visões inauditas que os seus textos carregam em si, qualidades essas que convocaram o desejo do ator pernambucano de levar à cena os textos do autor paulista.

 

            Submergindo, desde dezembro último, na escrita sangrada de Martinelli, em ensaios que se estenderam ao longo do primeiro trimestre de 2021, na busca por formas de instaurar epifanias, metaforizar situações, criar atmosferas, luzes, sons, movimentos e texturas, a equipe de trabalho tem esculpido no tempo e no espaço da sede do Cênicas Cia. de Repertório, no Recife Antigo, as tentativas e erros que abriram para os caminhos possíveis no decurso da investigação.

 

O cruzamento de Teatro com o Audiovisual é um outro desafio para a equipe,  empenhada em produzir um resultado que dê conta das duas linguagens, produzindo uma obra que seja um deleite para os olhos, para os ouvidos,  para o pensamento. Daí o  convite feito a Tuca Siqueira,  consagrada realizadora do cinema nacional,  cujo olhar delicado está totalmente colocado a serviço de POEMA.

 

            No atual estado de catástrofes (não apenas sanitárias mas também políticas, não somente no Brasil como no mundo), em que milhares de vidas estão sendo ceifadas por um vírus letal e por políticas de massacre das classes menos favorecidas,  POEMA se coloca como uma arma de guerra e de reflexão crítica, ao mesmo tempo comovente, furiosa e irônica (sem ser cínica). O intuito é provocar desvios, atritos, fagulhas que desentorpeçam a plateia e a faça pensar os pesares e ponderar sobre o sentido de continuar existindo, resistindo e persistindo, em suma, de continuar a continuar.

 

            À questão colocada por Theodor Adorno, filósofo alemão da Escola de Frankfurt: “depois de Auschwitz, a poesia continua possível?’, o espetáculo parece responder afirmativamente que sim, é possível. O que não cabe por ora, para nosso desespero, é a poesia agridoce, delicada, pueril e escapista. Agora é a hora e a vez da poesia embebida nas águas virulentas da peste, expressando a hostilidade, o crime e a crueldade dos dias que correm.  

FICHA TÉCNICA

ATUAÇÃO: EDJALMA FREITAS

AUTORIA: ANTONIO MARTINELLI

DIREÇÃO: QUIERCLES SANTANA

DIREÇÃO AUDIOVISUAL: TUCA SIQUEIRA

TRILHA SONORA ORIGINAL: PEDRO HUFF E TARCÍSIO RESENDE

CENOGRAFIA E FIGURINO: LUCIANO PONTES

ILUMINAÇÃO: LUCIANA RAPOSO

PROVOCAÇÃO CORPOVOZ: HENRIQUE PONZI

 

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Companhia do Ator Nu

Fundada em 2005 pelos atores Edjalma Freitas e Henrique Ponzi a Cia. do Ator Nu vem desenvolvendo ao longo desses anos trabalhos teatrais de bastante relevância para o estado de Pernambuco. Dentre os trabalhos realizados destacamos: Cartas para um Mozartiano (2005); Fio Invisível da minha cabeça (2008); Encruzilhada Hamlet (2009); Além do Ponto (SP); Espetáculo Na Solidão dos Campos de Algodão (2012); O ideal e a glória (2019) e sua recente estreia, Poema (2021).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.