Login
Vencendo a distância para o texto bíblico II

Vencendo a distância para o texto bíblico II

CICLO DE ESTUDOS PARA QUALIFICAÇÃO DE INTÉRPRETES

Por Sociedade Bíblica do Brasil

Iniciante

Conteúdos gravados

Exercícios de fixação

Certificado

Inscrição Gratuita

Grátis
Acesso por 1 ano

O que você aprenderá

  • Certamente já ouviu falar das profecias e parábolas da Bíblia.

Descrição

Certamente já ouviu falar das profecias e parábolas da Bíblia. Nesse curso esses temas serão abordados, com foco na orientação sobre a interpretação de cada texto lido. A última aula trará métodos que ajudarão o aluno a estudar o texto bíblico.



Aula 1: As profecias bíblicas

Falemos um pouco sobre profecias bíblicas. Existe profecia no Novo Testamento, mas geralmente quando se fala de profecia bíblica ou de profetas bíblicos, pensa-se no Antigo Testamento.


Aula 2: As parábolas bíblicas, parábolas de Jesus

Parábolas bíblicas. Parábolas de Jesus. Não se pode falar sobre interpretação bíblica sem falar das parábolas. De todos os gêneros literários da Bíblia, o mais conhecido é o das parábolas. As parábolas são, de todos os gêneros mencionados (prosa, poesia, profecia etc.), o gênero mais estudado. Há centenas de livros sobre as parábolas de Jesus.


Aula 3: Olho no texto e no contexto

A interpretação da Bíblia (e isso a gente poderia aplicar também à interpretação de outros textos, mas vamos ficar com interpretação da Bíblia), ela pode ser resumida em uma frase só: olho no texto e olho no contexto. Se a gente respeita esse princípio fundamental, a gente vai bem na área da interpretação bíblica.O texto. É preciso levar a sério que está escrito. No caso da tradução, se lemos ou interpretamos o texto já traduzido, temos que levar a sério o que as palavras significam em português.


Aula 4: Método para estudar um texto bíblico

Como última aula deste módulo, eu gostaria de falar um pouco sobre passos para estudar um texto bíblico, ou então um pequeno método de estudar o texto bíblico. Nada assim excepcionalmente novo, basicamente respeitando o princípio de texto e contexto.

Eu gosto de usar metáforas ou figuras que foram desenvolvidas por outro biblista, mas que eu acho muito expressivas.


--------------------------------------------------------

Rev. Dr. Vilson Scholz

Possui graduação em Teologia pelo Seminário Concórdia (Porto Alegre, 1978), Mestrado em Teologia Exegética do Novo Testamento (Concordia Seminary, St. Louis, MO Estados Unidos, 1981) e Doutorado em Teologia Bíblica (Concordia Seminary, St. Louis, Estados Unidos, 1993). Atua como professor de Teologia, principalmente nas áreas de Hermenêutica e Exegese do Novo Testamento.

Estrutura

Campanha Recomeçar

  • Todos precisam ter a vida transformada
  • FAÇA SUA DOAÇÃO

Aula 1

  • As profecias bíblicas
  • As profecias bíblicas – texto da aula
  • Exercício

Aula 2

  • As parábolas bíblicas, parábolas de Jesus
  • As parábolas bíblicas, parábolas de Jesus – texto da aula
  • Exercício

Aula 3

  • Olho no texto e no contexto
  • Olho no texto e no contexto – texto da aula
  • Exercício

Aula 4

  • Método para estudar um texto bíblico
  • Método para estudar um texto bíblico – texto da aula
  • Exercício

Público

  • ic-radio-active
    Leitores da Bíblia
  • ic-radio-active
    Líderes de Escola Bíblica
  • ic-radio-active
    Líderes de Jovens
  • ic-radio-active
    Líderes de Estudos Bíblicos
Termos e políticas

Sobre o produtor

Vencendo a distância para o texto bíblico II

Sociedade Bíblica do Brasil

Como acessar o conteúdo digital

Cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado na inscrição

Acesse a aba Ingressos no site ou no app da Sympla

Localize o conteúdo adquirido e clique em acessar conteúdo digital

Você também receberá o link de acesso por e-mail. Comece agora!

Saiba mais sobre como acessar

Comentários

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.