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Curso: Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde

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Curso: Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde

Acreditação - Qualidade - Segurança do Paciente

Por Professores do Curso

Conteúdos gravados

Certificado

O que você aprenderá

Promover uma reflexão da teoria associada à prática em cada tema abordado no curso;
Apresentar ideias para que os alunos possam gerar a transformação esperada nos processos;
Demonstrar por onde começar para a implantação do processo de acreditação;
Abordar a importância da alta direção e do alinhamento estratégico para o atendimento dos padrões da acreditação,
Discutir pessoas como força central e essencial à execução do planejado e alinhamento de propósitos;
Refletir sobre a comunicação como a mediação primária e vital a todas as partes interessadas e processos;
Abordar a construção de um plano de divulgação adequado à estratégia;
Explicar como conectar as atividades, medir seus resultados e como prevenir os riscos numa instituição de saúde;
Refletir sobre enxergar as melhorias possíveis para as desconexões que porventura surgirem nos processos.

Descrição do evento

Conteúdo Programático

1. Abertura do curso

2. Acreditar

3. Por onde começar

4. Pessoas: elas fazem a diferença

5. A comunicação como mola propulsora do projeto de acreditação

6. Conectando e gerenciando os processos

7. Prevenir é melhor do que remediar: Gerenciamento dos riscos

8. De onde vêm as melhorias

9. Cuidado centrado na pessoa: a trajetória do Paciente no processo de acreditação

10. Mudando a cultura para alcançar a excelência no cuidar e no gerir

11. Seja a mudança


Método de Ensino

Exposição oral e dialogada, abordando os aspectos práticos dos assuntos que serão tratados e, quando necessário, foram contextualizados pela respectiva teoria;

Reflexão induzida através das videoaulas e conteúdo descrito;

Os recursos instrucionais com Videoaulas (aulas assíncronas).


Os professores

Andréa Prestes, Mestre em Gestão da Saúde (ENSP – Universidade Nova de Lisboa), Administradora, gestora hospitalar, professora e consultora. Possui MBA em Gestão Hospitalar, é Master Black Belt em Lean Six Sigma, Life, Executive e Positive Coach. Coordenadora científica do “Manual do Gestor Hospitalar Volume 1, 2 e 4”, da Federação Brasileira de Hospitais – FBH. Professora de cursos de MBA e Pós-Graduação e da Organização Nacional de Acreditação – ONA.


J. Antônio Cirino, Comunicólogo, gestor de qualidade, professor e pesquisador. Doutor em Comunicação e Sociabilidade (UFMG), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ); especialista em Gestão de Projetos (IPOG), Black Belt em Lean Six Sigma (FM2S). Autor do livro Gestão da Comunicação Hospitalar; coordenador científico do “Manual do Gestor Hospitalar” da Federação Brasileira de Hospitais – FBH. Professor da Organização Nacional de Acreditação – ONA.


Gilvane Lolato, Mestranda em Gestão e Metodologias da Qualidade e Segurança da Atenção em Saúde (Instituto Avedis Donabedian, na Espanha). MBA em Gestão em Saúde, Controle de Infecção (Inesp). Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente (ENSP – Universidade Nova de Lisboa, Portugal); graduada em Administração de Empresas (UGF). Gerente de Educação da ONA – Organização Nacional de Acreditação. Fellowship ISQua.

Estrutura

Público

ic-radio-activeGestores da Qualidade em instituições de saúde;
ic-radio-activeGestores e líderes do segmento saúde;
ic-radio-activeProfissionais da área da saúde;
ic-radio-activeEstudantes da área da saúde e de gestão e qualidade em saúde;
ic-radio-activePessoas que tenham interesse no tema.

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Professores do Curso

- J. Antônio Cirino: Comunicólogo, gestor de qualidade, professor e pesquisador. - Andréa Prestes: Gestora em Saúde, professora e consultora. - Gilvane Lolato: Gerente de Ensino em Saúde e professora.

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