App Sympla
Baixe agora

PESP - Programa de Educação Socioemocional Positiva - Jundiaí

SPIOB - CONSULTORIA EDUCACIONAL - Jundiaí, SP
14 de setembro de 2019, 09h - 23 de novembro de 2019, 17h30

Compartilhar:

Ingressos

R$ 0,00

JUNDIAÍ - Módulo I + II - LOTE 1
R$ 1.200,00
em até 12x R$ 120,48
Vendas até 03/09/2019
Encerrado
JUNDIAÍ - Módulo I + II - LOTE 2
R$ 1.512,00
em até 12x R$ 151,81
Vendas até 13/09/2019
Encerrado

Descrição do evento

Para Diretores, Coordenadores, Professores e Estudantes Universitários

As escolas brasileiras terão de incluir as competências socioemocionais nos seus currículos, conforme prevê a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Em linhas gerais, a ambição da Base em suas competências passa pela mesma premissa: mobilizar atitudes, valores, conhecimentos e habilidades que possam estimular as crianças em soluções criativas e criar uma sociedade socialmente mais justa e humana. Para isso, ela prevê não só competências de ordem cognitiva, mas também socioemocionais, que devem guiar o trabalho dos professores ao longo de toda a Educação Básica para o desenvolvimento integral dos estudantes.

A abordagem das competências focadas na educação das emoções é fundamental para promover o pensamento autônomo dos estudantes e suas potencialidades, o que, consequentemente, pode reduzir a indisciplina e melhorar os índices de aprendizagem.

No que diz respeito ao desenvolvimento socioemocional que, para acontecer de fato, deve estar incorporado ao cotidiano escolar, permeando todas as suas disciplinas e ações. Nesse contexto, os professores são modelos para as crianças, que observam, vivenciam e copiam essas atitudes.

O desafio, portanto, é complexo, pois impacta não apenas os currículos, mas processos de ensino e aprendizagem, gestão, formação de professores e avaliação.

  • Mas será que os professores sabem lidar com as suas próprias competências socioemocionais?
  • Os professores estão com a mente aberta, coração aberto e vontade aberta para tais desafios?
  • Os Professores têm clareza de como planejar atividades com metodologias ativas que resultem mudanças de comportamentos que impactam as competências socioemocionais?

Foi pensando nessas três grandes questões que um grupo de professores com vasta experiência associados ao Prof. Sérgio Pio Bernardes resolveram criar o PESP - Programa de Educação Socioemocional Positiva.

O PESP está organizado em 2 módulos com 6 encontros de 7h00 cada, totalizando 42 horas.

MÓDULO I:
COMO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO POSITIVA:

Autoconhecimento e reconhecimento das emoções.

  • Introdução às Competências Socioemocionais da BNCC.

  • A Educação Positiva e as Competências Socioemocionais.

  • A Aprendizagem Social, Emocional e Ética.

  • O Domínio Social, Pessoal e Sistêmico.

  • Introdução a Teoria U e sua Aplicabilidade na Área da educação,

  • As Cinco Etapas da Teoria U na elaboração de Planos de Ensino.

MÓDULO II:
A BNCC E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS:

Resiliência, flexibilidade e determinação, diálogo, empatia, cooperação, resolução de conflitos, ação pessoal e coletiva e autonomia.

  • A dinâmica para Resolução de Conflitos em Sala de Aula. 

  • A Ação Pessoal e Coletiva e a Construção da Autonomia no Comportamento da Aprendizagem.

  • Adaptando a Aprendizagem da Compaixão às Necessidades dos seus Alunos.

  • Avaliando a Aprendizagem Ativa.

  • O uso da Metodologia do Teatro da Presença Social na área de educação.

  • Dinâmicas Interativas através da Metodologia do Teatro da Presença Social.

OBJETIVOS

  • Capacitar profissionais de educação para desenvolverem competências socioemocionais em metodologias ativas de aprendizagem no contexto da BNCC.

DIFERENCIAIS

  • Adequação das competências socioemocionais as diretrizes da BNCC – Base Nacional Comum Curricular;
  • Metodologias Inovadoras com participação ativa dos estudantes;
  • Utilização de técnicas da Comunicação Não Violenta;
  • Utilização da Metodologia da Teoria U, Case Clinic e do Teatro da Presença Social; e, 
  • Curso totalmente presencial.

PÚBLICO ALVO

  • Diretores, Coordenadores, Assistentes de Coordenadores, Professores, Estudantes Universitários e profissionais que desejem atuar na área de educação.

CARGA HORÁRIA:

MÓDULO I = 21 HORAS
MÓDULO II = 21 HORAS
TOTAL = 42 HORAS


PROGRAMAÇÃO:

MÓDULO I

COMO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO POSITIVA: Autoconhecimento e reconhecimento das emoções.

DIA

AULA

HORÁRIO

14/09/19

1

9h00 às 12h30

2

14h00 às 17h30

21/09/19

3

9h00 às 12h30

4

14h00 às 17h30

28/09/19

5

9h00 às 12h30

6

14h00 às 17h30

MÓDULO II

A BNCC E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Resiliência, flexibilidade e determinação diálogo, empatia, cooperação, resolução de conflitos, ação pessoal e coletiva e autonomia.

DIA

AULA

HORÁRIO

05/10/19

1

9h00 às 12h30

2

14h00 às 17h30

19/11/19

3

9h00 às 12h30

4

14h00 às 17h30

23/11/19

5

9h00 às 12h30

6

14h00 às 17h30

HORÁRIO:

Aos sábados das 9h00 às 17h30 (Intervalo de almoço de 1h30)
Dias: 14/9 – 21/9 – 28/09 – 05/10 – 19/11 – 23/11


COORDENAÇÃO & DOCENTE DO PROGRAMA

PROF. SÉRGIO PIO BERNARDES

PROF. SÉRGIO PIO BERNARDES

  • Atua na área de educação há mais de 30 anos.
  • Sociólogo, Cientista Político e Professor Universitário Mestre em Ciência Política UNICAMP; MBA em Marketing pela ESPM;
  • Especialista em Direito Educacional - CEU;
  • Bacharelado em Ciências Sociais - UNICAMP;
  • Bacharelado em Ciências Econômicas - UNICAMP;
  • Licenciatura Plena em Ciências Sociais - UNICAMP;
  • Cursou inúmeros cursos de extensão em diversas instituições internacionais, tais como NEBRIJA (Espanha); PALERMO (Argentina) NANKAY (China);
  • CAMBRIDGE (Inglaterra); HARVARD (EUA); SORBONNE (França).
  • Atuou na UNIANCHIETA de 1987-2005, durante 18 anos, onde foi docente em vários cursos de graduação entre eles Pedagogia e, foi também Coordenador do Curso de Ciências Econômicas.
  • Atuou na ESPM de 1991-2013, durante 22 anos onde criou o curso de Relações Internacionais, é Diretor Emérito do curso, foi responsável pela criação do International Office.
  • Em 2013, conquistou o Prêmio de Melhor Gestor de Instituições de Ensino Superior e, também o Prêmio Personalidade do ano devido sua atuação na internacionalização da ESPM.
  • Atualmente é Founder da SPIO CONSULTORIA EDUCACIONAL, Vice-Presidente e Diretor de Operações do IEP - Instituto Educação Positiva e está cursando MBI - Master in Business Innovation na UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos.
  • Tem como missão formar professores que possam lidar com suas emoções e sejam felizes na atuação de suas atividades para formar cidadãos globais felizes com ética e forças de caráter.

ASSISTENTE DA COORDENAÇÃO:

PROFª. IRLANDA SOUSA

  • Professora formada pelo Instituto de Educação do Pará (IEP);
  • Experiência como docente em Educação Infantil (Jardim I e II);
  • Alfabetizadora no Colégio Anglo Americano – Unidade Barcarena (PA) e Foz do Iguaçu (PR);
  • Formação em Programação de computadores pela TECNOINF;
  • Estudou Administração de empresas com ênfase em Comércio Exterior (FASP);
  • Coordenadora administrativa na empresa Mestra S/C Ltda. – Segurança e Medicina do Trabalho;
  • Gerente de atendimento no Cursinho Preparatório para Residência Médica – MEDCEL. Orientadora aos acadêmicos e residentes sobre os serviços de residência médica, nos diversos hospitais universitários no Brasil;
  • Gerente comercial no Instituto Superior de Medicina e Dermatologia – ISMD;
  • Supervisora comercial no Cursinho Preparatório para Residência Médica – SJT;
  • Gerente de Projetos na área de Educação Médica Continuada – Cursos Práticos para prova de títulos, prova prática para residência médica e revalidação de diploma de medicina – MED MASTER CLASS;
  • Coordenadora de Curso Prático para Revalidação de diploma médico no Brasil – REVALIDANDO;
  • Experiência como COACH para médicos estrangeiros e brasileiros que estudaram medicina no exterior – ICMED;
  • Orientadora nos processos de REVALIDA, Carolina Bori e Complementação curricular para icos estrangeiros e brasileiros graduados no exterior – R2I;
  • Formação em PNL – Nível I e II - ABNLP

CORPO DOCENTE

PROFª. MÔNICA QUIRINO

  • Arte-terapeuta na Empresa Cor & Arte Brasil, desde 2010 com foco no desenvolvimento humano utilizando recursos artísticos.
  • Coach em Neurociência e Inteligência Emocional desde 2012 com foco em Professional, Self e Life Coaching e Ativação de Competências Pessoais e Profissionais;
  • Tem domínio sobre Abordagem Holístico-Sistêmica, Sistema ISOR®, Neurociência e a inteligência Emocional no Coaching;
  • É monitora em saúde emocional na ASEC - Associação pela saúde emocional de crianças, atuando também na capacitação de profissionais da educação em saúde emocional;
  • Tem vasta experiência na capacitação de professores do ensino fundamental I e II para o desenvolvimento de Programa em saúde emocional junto às crianças e adolescentes;
  • Atuou nos Programas "Amigos do Zippy" e "Passaporte -Habilidades para vida." Realizou o Curso de Psicologia Positiva e Ciência da Resiliência pela Universidade da Pensilvânia, é também Bacharel em Direito pela UNIANCHIETA.

PROF. VALENTIN CONDE

  • Pedagogo formado pela PUC-SP e mestre em ciências da religião com ênfase em estudos budistas pela Fo Guang University de Taiwan;
  • Ex-Coordenador pedagógico da fundação Filhos de Buda (Centro de Educação Luminar), lidando primariamente com a formação continuada de educadores sociais e a implementação de um programa de práticas de centramento para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade;
  • Bolsista de programas federais de pesquisa como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Educação Tutorial (PET) onde pesquisou sobre docência na educação básica;
  • Teacher trainer certificado por Cambridge (TTC) para o ensino English as a Second Language;
  • Na Associação Tibet House Brasil atua como instrutor de práticas meditativas e é corresponsável pela gestão de programas e cursos;
  • Tem atuado como tradutor de grandes professores da ciência contemplativa no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e na Associação Tibet House Brasil;
  • Tradutor do marco teórico do programa SEE Learning da Universidade Emory (EUA);
  • Professor de práticas meditativas para a infância e adolescência no Instituto Sidarta, bem como supervisor de implementação do programa de Aprendizagem Social, Emocional e Ética (SEE Learning);
  • Palestrante convidado no curso de pedagogia da PUC-SP para discutir a sociologia da infância e outros temas relativos à educação e sociedade;
  • Possui formação básica em dois protocolos de meditação de universidades dos EUA (Cultivating Emotional Balance (CEB)) (Cognitively-Based Compassion Training (CBCT));
  • Seu grande desafio é democratizar as práticas meditativas, tornando-as acessíveis para mais pessoas e, principalmente, para as crianças e jovens.

PROF. VINICIUS CICCARELLI

  • Formado em Administração de Empresas (PUC-SP), pós-graduado.
  • Graduado em Marketing (ESPM). Possui Certificado em Ciências Holísticas e Economia para Transição (Schumacher Brasil).
  • Com experiência profissional de mais de 18 anos, trabalhou em multinacionais como Orbitall e Ogilvy e foi co-fundador e gestor de 3 startups.
  • Em sua trajetória, atuou nas áreas de tecnologia, operações, inovação, negócios, projetos, business intelligence, marketing digital e gestão de pessoas.
  • Educador e consultor. Ministra aulas, oficinas e palestras, além de realizar consultorias em projetos de inovação, comunicação, gestão e cultura organizacional, unindo seu conhecimento e experiência em tecnologia (TI) com desenvolvimento de habilidades socioemocionais e empreendedorismo.
  • É um dos co-fundadores da Rede Humana Sustentável, co-criando e co-facilitando cursos e jornadas (sprints) de mudanças organizacionais aplicando diversas técnicas e metodologias inovadoras sobre desenvolvimento humano, como Teoria U, Design Thinking, entre outras.
  • Há 3 anos é professor convidado da graduação da FGV-EAESP na matéria de Inovação nas Organizações. Recentemente participou de projeto em colaboração com a Heineken e MakerBrands para desenvolvimento de habilidades socioemocionais para jovens da comunidade de 18 a 24 anos. Apaixonado por pessoas, cultura e arte. É também estudioso de música e de yoga. Tem como missão compartilhar conhecimentos e incentivar o desenvolvimento do ser humano em prol de um mundo com mais harmonia e paz.

Sobre o produtor

PROF. MSC SÉRGIO PIO BERNARDES

Educador há mais de 30 anos. Sociólogo, Cientista Político e Professor Universitário. Obteve várias titulações nacionais e internacionais. Mestre em Ciência Política, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UNICAMP). MBA Marketing – ESPM e vários cursos de extensão: HARVARD (EUA); CAMBRIDGE (Reino Unido); SOBORNNE (França); NANKAY (China); UP (Argentina); NEBRIJA (Espanha). Foi professor e coordenador durante 18 anos na UNIANCHIETA onde atuou nos cursos de Pedagogia, Psicologia, Administração

Comentários

Local

SPIOB - CONSULTORIA EDUCACIONAL
Rua Joaquim Nabuco, 90, Estacionamento MULTI MODA CENTER, Ponte Sao Joao
Jundiaí, SP

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.