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Curso: Inclusão e Gestão do Trabalho de Pessoas com Deficiência

Curso: Inclusão e Gestão do Trabalho de Pessoas com Deficiência

Por SBPOT

Conteúdos gravados

Exercícios de fixação

Inscrição Promocional

R$ 1.200,00
ou 12x R$ 124,11
Até 15 abr - 2027
Acesso por 1 ano

Descrição

Descrição:


O capacitismo, em suas diversas manifestações, tem dificultado uma avaliação positiva das possibilidades de trabalho das pessoas com deficiência. Os processos de (ex)inclusão de pessoas com deficiência tanto na sociedade quanto no trabalho são uma temática multidimensional que envolvem aspectos históricos, políticos, de justiça social, estruturais, ambientais, organizacionais e psicossociais. Nesse contexto, torna-se necessário entender alguns determinantes da exclusão e operar com parâmetros de inclusão que contribuam para uma adequada gestão da diversidade funcional nas organizações.


Objetivos gerais da aprendizagem:


Ao final do curso, o aluno deverá:

  • Identificar as principais perspectivas históricas e concepções teóricas que auxiliam na compreensão das atitudes e comportamentos das pessoas frente à inclusão de pessoas com deficiência;
  • Reconhecer as principais características do capacitismo e seus impactos na exclusão das pessoas com deficiência;
  • Ser capaz de identificar os principais fatores que dificultam a exclusão e auxiliar nos processos de inclusão no trabalho.


Estrutura detalhada das aulas:


  • Texto didático: sobre a temática de cada aula;
  • Videoaulas: Serão disponibilizadas 16 videoaulas; três depoimentos de pessoas com deficiência que atuam com inclusão; uma roda de consultoria de um caso de reabilitação de pessoa que se acidentou no trabalho (atuação realizada pela psicóloga);
  • Caso ilustrativo: serão disponibilizados casos concretos para que o participante identifique a aplicabilidade dos conceitos teóricos. Nos conteúdos mais práticos, serão indicadas possíveis ações, checklists, fluxogramas, etc;
  • Conteúdo para reflexão: Serão colocadas questões para que o participante reflita, a partir de suas próprias vivências (essa estratégia será adotada apenas quando o conteúdo for pertinente).
  • Leitura complementar: Será disponibilizado artigo científico publicado sobre o tema.


Avaliações:


No final do curso o participante deverá responder a uma avaliação de reação e a uma avaliação de aprendizagem com feedback imediato das respostas corretas.


Certificado:


O participante receberá certificado da participação no curso.


Instrutoras:


Profa. Dra. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1987), mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Pós-Doutora em Psicologia pela University of Greenwich - Inglaterra (2015). Atuou na área de Recursos Humanos durante 11 anos e atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenou o Programa Pós-Graduação em Psicologia (2015-2017). Participa como revisora ou consultora de revistas científicas nacionais. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais e internacionais. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG - área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, no período de 2008 a 2012. É líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). Ocupou o cargo de Presidente da SBPOT - Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (Gestão 2020-2022). Suas pesquisas contemplam a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco nas relações entre os seguintes temas: diversidade nas organizações de trabalho, especialmente inclusão e gestão do trabalho de pessoas com diferença funcional (deficiência), satisfação no trabalho e socialização organizacional;


Doutoranda Joelma Cristina Santos, doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGPSI/UFSJ), na linha de pesquisa Instituições, Saúde e Sociedade. Mestra em Psicologia (2016), pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas (2015) e graduada em Psicologia (2013) pela mesma universidade, onde desenvolveu atividades como assistente didática (monitora voluntária), estagiária de pesquisa, bolsista de Extensão e bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG e pelo CNPq. Atualmente, é pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE/UFSJ), tutora do grupo de estudos da Perfil Consultoria Jr. (empresa júnior do curso de Psicologia da UFSJ) e membro do corpo editorial da Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. Tem interesses de ensino, pesquisa e intervenção nas áreas de psicologia do trabalho, psicologia social, políticas públicas e inclusão de pessoas com diferença funcional (deficiência) no mundo do trabalho. Contato: [email protected]


Intérprete de libras:


Oswaldo Vinícius Rocha

Estrutura

Aula 1: Introdução ao curso

  • Aula introdutória
  • Plano de ensino

Aula 2

  • Fundamentos da exclusão social e do preconceito
  • Aula 2: Material didático
  • Aula 2: Leitura complementar

Aula 3

  • Componentes do capacitismo e seus aspectos individuais e estruturais
  • Aula 3: Material didático
  • Aula 3: Leitura complementar

Aula 4

  • Impactos subjetivos do capacitismo e percepções de profissionais sobre a deficiência
  • Aula 4: Material didático
  • Aula 4: Leitura complementar

Aula 5

  • Concepções históricas da deficiência
  • Aula 5: Material didático
  • Aula 5: Leitura complementar

Aula 6

  • Modelos individual e social da deficiência, estudos feminista e Teoria Crip
  • Aula 6: Material didático
  • Aula 6: Leitura complementar

Aula 7

  • Modelo Biopsicossocial e modelo da Diversidade Funcional
  • Aula 7: Material didático
  • Aula 7: Leitura complementar

Aula 8

  • Conceitos básicos sobre a inclusão no trabalho
  • Aula 8: Material didático
  • Aula 8: Leitura complementar

Aula 9

  • O direito ao trabalho e a busca por garantir acesso às pessoas com deficiência
  • Aula 9: Material didático
  • Aula 9: Leitura complementar

Aula 10:

  • Parâmetros ético-normativo, organizacionais e psicossociais da inclusão
  • Depoimento 1 - Orisvaldo Silva
  • Depoimento 2 - Eduardo Mendes
  • Depoimento 3 - Luciana Drumond
  • Aula 10: Material didático
  • Aula 10: Leitura complementar

Aula 11

  • Análise de necessidades, avaliação de diagnóstico, planejamento e intervenção
  • Aula 11: Material didático
  • Aula 11: Leitura complementar

Aula 12

  • Análise de parâmetros ambientais e organizacionais da inclusão
  • Aula 12: Material didático
  • Aula 12: Leitura complementar

Aula 13

  • Sensibilização organizacional para inclusão de pessoas com deficiência
  • Aula 13: Material didático
  • Aula 13: Leitura complementar

Aula 14

  • Recrutamento e seleção de pessoas com deficiência
  • Aula 14: Material didático
  • Aula 14: Leitura complementar

Aula 15

  • Socialização, treinamento e desenvolvimento de pessoas com deficiência
  • Aula 15: Material didático
  • Aula 15: Leitura complementar

Aula 16

  • Avaliação de desempenho, progressão e carreira de pessoas com deficiência
  • Aula 16: Material didático
  • Aula 16: Leitura complementar

Aula bônus

  • Aula bônus - Terezinha Sette (parte 1)
  • Aula bônus - Terezinha Sette (parte 2)

Avaliação

  • Exercício
  • Exercício
  • Exercício
  • Exercício
  • Exercício
  • Exercício
  • Exercício
  • Exercício
  • Exercício
  • Exercício
  • Gabarito (com explicações)
Termos e políticas

Sobre o produtor

SBPOT

Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho

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