Login
Curso Formação de Editor de Livros | EAD

Curso Formação de Editor de Livros | EAD

Por Casa Educação

Conteúdos gravados

Certificado

Matrícula

R$ 1.120,00
ou 12x R$ 115,83
Acesso por 6 meses

Descrição

SOBRE O CURSO


Criar uma editora é algo relativamente simples. Existem poucas barreiras de entrada. Sendo você um profissional da área, tendo uma boa ideia, uma quantidade pequena de recursos e algum conhecimento em marketing, você já está apto a abrir uma editora.


Mas a facilidade com que se abre uma editora esconde uma grande armadilha: a enorme complexidade de toda uma cadeia, que exige dos profissionais uma série de conhecimentos diversos que são necessários para atuar com sucesso neste mercado.


Com um corpo docente formado integralmente por profissionais atuantes no mercado – responsáveis por colocar centenas de livros na lista dos mais vendidos, criar editoras e ocupar posições executivas em algumas das maiores editoras do Brasil – o Curso Formação do Editor de Livros funciona como um guia para auxiliá-lo no mundo dos livros. Não importando o tamanho da sua editora, ou estágio em que se encontra sua carreira.


Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a edição de texto, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, a capa, o projeto gráfico, marketing e vendas, acompanhamento financeiro, dentre muitos outros assuntos que serão discutidos em aulas ao vivo, onde será possível interagir com os professores em tempo real.


O mercado de livros é um negócio extremamente prazeroso. O objetivo do curso é tornar o caminho das editoras mais fácil e ajudar os profissionais da área a construírem uma carreira de sucesso.


OBJETIVO


O Curso de Formação do Editor de Livros está em sua 11ª turma e pretende atualizar de forma rápida e dinâmica os profissionais que já atuam na área editorial, os que desejam migrar para a área de edição ou os novos entrantes de outras áreas.


O curso é voltado a quem trabalha no mercado editorial e a quem deseja atuar, seja em editoras existentes, seja criando novos negócios editoriais. O curso de Formação de Editores prioriza a formação para o mercado de trabalho, levando em conta as modificações que vêm ocorrendo atualmente, por meio da curadoria de professores que atuam no mercado e são representativos nos setores em que atuam. O curso da Casa Educação leva em conta movimentos atuais, como o surgimento de novos negócios editoriais independentes, audiolivro, e-book, marketing digital, clubes de livro, crowdfunding, além de ter forte orientação para a produção editorial. A riqueza da proposta está na combinação de nomes e olhares para o mercado editorial e a combinação entre teoria e prática, cobrindo toda a cadeia editorial.


METODOLOGIA DE TRABALHO


Aulas online, gravadas e ao vivo. Nas aulas ao vivo os alunos podem interagir pelo chat online com o facilitador e demais alunos.


Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por um período de 6 meses.


COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELO PARTICIPANTE DO CURSO


Todas as etapas da cadeia do livro serão abordadas: a prospecção de originais, a construção do seu projeto editorial, a negociação com autores e agentes, a preparação do texto, a revisão das provas, o projeto gráfico, finanças, marketing, vendas e distribuição, visões sobre o mercado.


DATAS, HORÁRIOS E CARGA HORÁRIA


Início das aulas: imediato (as aulas ao vivo começaram no dia 6 de maio de 2021, portanto serão disponibilizadas gravadas aos novos alunos).


Término das aulas ao vivo: 26 de agosto de 2021 (os novos alunos poderão acompanhar as próximas aulas ao vivo também).


Dias da semana: terças e quintas.


Horário: 19:00 às 21:10.


Modalidade: EAD.


Plataforma de transmissão: Google Meet.


Carga horária total: 64 horas.


CERTIFICAÇÃO


Será emitido certificado de participação no final do curso.


Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


  • Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Construção do Projeto Editorial
  • Edição de Textos
  • Produção Editorial
  • Panorama Geral do Mercado
  • Artes Gráficas, Design Editorial
  • Planejamento e Controle Editorial
  • Área Comercial: Vendas e Distribuição
  • Finanças para Editores
  • Como Laçar e Lançar Best-sellers
  • Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento)
  • Novos Modelos de Negócios: Editoras Independentes
  • O Editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino, Livros Universitários e CTP
  • Novos Modelos de Negócios: Clubes de Assinaturas
  • Metadados
  • Crowdfunding
  • Direitos Autorais
  • Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais
  • Mundo Digital: E-books, Autopublicação, Audiobooks e Podcasts



PROFESSORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO


Os profissionais convidados para as aulas do Curso de Formação do Editor são alguns dos profissionais que ministram aulas no MBA de Book Publishing, como Beatriz Reingenheim, Cassiano Elek Machado, Fabio Uehara, Fernanda Altieri, Gabriela Dias, Gustavo Martins de Almeida, Lilian Gaspari, Lizandra Magon, Márcia Signorini, Marcio Coelho, Paulo Verano, Renata Nakano, Sandra Espilotro e Wilma Moura.



*** INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.***

Estrutura

Cronograma e Links Aulas ao vivo

  • Cronograma e Links das Aulas ao Vivo

Informações e Sugestões de Bibliografia

  • Mini-Bio Docentes
  • Sugestões de Bibliografia

Aula 1

  • Material Aula 1
  • Aula 1 Parte Teórica - Editar Livros Hoje e Perspectivas Futuras
  • Aula 1 - Apresentação Turma

Aulas 2 e 3

  • Material Aulas 2 e 3 - Projeto Editorial
  • Aula 2 - 11/05/2021 - Construção do Projeto Editorial Parte 1
  • Aula 3 - 13/05/2021 - Construção do Projeto Editorial Parte 2

Aulas 4 e 5

  • Aula 4 - 18/05/2021 - Produção Editorial Parte 1
  • Aula 5 - 20/05/2021 - Produção Editorial Parte 2
  • Material Aulas 4 e 5 - Produção Editorial
  • Material complementar: Plano Editorial - Editora Parahyba - Aluno Raphael Porto
  • Material complementar: Projeto Editorial - Alunas Camilla M Komatz e Giulia M Komatz
  • Exemplo de roteiro para avaliação - obras de ficção
  • Exemplo de roteiro para avaliação - obras de não ficção

Aulas 6 e 7

  • Aula 6 - 25/05/2021 - Edição de Textos Parte 1
  • Material Complementar: Editor de Texto Quem é e o que Faz
  • Material Aulas 6 e 7
  • Material Complementar: Como definir um preço para seus serviços de revisão de textos?
  • Aula 7 - 27/05/2021 - Edição de Textos Parte 2

Aula 8

  • Aula 8 - 01/06/2021 - Direitos Autorais
  • Material Aula 8
  • Lei 9610/98
  • Artigo Spinbot, o robô do mal
  • Artigo Papel, tela, fone de ouvido
  • Artigo O livro circula
  • Material complementar: MODELO CONTRATO DE EDIÇÃO DE OBRA LITERÁRIA

Aulas 9 e 10

  • Aula 9 - 08/06/2021 - Panorama Geral do Mercado Parte 1
  • Material Aula 9
  • Material Aula 10
  • Aula 10 - 10/06/2021 - Panorama Geral do Mercado Parte 2

Aulas 11 e 12

  • Aula 11 - 15/06/2021 - Artes Gráficas e Design Editorial Parte 1
  • Aula 12 - 17/06/2021 - Artes Gráficas e Design Editorial Parte 2
  • Material Aulas 11 e 12 - Programa
  • Material Aulas 11 e 12 - Apostila
  • Material Aula 11
  • Material Complementar Aula 11 - Indicação de Livros
  • Material Complementar Aula 12 - Indicação de Livros
  • Material Aula 12
  • Material Complementar - Referências Fornecedores

Aulas 13 e 14

  • Aula 13 - 22062021 - Planejamento e Controle Editorial Parte 1
  • Aula 14 - 24062021 - Planejamento e Controle Editorial Parte 2
  • Material Aulas 13 e 14

Aulas 15 e 16

  • Aula 15 - 29062021 - Área Comercial Vendas e Distribuição Parte 1
  • Aula 16 - 01072021 - Área Comercial Vendas e Distribuição Parte 2
  • Material Aula 15 e 16
  • Material complementar aulas 15 e 16 - Anexo 1
  • Material complementar aulas 15 e 16 - Anexo 2
  • Material complementar aulas 15 e 16 - Anexo 3
  • Material complementar aulas 15 e 16 - Capa

Aulas 17 e 18

  • Aula 17 - 06072021 - Finanças para Editores (Economia do Livro) Parte 1
  • Material Aula 17 - Definição de Preço
  • Aula 18 - 08072021 - Finanças para Editores (Gestão Financeira) Parte 2
  • Material Aula 18 - Fluxo de Caixa
  • Material complementar: Modelo de fluxo de caixa
  • Material complementar: Exemplo de custos editoriais

Aulas 19 e 20

  • Aula 19 - 13072021 - Como Laçar e Lançar Best-sellers Parte 1
  • Aula 20 - 15072021 - Como Laçar e Lançar Best-sellers Parte 2

Aulas 21 e 22

  • Aula 21 - 20072021 - Mercado Internacional Parte 1
  • Aula 22 - 22072021 - Mercado Internacional (Prospecção e Agenciamento) Parte 2
  • Material Aulas 21 e 22

Aulas 23 e 24

  • Aula 23 - 27072021 - Novos Modelos de Negócios Editoras Independentes Parte 1
  • Aula 24 - 29072021 - Novos Modelos de Negócios Editoras Independentes Parte 2

Aula 25

  • Aula 25 - 03082021 - A atuação do editor de Livros Didáticos e Sistemas de Ensino
  • Material Aula 25

Aula 26

  • Aula 26 - 05082021 - Novos Modelos de Negócios Clubes de Assinaturas
  • Material Aula 26

Aulas 27 e 28

  • Aula 27 - 10082021 - Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais Parte 1
  • Aula 28 - 12082021 - Marketing Digital e Conteúdo para Mídias Sociais Parte 2
  • Material Aulas 27 e 28

Aulas 29 e 30

  • Aula 29 - 17082021 - Mundo Digital E-books e Autopublicação
  • Aula 30 - 19082021 - Mundo Digital Audiobooks e Podcasts
  • Material Aulas 29 e 30

Aula 31

  • Aula 31 - 24082021 - O Editor que Pensa Digital

Aula 32

  • Aula 32 - 26/08/2021 - Crowdfunding para editoras e livrarias

Aulas complementares

  • Inovação e Tendências no Mercado do Livro, com Alexandre M. Fontes
  • Aula Linhas de Financiamento
  • Material Aula Linhas de Financiamento
Termos e políticas

Sobre o produtor

Curso Formação de Editor de Livros | EAD

Casa Educação

Como acessar o conteúdo digital

Cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado na inscrição

Acesse a aba Ingressos no site ou no app da Sympla

Localize o conteúdo adquirido e clique em acessar conteúdo digital

Você também receberá o link de acesso por e-mail. Comece agora!

Saiba mais sobre como acessar

Comentários

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.