14 set - 2019 • 09:00 > 23 nov - 2019 • 17:30
As escolas brasileiras terão de incluir as competências socioemocionais nos seus currículos, conforme prevê a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Em linhas gerais, a ambição da Base em suas competências passa pela mesma premissa: mobilizar atitudes, valores, conhecimentos e habilidades que possam estimular as crianças em soluções criativas e criar uma sociedade socialmente mais justa e humana. Para isso, ela prevê não só competências de ordem cognitiva, mas também socioemocionais, que devem guiar o trabalho dos professores ao longo de toda a Educação Básica para o desenvolvimento integral dos estudantes.
A abordagem das competências focadas na educação das emoções é fundamental para promover o pensamento autônomo dos estudantes e suas potencialidades, o que, consequentemente, pode reduzir a indisciplina e melhorar os índices de aprendizagem.
No que diz respeito ao desenvolvimento socioemocional que, para acontecer de fato, deve estar incorporado ao cotidiano escolar, permeando todas as suas disciplinas e ações. Nesse contexto, os professores são modelos para as crianças, que observam, vivenciam e copiam essas atitudes.
O desafio, portanto, é complexo, pois impacta não apenas os currículos, mas processos de ensino e aprendizagem, gestão, formação de professores e avaliação.
Foi pensando nessas três grandes questões que um grupo de professores com vasta experiência associados ao Prof. Sérgio Pio Bernardes resolveram criar o PESP - Programa de Educação Socioemocional Positiva.
O PESP está organizado em 2 módulos com 6 encontros de 7h00 cada, totalizando 42 horas.
Introdução às Competências Socioemocionais da BNCC.
A Educação Positiva e as Competências Socioemocionais.
A Aprendizagem Social, Emocional e Ética.
O Domínio Social, Pessoal e Sistêmico.
Introdução a Teoria U e sua Aplicabilidade na Área da educação,
As Cinco Etapas da Teoria U na elaboração de Planos de Ensino.
A dinâmica para Resolução de Conflitos em Sala de Aula.
A Ação Pessoal e Coletiva e a Construção da Autonomia no Comportamento da Aprendizagem.
Adaptando a Aprendizagem da Compaixão às Necessidades dos seus Alunos.
Avaliando a Aprendizagem Ativa.
O uso da Metodologia do Teatro da Presença Social na área de educação.
Dinâmicas Interativas através da Metodologia do Teatro da Presença Social.
MÓDULO I | = | 21 HORAS |
MÓDULO II | = | 21 HORAS |
TOTAL | = | 42 HORAS |
MÓDULO I | COMO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO POSITIVA: Autoconhecimento e reconhecimento das emoções. | DIA | AULA | HORÁRIO |
14/09/19 | 1 | 9h00 às 12h30 | ||
2 | 14h00 às 17h30 | |||
21/09/19 | 3 | 9h00 às 12h30 | ||
4 | 14h00 às 17h30 | |||
28/09/19 | 5 | 9h00 às 12h30 | ||
6 | 14h00 às 17h30 |
MÓDULO II | A BNCC E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Resiliência, flexibilidade e determinação diálogo, empatia, cooperação, resolução de conflitos, ação pessoal e coletiva e autonomia. | DIA | AULA | HORÁRIO |
05/10/19 | 1 | 9h00 às 12h30 | ||
2 | 14h00 às 17h30 | |||
19/11/19 | 3 | 9h00 às 12h30 | ||
4 | 14h00 às 17h30 | |||
23/11/19 | 5 | 9h00 às 12h30 | ||
6 | 14h00 às 17h30 |
Aos sábados das 9h00 às 17h30 (Intervalo de almoço de 1h30)
Dias: 14/9 – 21/9 – 28/09 – 05/10 – 19/11 – 23/11
Rua Joaquim Nabuco, 90, Estacionamento MULTI MODA CENTER, Ponte Sao Joao
Jundiaí, SP
PROF. MSC SÉRGIO PIO BERNARDES
Educador há mais de 30 anos. Sociólogo, Cientista Político e Professor Universitário. Obteve várias titulações nacionais e internacionais. Mestre em Ciência Política, Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UNICAMP). MBA Marketing – ESPM e vários cursos de extensão: HARVARD (EUA); CAMBRIDGE (Reino Unido); SOBORNNE (França); NANKAY (China); UP (Argentina); NEBRIJA (Espanha). Foi professor e coordenador durante 18 anos na UNIANCHIETA onde atuou nos cursos de Pedagogia, Psicologia, Administração
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